Tudo sobre pets

Legislação para Andar com Cachorro de Carro

Aprenda mais sobre a legislação para passear com cães.

Artigo publicado por Maria Paula

Qual cachorro que não passeia de carro com a janela aberta e metade do corpo para fora? Poucos. Quase todos os dias vemos esses cachorros aproveitando o vento que a velocidade traz e olhando para todos os outros carros do lado; ou mesmo cachorros no banco da frente e no colo do dono ou dona. Mas, é difícil acreditar que isso é permitido.cachorro no carro

Não temos uma legislação que regula o transporte de cães e gatos? O Código de Trânsito Brasileiro tem sim códigos que regulam o transporte de animais, e a verdade é que transportar seu cachorro dessas duas formas é proibido. Não se pode transportar animal na parte externa de nenhum tipo de veículo, e o animal não pode também ficar no colo ou solto no carro.

Legislação

O Código de Trânsito Brasileiro não especifica como o cachorro deve ser transportado num automóvel, apenas que ele deve ser levado em segurança e sem atrapalhar o motorista. A maioria dos fiscais de trânsito interpretam que o cachorro deve estar em segurança e no banco de trás. Isso pode ser mais facilmente arranjado se o cachorro estiver em uma caixa de transporte ou usando um cinto de segurança.

Apesar do código não especificar muito bem como o transporte deve ser, é importante não deixar o cachorro solto dentro do carro. Um pequeno acidente, que para os donos que estão no banco da frente e com cinto é só um baque, para o cachorro pode virar um acidente grave. O cachorro solto pode também atrapalhar o condutor soltando-se da mão do dono, ou tirando a atenção do dono quando tenta brincar com ele.

O cachorro do banco de trás com o corpo para fora também pode sofrer acidentes graves. Preste atenção em quantas vezes um carro ou uma moto não passaram bem perto do seu carro, “tirando um fino”. Esses “finos” podem acabar machucando seu cachorro se ele ficar para fora da janela.  Para quem decidir pela segurança, as caixas de transporte são bem práticas porque você pode usá-las também para viagens.

cão na janela

 

O tamanho e o preço dessas caixas variam muito devido ao tamanho, design e fabricante da caixa. A variação é realmente muito grande, com exemplos de caixas para cães de pequeno porte, ou toy custando quarenta reais até caixas para cachorros maiores custando quinhentos reais. O melhor é procurar e fazer um orçamento.

O Cinto Para Cães

A maioria dos donos de cachorros grandes preferem o cinto de segurança. O mercado desenvolveu modelos especiais para cachorros que prendem ele pelo peito fazendo com que eles possam ficar em pé sem problemas e é impossível que eles se soltem sozinhos. O cinto de segurança varia de trinta reais até cento e cinquenta e também muda muito de acordo com o porte do seu cachorro. Leve seu cachorro para passear com segurança, nem que seja uma voltinha rápida, ali no parque. Nós nunca sabemos quando alguma freada brusca ou algum acidente vai acontecer e colocar a vida do seu cachorro em risco por algo que poderia ser resolvido com um simples cinto ou uma caixa, não vale a pena.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. Laura
    11/09/2016 at 10:58

    Gostaria de saber qual é a estatística de acidentes com animais dentro dos carros… vocês sabem me informar uma média anual? Obrigada!!