Leishmaniose Canina
Leishmaniose: Uma doença grave que pode ser prevenida!
Artigo publicado por Maria Paula
A Leishmaniose é um doença que atinge muitos animais domésticos, o cão inclusive é um dos principais reservatórios da doença. Esta doença é causada por um protozoário da espécie Leishmania chagasi, que é transmitido aos animais e ao homem através da picada do flebótomo, também chamado de mosquito-palha. Apesar desta doença canina não ter cura, é possível chegar ao diagnóstico e tratar.
Como toda doença, a Leishmaniose canina pode e deve ser prevenida com a aplicação da vacina e com o uso da coleira preventiva que contém substâncias que repelem o mosquito transmissor. A Vacina para leishmaniose já é utilizada no dia a dia das clínicas e hospitais veterinários, comercialmente a mais conhecida é a leishmune. Esta vacina possui um esquema de vacinação onde o animal que será vacinado deve ser soronegativo para leishmaniose, a vacina deverá ser aplicada em três doses com intervalo de 21 dias, e o animal deverá ser revacinado a cada um ano. Porém é exigido que para a aplicação da Leishmune, seja realizado um teste sorológico prévio para confirmar a soronegatividade do cão.
Sintomas
A leishmaniose viceral canina atinge diversos órgãos dos animais como: baço, rins, fígado, medula óssea, linfonodos e pele. Por causa dessas injúruias nesses órgãos, a leishmaniose em cães tem como sintomas: febre, anorexia, vômito,falta de apetite, lesões oculares, não cicatrização de lesões na pele (como pode ser vista na foto abaixo), anemia, debilidade, inchaço nos gânglios, unhas crescem de maneira exagerada, descamação da pele e internamente há um crescimento do fígado e do baço.
Tratamento
Para diagnosticar a doença leishmaniose é nessário fazer alguns exames como o hemograma e citologia de alguns tecidos como fígado, baço e medula óssea. Após o médico veterinário chegar ao diagnóstico, é de extrema importância e obrigatoriedade fazer o tratamento prescrito para que a doença não seja transmitida para outros animais e para os humanos, porém o tratamento é apenas sintomático pois não existe cura para leishmaniose em cães.
Há poucos medicamentos disponíveis para o tratamento da doença, apenas dois fármacos existentes. O Glucantime é um fármaco que é aplicado de forma injetável, porém só pode ser utilizado em animas que ainda não tenham apresentado injúrias nos rins e fígado;
E o Milteforan que é um medicamento mais caro e mais recente que o glucantime, porém tem a facilidade de ser administrado oralmente e pode ser usado em animais que já tenham apresentado injúrias nos rins e fígado. Após o tratamento o animal não estará curado, pois animal será portador do parasita pelo resto de sua vida. Por isso mesmo com o tratamento, é necessário adotar medidas para que o animal infectado não transmita a doença para outros animais.
Coleira Leishmaniose
A coleira para prevenir a Leishmaniose canina, é mais um dos artifícios utilizados para não permitir a picada pelo flebótomo. A coleira funciona da seguinte maneira: após a colocação da coleira no animal, a substância presente nela se espalha através da pele e pelo do cão através da oleosidade natural. A substância também é pouco absorvida e atóxica para cães e humanos.
Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães
Fernando
28/09/2016 at 09:36
Tenho milteforan e glucantime en portugal e no brasil.
tim
08/09/2016 at 22:16
minha cadela pesa 3,800 kg essa dosagem eh a correta?
Viviane de oliveira
29/03/2016 at 00:38
Aonde acho esse remedio pr cura dessa doença????
Anônimo
18/08/2016 at 11:19
Em qualquer farmácia
Viviane de oliveira
29/03/2016 at 00:36
Aonde eu acho esse remédio de cura PR leitmaniose, tenho um animal a
tá com essa doença e eu já não aguento mas ver ele assim???
Marcos pessoa
19/01/2014 at 13:58
Rosevelt. Esses medicamentos sao encontrados onde? por favor se puder responder Obrigado
Joice
19/02/2016 at 19:43
Gente esses medicamentos sao encontrados em qualquer farmacia. Eu trato do meu Nrgao com alopurinol 300mg/dia e domperidona 30mg/dia. Mas tem que fazer os exames pra ver como estao rins figado e baço dos bichinhos.
kelly
30/08/2016 at 08:11
eu estou dando esse remedio mas ha 2 semanas e nao sumiuu as feridas e ela chorra minho.
ROOSEVELT
23/11/2013 at 15:13
como tratar a leshimaniose canina ou calazar
apesar de naum ser nenhum veterinario,tenho criação e cães,e conheci uma veterinaria,que me ajudou no tratamento,meus dois cães de estimação foram diagnosticado com a doença 1/80,procurei diversos veterinarios,
mas todos so me davam mal noticia,ou era tratamento quimioterapico ou sacrificar,entaum resolvi,eu mesmo tentar o tratamento,hoje meus dois cães estam otimos,para quem quiser e amar seu bichinho de estimação,
vou postar o tratamento:
ALUPURINOL 300 MGS.1 COMPRIMIDO POR DIA
PREDSONA 20MGS.1 COMPRIMIDO POR DIA
BANHO COM TRIATOX-UMA VEZ POR SEMANA
OLEO DE COPAIBA-12 GOTAS DIA
PELO E DERME(VITAMINA)-1 COMPRIMIDO POR DIA
ALERGOVET 0,7 PEQUENO PORTE-1,4 GRANDE PORTE-1 COMPRIMIDO POR DIA,SE O MESMO ESTIVER COÇANDO OU MORDENDO O PROPR
IO CORPO.
