Tudo sobre pets

O Que é Maltrato Contra Animais

Denuncie os maus tratos sempre.

Artigo publicado por Maria Paula

Infelizmente, muitas pessoas no mundo cometem ato horríveis contra os animais, ou são totalmente negligentes contra seus animais. No Brasil, hoje, a crueldade e o maltrato contra os animais e considerado crime. Segundo a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, é crime praticar atos contra a vida, a saúde e a integridade física e mental de cães, gatos e outros animais.

Existe muito debate sobre os atos cruéis contra animais que são cometidos e como esses atos se refletem no nosso trato com outros seres humanos. Muitos estudos psicológicos apontam que quem pratica atos de crueldade contra animais tendem a cometer atos cruéis com pessoas também, principalmente com mulheres e crianças.

cão maltratado

Exemplos de Maus-Tratos Com Animais

Os maus-tratos contra os animais não são apenas os atos mais radicais, como executar um cachorro, eles possuem vários níveis e têm em comum o fato de serem atos que são feitos contra a vida, saúde e integridade dos animais. Abandonar um animal é um exemplo, pois você adotou ou comprou um animal, que é totalmente seu dependente e que não está adaptado a uma vida selvagem ou nas ruas e o abandona em qualquer lugar.

Isso leva à morte e à doença de muitos animais e é um dos maus-tratos mais cometidos, infelizmente. Também são exemplos de maus-tratos espancar, mutilar, envenenar e golpear um animal; mantê-los sempre presos em correntes, ou confinados em locais pequenos e sem higiene. Esses maus-tratos são, como todo mundo deve imaginar, recorrentes em fazendas que produzem carne de frango, boi e porco em massa.

Existem vários casos de granjas em que as galinhas, galos e frangos não possuem espaço para andar, e matadouros cruéis em que os animais são espancados até a morte.  Também é errado não abrigar seu animal do sol, chuva e frio, pois você é responsável por ele e a exposição do animal pode leva-lo a doenças graves. Não dar água e comida com a frequência necessária também são maus-tratos, assim como negar assistência veterinária.

Obrigar animais a trabalhos extensivos ou que irão, com certeza, ir contra sua saúde e integridade física. Também é crueldade colocar os animais em shows e apresentações que irão traumatizar os animais mental ou fisicamente, como era feito comumente em circos de antigamente.

maus tratos em cães

Denuncie

Também é proibido e considerados maus-tratos, promover a violência entre eles, como em brigas de galos e cachorros, farra do boi e outros exemplos. Os crimes contra os animais podem levar de três meses a cinco anos de detenção, dependendo da gravidade do crime, sendo o assassinato cruel dos animais o mais grave deles. Você pode se informar sobre outros exemplos de maus-tratos contra os animais no Decreto número 24.645 de Getúlio Vargas, veja esse decreto clicando aqui.

Caso você seja testemunha de maus-tratos contra os animais, denuncie para a polícia discando para o número 190, mas informe-se primeiro sobre os tipos de maus tratos e como eles são punidos por lei antes. E tenha evidências de que os maus-tratos estão ocorrendo.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: