Tudo sobre pets

Hamsters Podem Comer seus Filhotes

Por que os hamsters podem, eventualmente, matar seus próprios filhotes.

Artigo publicado por Maria Paula

Embora este não seja um fenômeno que os humanos entendam instintivamente, às vezes um hamster fêmea pode matar sua própria cria. Na verdade, quando ela faz isso muitas vezes ela também os come.

Por mais medonho que isso possa parecer, no entanto, seus instintos podem estar orientando suas ações. Ela pode fazer isso caso ela ache que seja o melhor para a ninhada em geral. Hamsters mães não têm medo de fazer sacrifícios para o bem de suas crias em geral, por isso não devemos julgá-las por comer alguns de seus filhos. A seguir estão os principais motivos dos hamsters fazerem isso.

casal de hamsters

Estresse e medo

Principalmente em mães de primeira viagem, o estresse e o medo associados à criação dos bebês pode ser demais para suportar. Se o seu hamster se sentir estressado pelas exigências de sua ninhada, ela pode acabar matando os bebês. A melhor maneira de evitar essa situação trágica é dar a ela e a ninhada bastante tempo sozinhos.

Passar muito tempo ao redor da gaiola, fazendo muitos movimentos ou tirando fotos pode perturbar a mãe a ponto de matar seus filhos. Verifique a gaiola apenas algumas vezes por dia, deixe-os sozinhos a maior quantidade de tempo possível por pelo menos 10 dias.

Confusão com o cheiro

Hamsters bebê não têm pelo e são cegos, e você pode ficar com vontade de tocá-los ou segurá-los. Ao fazer isso, no entanto, você está colocando suas vidas em perigo. A relação de uma mãe com seus filhos é ditada em grande parte pelo cheiro. Se você tocar nos bebês, você deixará o seu cheiro neles. Isso pode confundir a mãe, fazendo com que ela não reconheça os bebês como seus próprios, ou ela pode considerá-los de repente como defeituosos.

Em ambos os casos , ela pode rejeitá-los e matá-los. Não segure e nem mesmo toque em um hamster bebê, para que seu cheiro não fique comprometido.

Alimentação inadequada

Hamsters mães são instintivamente obrigadas a tomar decisões de sacrifício que irão beneficiar o grupo, principalmente com relação ao sustento da ninhada. É crucial que o seu hamster mãe e sua ninhada tenham bastante comida e água fresca, porque se a mãe perceber que suas fontes de alimento não são suficientes para sustentar o grupo, ela vai começar a matar a sua ninhada.

Isto é um ato de misericórdia que está gravado em seus instintos, para que seus bebês não morram de fome ou de desidratação. Certifique-se de que ela tenha sempre acesso à comida e água o suficiente para todo o grupo.

hamster e filhotes

Para facilitar a vida

Se um hamster mãe achar que não pode fornecer bastante cuidado e atenção para toda a ninhada, ela vai escolher alguns dos seus filhos como sacrifícios. Como ela se vê como a única responsável para cuidar de toda a ninhada, ela pode achar que ela não será capaz de cuidar de uma ninhada muito grande. Ela irá reduzir a ninhada até que chegar em um tamanho mais viável para que ela possa proporcionar um melhor cuidado para seus filhos.

Às vezes não temos como evitar que o hamster mãe mate ou coma alguns de seus filhotes. Mas não devemos nunca culpá-los por isso, pois mesmo que pareça estranho para nós, eles têm os seus motivos para fazerem isso.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. Ludmyla Oliveira
    31/05/2015 at 04:10

    Olá! Eu tenho dois porquinhos-da-india, um macho e uma fêmea, a minha irma foi dar agua para o machinho na siringa, e acabou voltando uma agua verde, só que eu não sei ao certo se isso aconteceu por que o jato da agua foi muito forte ou ele esta com algum probleminha. No começo ele ficou meio “muadinho”, mas logo voltou a comer normalmente, mas ainda estou preocupada, o que eu devo fazer?
    Att. Ludmyla