Tudo sobre pets

Mau Hálito Canino

Dicas para tratamento de mal que ataca os cães.

Artigo publicado por Maria Paula

Odores fortes ou ruins na boca de seu cão, podem significar problemas de saúde, além de indicar possíveis problemas no sistema digestivo, ou pode indicar uma doença periodontal, que atinge cerca de 85% dos cães com mais de três anos de idade, pode acarretar em problemas como perda dos dentes, inflamações cardíacas, renais e hepáticas.

A doença é mais frequente nos cães de pequeno porte, por terem os dentes mais juntos, e grandes demais para o seu tamanho, eles tem mais predisposição para o acúmulo de placas bacterianas, o que pode favorecer o mau hálito, é sem dúvidas um problema que requer muita atenção do dono e muito cuidado.

pequinês com mau hálito

Como Identificar

Lesões na gengiva, e forte odor desagradável são os sinais básicos da doença, que muitas vezes passa despercebida pelo dono.
Muitas vezes essas lesões nas gengivas podem estar em estado avançado, o que causa dor no animal, então ele passa a recusar comida, além disso, os dentes mesmo que estejam saudáveis, podem cair, pois perdem a sustentação que tinham antes.

Tumores nas gengiva também podem aparecer, que são como caroços, e é necessária uma avaliação imediata para tratar de possíveis problemas mais graves.

Por Que Ocorre

A falta de higiene é um dos maiores fatores de risco para a saúde bucal do seu cão, e a escovação regular deve começar desde o sexto mês de vida do seu cão, sendo que pode começar antes para acostumar o seu cão ao hábito, procure utilizar pasta dental para cães, não utilize as para humanos, pois podem fazer mal para o seu animal.
Alguns cães podem apresentar problemas de mau hálito por motivos genéticos, como nas raças boxes e bull terrier, que podem apresentar crescimentos nas gengivas, onde elas podem até cobrir os dentes, e muitas vezes é necessário uma cirurgia para reverter o quadro.

Possíveis Causas

São inúmeras as causas do mau hálito canino, e uma delas é o acúmulo de restos de comida na boca do animal e o tártaro, que além do mau hálito, causam infecções na gengiva, que no caso é a chamada gengivite, que causa até sangramentos.

cães brancos

Como Tratar

O tratamento para um mau hálito já na clínica veterinária, começa por uma raspagem para eliminar o tártaro e as placas bacterianas nos dentes do cão, e nos casos de periodontite, é necessário uma limpeza sub-gengival, que necessita de anestesia geral para que o animal não sofra ou se machuque. Por se tratar de um procedimento muito importante e delicado para a saúde do seu cão, ele deve ser feito apenas por especialistas.

Uma alimentação adequada também previne problemas bucais no cão, como a ação dos croquetes que podem ajudar na limpeza dos dentes. Muitas infecções graves começam por uma boca mau tratada, por isso cuide da saúde do seu animal, pois não se trata de um simples luxo, pois problemas bucais podem se agravar e muitas vezes até levar seu animal à morte.

Não considere o mau hálito algo comum em seu cachorro, leve ao veterinário e investigue a causa, verifique sempre suas gengivas, procure alimentá-lo com comidas mais sólidas como as rações para ajudar no higiene e limpeza dos dentes, além da escovação, que é muito importante.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: