Tudo sobre pets

Sphynx

A raça Sphynx é composta por gatos sem pelo, que possuem uma beleza mais selvagem e ao mesmo tempo elegante.

Área de origem: Canadá

Cor:
Disponível em todas as cores

Pelagem:
sem pêlos e sem bigodes

Nível de Barulho:
Inteligente, curioso e amigável

Personalidade: Pouco barulhento

  • Atividade
    5
  • Gosto por Brincadeiras
    6
  • Necessidade de Antenção
    6
  • Afeição
    6
  • Amizade com Outros Animais
    3
  • Docilidade
    4
  • Independência
    2
  • Inteligência
    2
  • Bom para Crianças
    3
  • Cuidados com a Higiene do Gato
    6

Origem

O país de origem do gato Sphynx é o Canadá, mais precisamente em Toronto, onde seu surgimento foi registrado em 1966. Apesar do que se pensa, ele não é resultado de modificações genéticas feitas pelo homem. Neste ano, uma gata deu a luz a uma ninhada de filhotes totalmente sem pelo, considerados nus. Quando deu a luz novamente a outros filhotes, o fato se repetiu, e assim surgiu a nova raça de gatos. O gene que causa sua nudez é o chamado alopécia hereditária, um gene recessivo. Foram chamados em um primeiro momento de "Moon's Cats" (Gatos da Lua), depois ganharam o nome de "Canadian naked" (canadense nu), e por último foi batizado com o nome que leva até hoje, Sphynx. Chegou a ser reconhecido em 1970, porém um ano depois havia uma dificuldade na procriação, e a alteração genética foi considerada letal. Somente em 1975 criou-se o Sphynx da forma física como é conhecido hoje, quando um casal de agricultores encontrou um filhote sem pelo na ninhada que sua gata acabara de ter. Ele foi cruzado com outro gato, gerando a nova raça. Eles foram estudados, e ganharam mais força quanto à sua saúde. Foram oficialmente reconhecidos em 1998 como uma raça.

Caracteristicas

As características físicas do Sphynx podem assustar quando vistos pela primeira vez, pois são bem diferentes do que é considerado um padrão para felinos, tudo por causa da pele nua e sem pelos. Seu corpo é fino, porém com uma ossatura forte, e músculos definidos. Sua cabeça é triangular como os gatos da espécies American Shorthair, seu nariz é curto, e os olhos grandes e obliquios. As orelhas costumam ser bem grandes e afastadas. Nas características do gato Sphynx quanto à pele, consta como enrugada, sem pelos e disponível em diversas cores, sem restrição.

Temperamento

O temperamento do gato Sphynx é tido como sociável, afetuoso e calmo. Costumam ser muito ligados ao dono, mostrando inclusive um pouco de possessão, são inteligentes, gostam de brincadeiras, e não costumam ser agressivos. Podem se mostrar um pouco desajeitados devido à falta de bigodes.

Doenças

As principais doenças do gato Sphynx são relacionadas à sua pele sensível e a perda de calor corporal excessiva, além da hipertrofia do músculo cardíaco (HCM). Por isso este é um gato que precisa de visitas constantes ao veterinário, e todos os produtos, inclusive vacinas, precisam ter indicação médica. Os sinais clínicos e diagnósticos de doenças devem ser feitos apenas por um profissional. Os tratamentos preventivos consistem nas visitas periódicas ao médico veterinário e seguir à risca os cuidados específicos da raça.

Preço

O preço do gato Sphynx pode variar de acordo com sua linhagem, sexo, pedigree, entre outros. Os preços dos filhotes de gato Sphynx variam de R$ 800 a R$ 1,5 mil.

Cuidados Especiais

Os cuidados especiais do Sphynx são diversos, principalmente por possuírem uma saúde um pouco mais frágil. Ao contrário do que se pensa devido à ausência de pelos, os Sphynxes precisam de banhos semanais. Isso porque a oleosidade natural da pele não é absorvida, então ele precisa dos banhos para remover este óleo, que pode se tornar fonte de acumulo de sujeiras e pó. Este gato precisa de um xampu adequado para seu tipo de pele, alguns Sphynxes possuem a pele seca, com certa descamação apesar da oleosidade. Suas unhas também dever ser cuidadas, precisam estar sempre cortadas para que ele não se machuque ao coçar, e suas patas devem estar frequentemente limpas. Sua pele é demasiadamente sensível, por isso precisa de muitos cuidados. Seus olhos e orelhas devem ser sempre limpos. Ele precisa de cuidados com relação ao sol, pois queima-se facilmente, já no inverno a preocupação é com a perda de calor, uma tendência da raça. Sua alimentação também deve ser adequada.

Fotos

gato sphinx
gato sphinx gato da Rachel Friends sphynx casal sphynx cinza sphynx claro sphynx filhote sphynx filhotes gato sphynx manchado sphynx rosa manchado

Vídeos



Saldão