Tudo sobre pets

Leishmaniose Canina

Leishmaniose: Uma doença grave que pode ser prevenida!

Artigo publicado por Maria Paula

A Leishmaniose é um doença que atinge muitos animais domésticos, o cão inclusive é um dos principais reservatórios da doença. Esta doença é causada por um protozoário da espécie Leishmania chagasi, que é transmitido aos animais e ao homem através da picada do flebótomo, também chamado de mosquito-palha. Apesar desta doença canina não ter cura, é possível chegar ao diagnóstico e tratar.

Como toda doença,  a Leishmaniose canina pode e deve ser prevenida com a aplicação da vacina e com o uso da coleira preventiva que contém substâncias que repelem o mosquito transmissor. A Vacina para leishmaniose já é utilizada no dia a dia das clínicas e hospitais veterinários, comercialmente a mais conhecida é a leishmune. Esta vacina possui um esquema de vacinação onde o animal que será vacinado deve ser soronegativo para leishmaniose, a vacina deverá ser aplicada em três doses com intervalo de 21 dias, e o animal deverá ser revacinado a cada um ano. Porém é exigido que para a aplicação da Leishmune, seja realizado um teste sorológico prévio para confirmar a soronegatividade do cão.

mosquito transmissor

Sintomas

A leishmaniose viceral canina atinge diversos órgãos dos animais como:  baço, rins, fígado, medula óssea, linfonodos e pele. Por causa dessas injúruias nesses órgãos, a leishmaniose em cães tem como sintomas: febre, anorexia, vômito,falta de apetite, lesões oculares, não cicatrização de lesões na pele (como pode ser vista na foto abaixo), anemia, debilidade, inchaço nos gânglios, unhas crescem de maneira exagerada, descamação da pele e internamente há um crescimento do fígado e do baço.

Tratamento

Para diagnosticar a doença leishmaniose é nessário fazer alguns exames como o hemograma e citologia de alguns tecidos como fígado, baço e medula óssea. Após o médico veterinário chegar ao diagnóstico, é de extrema importância e obrigatoriedade fazer o tratamento prescrito para que a doença não seja transmitida para outros animais e para os humanos, porém o tratamento é apenas sintomático pois não existe cura para leishmaniose em cães.

Há poucos medicamentos disponíveis para o tratamento da doença, apenas dois fármacos existentes. O Glucantime é um fármaco que é aplicado de forma injetável, porém só pode ser utilizado em animas que ainda não tenham apresentado injúrias nos rins e fígado;

cão com leishmaniose

E o Milteforan que é um medicamento mais caro e mais recente que o glucantime, porém tem a facilidade de ser administrado oralmente e pode ser usado em animais que já tenham apresentado injúrias nos rins e fígado. Após o tratamento o animal não estará curado, pois animal será portador do parasita pelo resto de sua vida. Por isso mesmo com o tratamento, é necessário adotar medidas para que o animal infectado não transmita a doença para outros animais.

Coleira Leishmaniose

A coleira para prevenir a Leishmaniose canina, é mais um dos artifícios utilizados para não permitir a picada pelo flebótomo. A coleira funciona da seguinte maneira: após a colocação da coleira no animal, a substância presente nela se espalha através da pele e pelo do cão através da oleosidade natural. A substância também é pouco absorvida e atóxica para cães e humanos.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães





Envie seu comentário:


Comentários (7)

  1. leisgurd
    29/07/2013 at 19:33

    LEISGUARD ® lança medicamento que previne e trata leishmaniose canina, disponível aqui no brasil via facebook.

  2. ROOSEVELT
    23/11/2013 at 15:13

    como tratar a leshimaniose canina ou calazar

    apesar de naum ser nenhum veterinario,tenho criação e cães,e conheci uma veterinaria,que me ajudou no tratamento,meus dois cães de estimação foram diagnosticado com a doença 1/80,procurei diversos veterinarios,
    mas todos so me davam mal noticia,ou era tratamento quimioterapico ou sacrificar,entaum resolvi,eu mesmo tentar o tratamento,hoje meus dois cães estam otimos,para quem quiser e amar seu bichinho de estimação,
    vou postar o tratamento:

    ALUPURINOL 300 MGS.1 COMPRIMIDO POR DIA
    PREDSONA 20MGS.1 COMPRIMIDO POR DIA
    BANHO COM TRIATOX-UMA VEZ POR SEMANA
    OLEO DE COPAIBA-12 GOTAS DIA
    PELO E DERME(VITAMINA)-1 COMPRIMIDO POR DIA
    ALERGOVET 0,7 PEQUENO PORTE-1,4 GRANDE PORTE-1 COMPRIMIDO POR DIA,SE O MESMO ESTIVER COÇANDO OU MORDENDO O PROPR
    IO CORPO.
    AMOXILINA +CLAVULANATO DE POTASSIO 125 MGS-MEIO COMPRIMIDO POR DIA SE ESTIVER COM QUALQUER INFECÇÃO,NA PELE.

    E MUITA FÉ EM DEUS,QUE ELE ABENÇOA,QUE CUIDA DE SEUS ANIMAIS.

    QUAISQUER DUVIDAS PODEM ME LIGAR 31-85883590 ROOSEVELT

    • Rose
      08/01/2014 at 10:48

      Obrigadaaa Roosevelt uns dos medicamento que vc mencionou comecei a usar hoje…tbem minha cachorrinha que amo tanto foi desenganda pela veterinaria que pediu para eu por ela pra dormir…passei a noite num tormento pois não aceito isso…ela nao esta com feridas pelo corpo e esta se alimentando o problema é que ela esta tbem com sinomose ja estou tratando tbem….Agradeço vc pelo comentario pois decidi fazer como vc salvar a vida dela!!!! Obrigada pela força abraço!

      • renata
        14/01/2014 at 17:52

        minhas duas cachorrinhas tiveram sinomose, ma doenca muita rapida, as duas vieram a falecer,na epoca pesquisei muito sobre o assunto, uma doença ingrata meu deus como minha pequena sofreu, mas força diagnosticada n começo ela tem muitas chances.o veterinario disse ela esta com tosse canina

    • Gisele Gomes
      11/01/2014 at 10:12

      Oi acabei de descobrir que meu bichinho esta com a doença leshimaniose e não sei o que fazer,sei que tem tratamento,mas são muito caros não tenho condições de comprar e não quero entregar meu cãozinho para a ccz,pq vão sacrificalo,,,,tenho mais dois cachorrinhos que estão sadio,,,,só o meu grandão que esta com a doença,,,mas eu o amo tanto o que devo fazer,,,porque são caros os remédios,,,deveria ser doados os remédios para quem não tem condições pra comprar e que ama seus animais,,,,não sei o que fazer?????????????????????????????

      • Vinícius Dias da Rocha
        23/01/2014 at 15:46

        Gisele Gomes, o tratamento da Leischimaniose não é caro. Alopurinol: 8,00. Prednisona: 9,00 ou menos.

  3. Marcos pessoa
    19/01/2014 at 13:58

    Rosevelt. Esses medicamentos sao encontrados onde? por favor se puder responder Obrigado