Tudo sobre pets

Insuficiência Renal Canina

Conheça os sintomas e como prevenir a insuficiência renal canina.

Artigo publicado por Maria Paula

A velhice chega nos animais e, naturalmente, alguns órgãos não conseguem mais exercer mais o mesmo desempenho. Os cachorros não estão livre dessa ação maléfica do tempo, e a insuficiência renal crônica em cães é uma realidade mais comum do que se pensa. Por isso, quando o cachorro chega à velhice, ele precisa de mais atenção, assim como acontece com as pessoas. A prevenção da insuficiência renal canina ajuda o pet é ter uma velhice mais confortável.

insuficiência renal canina

O que é a Insuficiência Renal em Cães?

A insuficiência renal crônica em cães funciona da mesma forma que a insuficiência renal nas pessoas, é causado pelo mau funcionamento dos rins, que por ação da velhice param de funcionar gradativamente. Os rins são um dos órgãos mais importantes do corpo do cachorro, responsáveis pela excreção através da urina de fluidos ruins presentes no corpo. Os rins também reabsorvem fluidos e realizam processos endócrinos. Sem seu funcionamento todo o corpo fica prejudicado, e pode levar ao óbito.

Como Acontece?

A insuficiência renal acontece mais comumente como sintoma da velhice, pode acontecer também por fatores hereditários ou por consequência de outras doenças. Por acontecer por motivos biológicos ou genéticos, não existe uma transmissão da doença. As doenças que podem levar à insuficiência são problemas dentários, hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, endocrinopatias, infecções, hematozoários, filariose, entre outras. Algumas vezes, a insuficiência renal aparece em outras idades quando o cachorro é mais novo.

Sintomas

Perceber os sintomas da insuficiência renal canina no inicio pode ajudar no seu tratamento. Porém quando os sintomas são percebidos, a doença já se tornou crônica e não possui reversão. Os principais sinais clínicos da insuficiência renal canina perceptíveis são vontade de fazer xixi a todo instante, urina clara, sede excessiva, vômitos e diarreia. O veterinário realiza um diagnóstico com exames como hemograma para identificar o grau e mostra como tratar a insuficiência renal nos cachorros.

Tratamento

Quando é diagnosticada no início, a insuficiência tem cura mas quando em estado avançado, ganha o status de crônica e o tratamento é feito para melhorar a qualidade de vida do cachorro. O tratamento consiste em controle dos hábitos alimentares, onde o cão passa a ingerir uma ração específica em quantidade controlada determinada pelo veterinário e uso de antibióticos. Quando o cão já está no nível de insuficiência renal aguda, é preciso fazer visitas regulares à clínica para tomar soro, já que a perda de líquidos é grande, e em alguns casos é necessária a internação para uso de vitaminas e outros remédios. Por isso, a visita constante ao veterinário é importante para ter como determinar o prognóstico cedo.

cão doente renal

Prevenção

O tratamento preventivo para a insuficiência renal é a visita regular ao veterinário, principalmente quando se sabe que o animal é predisposto geneticamente a desenvolver a doença. Os exames são a melhor forma de como evitar. As profilaxias mais importantes são os cuidados e atenção ao cachorro principalmente em idade avançada.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. MARCIA
    26/10/2013 at 23:23

    POR FAVOR ME RESPONDAM PRECISO ACHAR A SOLUÇAO
    TENHO UM SHITZU DE 1 ANO E 8 MÊSES, ELE TINHA OS TESTICULOS RETRAIDOS OS DOIS, FIZ ECOGRAFIA E REALMENTE ELE TINHA OS DOIS. A ESPECIALISTA EM REPRODUÇÂO ANIMAL ME ORIENTOU A CASTRAR QUE SERIA MELHOR, ENTAO ELE FOI CASTRADO, FOI ANESTESIA NORMAL E OCORREU TUDO BEM DURANTE A CASTRAÇAO MAS NO DIA SEGUINTE ELE COMEÇOU A INCHAR FICOU MUITO INCHADO NOS DOIS DIAS SEGUINTES E A VETERINARIO COLOCOU NO SORO DIRETO, PEDIU EXAMES SANGUE E ACUSOU INSUFICIENCIA RENAL AGUDA..ELA ME DISSE QUE NUNCA TINHA VISTO NADA IGUAL, E NAO SABE DO QUE REALMENTE CAUSOU ISSO…MAS EU QUERO E PRECISO DESCOBRIR, VCS PODERIAM ME AJUDAR ????