Tudo sobre pets

Insuficiência Renal Felina

Insuficiência renal é comum em gatos.

Artigo publicado por Maria Paula

Para quem não sabe, a insuficiência renal é o mau funcionamento dos rins, e não são apenas as pessoas que podem sofrer desse mal. O gato quando chega na velhice, lá pelos nove anos de idade, pode começar a sofrer de insuficiência. Para que tenham uma melhor qualidade de vida quando estão mais velhos é preciso que os donos estejam atentos para que a prevenção da insuficiência renal felina seja possível.

gato insuficiente renal

O que é a Insuficiência Renal em Gatos?

A insuficiência renal crônica em gatos ou em outros animais significa que os rins estão debilitados e parando de funcionar gradativamente. Os rins são responsáveis pela excreção de fluidos que são ruins ao corpo, através da urina. Além disso, eles reabsorvem fluidos e realizam processos endócrinos, sendo um órgão essencial para sobrevivência.

Como Acontece?

A insuficiência acontece principalmente pela velhice, nessa fase os órgãos já não conseguem ter o mesmo desempenho. Depois ela pode acontecer como consequência de doenças como hipertensão arterial (pressão alta), diabetes e outras endocrinopatias, infecções. Algumas raças têm uma propensão genética a insuficiência renal, caso dos Persa e Abissínio, que herdaram a doença de seus antepassados. Portanto, não existe uma transmissão da doença.

Sintomas

Quando os sintomas são percebidos, os rins já podem estar bem comprometidos, e então é ainda mais importante recorrer a um profissional que tem como determinar o prognóstico corretamente através de exames clínicos como o hemograma. Os sinais clínicos da insuficiência renal felina cansaço, perda de apetite e perda de peso.

Vômitos, diarreia, ingestão de água de lugares pouco habituais, aumento da quantidade de urina na caixa de areia; feridas na boca; mau hálito, fraqueza e facilidade para se cansar com qualquer atividade. Os sintomas da insuficiência renal felina são fáceis de serem percebidos, e quanto mais cedo o diagnóstico menos o felino tem a sofrer.

exame em gato

Tratamento

Quando a insuficiência renal se torna crônica, ela não tem cura, o que pode ser feito é um tratamento para prolongar a vida do gato e dar qualidade a ele. O tratamento se resume em comer apenas rações com quantidades bem dosadas de proteínas e com baixo nível de fósforo receitadas pelo veterinário, e uso de remédios antibióticos.

Quando está no estágio de insuficiência renal aguda, o animal precisa fazer visitas periódicas à clinica veterinária para tomar soro devido à grande perda de líquidos, e em alguns casos é preciso internação. Esta é a única forma de como tratar a insuficiência renal nos gatos.

Prevenção

Como evitar a insuficiência renal é o que muitos donos de felinos se perguntam e a resposta é simples: tomando cuidados importantes como as visitar regularmente o veterinário, além de sempre observar o comportamento do animal. O tratamento preventivo, assim como as profilaxias ideais são os exames veterinários periódicos, neles é possível detectar a doença no início.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Gatos




Envie seu comentário: