Tudo sobre pets

Gripe Canina

Gripe também é doença de bicho

Artigo publicado por Maria Paula

Tosse dos canis, traqueobronquite infecciosa canina, são alguns dos nomes da famosa gripe canina, que atinge muitos cães principalmente na época mais fria. Por mais surpreendente que pareça a gripe canina se assemelha a humana.

Assim como com os humanos, uma simples gripe pode ser contraída pelo contágio direto, através de espirros e secreções do gripado, e também de maneira indireta como uma pessoa com gripe espirra e utiliza as mãos para a proteção e em seguida encosta essa mesma mão em uma maçaneta, por exemplo, e se uma pessoa saudável toca essa maçaneta infectada e a leva em direção à boca ou narinas o risco é grande de contágio. Porém, há situações que favorecem a infecção pelo agente infeccioso, como estar com a imunidade baixa, estar em lugares aglomerados e não higienizar as mãos devidamente.

sintomas de gripe canina

Contágio

Porém, apesar dos sintomas e maneiras de contágio serem parecidas, os agentes infecciosos que causam a gripe canina não são os mesmos que causam a gripe humana, os causadores da tosse dos canis são bactérias e vírus, no caso bactéria Bortedella bronchisseptica , o vírus da Parainfluenza e  o vírus adenovirose canina tipo 2.

Os animais se infectam com os vírus e bactéria quando estão em lugares com muitos cães como pet shops, praças, clínica veterinária, hotéis caninos, abrigos, através do portão da casa do animal, ou em passeios, basta o cão saudável entrar em contado com gotículas e secreções provindas do cão infectado, isso pode acontecer diretamente, ou através de fômites contaminados como bebedouros e comedouros. Algumas raças de cães de focinho achatado (braquiocefálicas) possuem mais propensão a se infectar com a bactéria e os vírus, pois como seu conduto respiratório é diminuído, o nariz não consegue filtrar esses microrganismos com eficácia.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da tosse dos canis são secreção nasal, espirros, febre, apatia, mas o principal sintoma é a tosse seca, inclusive a doença leva este nome por causa desse sintoma. Esta tosse pode piorar quando o animal é submetido a esforços físicos ou quando sua coleira é puxada com força, causando desconforto.

A doença quando tratada não prejudica muitos animais saudáveis, porém animais imunodeprimidos como animais jovens, animais idosos, cães que tomam remédios que causam imunossupressão, podem ter complicações mais sérias. Um fator muito preocupante de uma gripe canina mal tratada é o avanço da doença que pode chegar a uma pneumonia, que também se não for tratado pode levar o animal à óbito.

cão gripado

Prevenção

Com os avanços em prevenção desta doença, foram criadas vacinas que imunizam o animal e devem ser aplicadas anualmente, elas são do tipo injetáveis e intranasal, no mercado existem duas vacinas contra tosse dos canis conhecidas e usadas, a Pneumodog ( fabricada pela Merial) e a Bronchiguard (fabricada pela Pfizer). É importante lembrar que para prevenir a gripe canina, deve-se manter o cão aquecido, longe de vento e umidade constantes, evitar banhos em dias frios, secar bem o pelo do animal, vacinar o cachorro anualmente, e evitar lugares com uma grande quantidade de cães juntos.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (8)

  1. Maria ines
    10/10/2015 at 21:14

    Gostaria de ajuda ,minha cachorrinha está espirrando muito ela tem 15 anos ,as vezes parece lhe faltar o ar fico apavorada não sei o que fazer,oque posso dar pra ela melhorar por favor me responda

  2. Joelma
    04/01/2014 at 11:23

    Meu filhotinho só tem 40 dias e está com nariz entupido espirrando parece que está engasgando, parece tossindo e está abatido.
    Me soccora por favor, muito obrigada, parabéns pelo lindo trabalho!!!!!

    • Joelma
      04/01/2014 at 11:24

      Esqueci de comentar meu filhotinho é um cãozinho um basset.

  3. Rafael
    09/12/2013 at 11:03

    Olá…estou desesperado…não sei oq meu cão tem…o nariz dele está sempre escorrendo catarro, as vezes sangra pelo nariz…não esta comendo, esta indisposto, e um dos olhos dele esta quase fechando pois esta inchado…isso são sintomas de Gripe? Oq devo fazer ?

    • Maria José campos Garcia
      23/01/2014 at 17:40

      Oi Rafael seu ção está com a doença do carrapato o melhor que você deve fazer é levar seu ção veterinário para ele passar o medicamentos certo e vou avisando não vai ficar barato pois eu gostei 1.000 mil Reais com ela e ainda gosto

  4. carol
    07/09/2013 at 20:35

    olá, meu cachorrinho quando come começa a ficar tipo como estivesse engasgado.ele não ta com secressão no nariz.ele ta so ficando engasgado logo apos suas refeiçoes.me ajudem por favor!

  5. Ângela B. Santos
    01/08/2013 at 23:08

    Olá mês passado meu cachorro um Labrador, ficou hospedado um hotel canino, para entrar la ele tomou diversas vacina incluindo a contra tosse do canis (Bronchiguard)ele foi pra la saudavel e agora ele esta em casa, tossindo muito, secressao nasal, e febre. Como ele pode ter ficado gripado estando imunizado?

    • thais
      21/09/2013 at 15:40

      olá Ângela B. Santos as vezes a imunidade passa por que alguns cães tem um organismo que não imuniza com facilidade a ação mais correta para você descobrir o que ele tem é leva-lo a uma clinica veterinária .