AMOXILINA +CLAVULANATO DE POTASSIO 125 MGS-MEIO COMPRIMIDO POR DIA SE ESTIVER COM QUALQUER INFECÇÃO,NA PELE.
E MUITA FÉ EM DEUS,QUE ELE ABENÇOA,QUE CUIDA DE SEUS ANIMAIS.
QUAISQUER DUVIDAS PODEM ME LIGAR 31-85883590 ROOSEVELT
Rose
08/01/2014 at 10:48
Obrigadaaa Roosevelt uns dos medicamento que vc mencionou comecei a usar hoje…tbem minha cachorrinha que amo tanto foi desenganda pela veterinaria que pediu para eu por ela pra dormir…passei a noite num tormento pois não aceito isso…ela nao esta com feridas pelo corpo e esta se alimentando o problema é que ela esta tbem com sinomose ja estou tratando tbem….Agradeço vc pelo comentario pois decidi fazer como vc salvar a vida dela!!!! Obrigada pela força abraço!
renata
14/01/2014 at 17:52
minhas duas cachorrinhas tiveram sinomose, ma doenca muita rapida, as duas vieram a falecer,na epoca pesquisei muito sobre o assunto, uma doença ingrata meu deus como minha pequena sofreu, mas força diagnosticada n começo ela tem muitas chances.o veterinario disse ela esta com tosse canina
Gisele Gomes
11/01/2014 at 10:12
Oi acabei de descobrir que meu bichinho esta com a doença leshimaniose e não sei o que fazer,sei que tem tratamento,mas são muito caros não tenho condições de comprar e não quero entregar meu cãozinho para a ccz,pq vão sacrificalo,,,,tenho mais dois cachorrinhos que estão sadio,,,,só o meu grandão que esta com a doença,,,mas eu o amo tanto o que devo fazer,,,porque são caros os remédios,,,deveria ser doados os remédios para quem não tem condições pra comprar e que ama seus animais,,,,não sei o que fazer?????????????????????????????
Vinícius Dias da Rocha
23/01/2014 at 15:46
Gisele Gomes, o tratamento da Leischimaniose não é caro. Alopurinol: 8,00. Prednisona: 9,00 ou menos.
MARCIA
02/02/2016 at 17:18
OBRIGADA PELA RESPOSTA ME AJUDOU MUITO!!! JA GASTEI MAIS DE 3.000 MIL REAIS E NADA!!!MEU MALTES PEGOU ESSA DOENÇA E FUI DESENGANADA – GASTEI COM EXAMES – TRATEI PARA DOENÇA DO CARRAPATO E NÃO ERA – FIZ MUITOS EXAMES E TESTES E MESMO ASSIM A VETERINARIA NÃO DEU CERTEZA!!!MAS NO EXAME DEU – E A TAXA DELE É 1/60 – NÃO TEM FERIDAS NA PELE – NEM ESTA COM PROBLEMAS NOS RINS – ELA DEU 2 VACINAS NELE DE LEISHMANIOSE E ESTA TOMANDO ALUPURINOL – E REMEDIO PARA O FIGADO E ESTOMAGO OMEPRAZOL DE 5MG – MAS O PROBLEMA É QUE OS DENTES ESTÃO MUITO INFECCIONADOS (OS DO FUNDO) E CONTRA DOR SÓ ESTA TOMANDO DIPIRONA!!!E QUASE NAO COME!!! TEM DOR NUMA PATINHA E MANCA – E A VACINA DA FEBRE – TEM QUE REPETIR DURANTE 3 MESES E DEPOIS A CADA SEMANA – ACHEI BEM COMPLICADO O TRATAMENTO – MORO NO INTERIOR E TENHO QUE VIAJAR POR 4 HORAS PARA LEVÁ-LO AO VERTERINÁRIO – ESTOU EM DUVIDAS E PENSANDO EM TERMINAR SÓ AS VACINAS E ENTRAR COM ESSES MEDICAMENTOS QUE PASSOU!!! AGRADEÇO MUITO SUA AJUDA!!!
Marilda
02/08/2016 at 01:09
Roosevelt, o alopurinol e a predinisona é pro resto da vida? E o alopurinol é por kg? É uma dose diária ou divide?
ane
24/08/2016 at 22:20
olá , gostaria de saber por quanto tempo devo fazer esse tratamento no meu cachorro ?
kelly
30/08/2016 at 08:09
bom dia eu estou dando o alopurinol ha duas semanas e meia e nao esta sumindo as feridas o que faço precisa de mais algum remedio?me ajudem por favor
Bárbara Brandão
04/10/2016 at 17:42
ROOSEVELT, faço esse tratamento por quanto tempo?
leisgurd
29/07/2013 at 19:33
LEISGUARD ® lança medicamento que previne e trata leishmaniose canina, disponível aqui no brasil via facebook.