Tudo sobre pets

Injeções e Comprimidos Contra o Cio das Cadelas

Aprenda como tratar o cio de seu cadela.

Artigo publicado por Maria Paula

Algumas pessoas não querem castrar suas cadelas e se voltam a injeções e comprimidos anticoncepcionais para que elas não entrem no cio. Alguns donos acham que esse tipo de solução é melhor para a cadela, pois ela não tem que passar por cirurgia e acham veterinários que dão essas injeções ou receitam comprimidos contra o cio. Mas, se você é uma dessas pessoas que têm um veterinário que receitou essas injeções e comprimidos, troque de veterinário na hora.

O uso de comprimidos ou injeções anticoncepcionais para cadelas (e gatas) é altamente desaconselhável, perigoso e pode levar à morte da cadela.  O controle de natalidade dos animais domésticos é, realmente, um desafio dos dias de hoje, mas a castração ainda é a melhor forma de evitar que sua cadela fique grávida ou passe pelo cio. As injeções e comprimidos, infelizmente, não são alternativas aceitáveis.

pílulas anticio canino

Entenda o Perigo

O princípio ativo dos medicamentos anticoncepcionais é o Acetado de medroxiprogesterona. Seu objetivo é suprimir o cio como um todo, desde a aceitação e desejo sexual, como o sangramento da cadela. O remédio realmente consegue isso, mas traz efeitos colaterais graves. O hormônio aumenta a formação de tumores de mama, o risco de infecção uterina e possui um tempo certo para ser aplicado, o que complica muito o uso do medicamento.

A maioria das pessoas aplicam o remédio por conta própria, ou levam a cadela para a aplicação quando ela já está no cio. Isso pode aumentar o risco dos efeitos colaterais, levar ao aborto em caso de cadelas que já estão prenhes sem o dono saber e causar outras complicações. Para se aplicar a injeção ou dar o comprimido no tempo certo, os donos precisam determinar o estágio do ciclo menstrual da cadela, e isso é feito através de citologia e anamnese vaginal.

Poucas pessoas infelizmente fazem isso, e isso dá um trabalho muito grande que não é necessário. Além de tudo, o risco de câncer de mama e infecção continua alto, mesmo aplicando a injeção no tempo certo.  Essas infecções de útero são quase certas, porém, quando a injeção e os comprimidos são feitos à base de estrógeno, de forma que os remédios são altamente contra-indicados e já deveriam estar longe das clínicas veterinárias.

cadela no cio

Os Anticoncepcionais

Todas essas ocorrências e características fazem dos anticoncepcionais soluções com baixa eficácia na hora de evitar a gestação e perigosos para a saúde da cadela devido ao alto risco de infecções e tumores de mama. A castração é um processo seguro, definitivo e sem efeitos colaterais. Apesar da cadela precisar se recuperar da cirurgia por um tempo, depois disso ela estará livre de outros problemas de saúde, gravidez indesejadas e abortos, o que não acontece com injeções e comprimidos.

Não ponha em risco a vida da sua cadela, não dê injeções e comprimidos para suprimir o cio, leve-a para ser castrada por um veterinário confiável, ou saiba como lidar com o cio dela caso você planeje cruzá-la com algum cachorro no futuro.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (15)

  1. Claudia
    23/08/2016 at 18:49

    MiNa cachorra não chegou a pingar sangue no cio, mas tomou a injeção e msm assim cruzou, tem risco de estar de cria? E se estiver tem risco no parto?

  2. Adiel
    06/08/2016 at 18:17

    Quanto tempo leva para a cadela entrar no cio depois de injetada a vacina (anticoncepcional)?

  3. Leila
    03/08/2016 at 23:29

    Por favor quanto tempo dura o cio de cadela

  4. Daniela
    07/02/2016 at 17:57

    Se esse tipo de método é totalmente contra indicado, porque é posto para venda e usado?

  5. Alessandra
    03/01/2016 at 09:14

    Minha cadelinha está com 8 meses e entrou no cio, não pretendo cruza-la agora,pois a acho muito novinha, posso apenas desta vez aplicar uma injeção para cortar esse período?

  6. Denize
    28/12/2015 at 13:25

    Boa tarde,
    deu uma injeção anti cio para minha cachorra, foi no sábado, ela está quieta não quer comer, está quente molinha o que será ??? me ajuda por favor ela tem 3 anos

  7. Anônimo
    13/12/2015 at 15:16

    Minha cachorra toma injeção…mas fiz ascontas errada e ela…ficou hj no cio…posso aplicar a injeção vai corta o cio?

  8. Anônimo
    12/09/2015 at 20:10

    Valeu pela dica dei a vacina pra minhas cadelas no cio e elas cruzaram, não desejo nada de ruim pra elas mas não quero que elas tenham filhote por que são duas de uma vez.

  9. kenia
    29/08/2015 at 17:48

    Gostaria de saber qual seria a melhor maneira de cuidar dela no cio, sem medicações, e se ela pode cruzar? pois ela já esta com 7 anos neste caso e risco?

  10. arlete
    07/08/2015 at 14:29

    Mtinha caçhorra antes dela mestruar rrreu dei injeçao mas o liquido nao entrou todo corre o risco de engravidar

  11. Leticia
    05/08/2015 at 18:02

    E quando se tem 4 cadelas em casa e não tem condição de castrar? Pq a castração é cara e tenho quatro cadelas em casa onde uma e a mãe e as outras três são as filhas nasceram aqui e não conseguimos doar e se todas elas entrar no cio e não fizermos algo vão procriar mais e achei que a vacina seria a melhor solução.

  12. Giovanna
    05/08/2015 at 09:49

    Tenho uma akita inu ela menstruou pela primeira vez eu já posso castrar ela depois do ciu ou quando ela tiver no ciu???

  13. Mônica
    04/08/2015 at 10:57

    Isso é verdade que vc falou, mas fatores sócio-econômicos também influenciam as pessoas a optar pelos medicamentos de uso injetável e comprimidos, Já que existem pessoas que estão na fila da castração pela Zoonozes aguardando vagas para que seus cães ou gatos sejam castrados pois existe a política de castração para controle populacional, mas esta fila é muito demorada pelo numero de cães e gatos que estão aguardando pela cirurgia, ai optam pela medicação pois as filas de espera estão cheias pelo menos no Município de Rio Claro-SP.

  14. Vanilda Garcia
    02/08/2015 at 13:43

    POR FAVOR QUERO TRANSFERIR PARA O FACE ESSA PESQUISA SOBRE PÍLULAS PARA EVITAR CIO EM CADELAS

  15. fernanda
    13/10/2013 at 11:50

    como pode dar o remedio de um modo seguro