Tudo sobre pets

Himalaio

Os gatos da raça Himalaio são descritos como brincalhões, calmos, dóceis e ótimos companheiros do lar.

Área de origem: massachusetts

Cor:
chocolate, lilás, preto, creme, marrom e mais

Pelagem:
longa

Nível de Barulho:
doce e relaxada

Personalidade: pouco

  • Atividade
    3
  • Gosto por Brincadeiras
    4
  • Necessidade de Antenção
    4
  • Afeição
    3
  • Amizade com Outros Animais
    3
  • Docilidade
    2
  • Independência
    3
  • Inteligência
    3
  • Bom para Crianças
    1
  • Cuidados com a Higiene do Gato
    4

Origem

O país de origem do gato Himalaio, apesar de seu nome, é os Estados Unidos. Ele é o resultado do cruzamento entre o gato Persa e o Siamês, portanto chamado de híbrido. Surgiu por volta da década de 1920, eram “colorpoints”, e tinham um focinho achatado, pelos longos e lembravam mais o Siamês do que Persa, como até hoje. O gene do pelo curto era dominante, por isso foram necessários diversos cruzamentos até chegar ao padrão como é conhecido hoje. Isso aconteceu por volta de 1950, e apenas sete anos depois ele foi reconhecido como raça nos EUA. Seus olhos eram da cor cobre, e então foram feitos outros cruzamentos até que todos possuíssem a cor azul, padrão atual. Seu nome Himalaio é uma homenagem aos coelhos Himalaios, que possuem uma coloração escura em suas patas e orelhas, assim como este felino. É importante destacar que em 1984 ele deixou de ser uma raça independente para fazer parte do mesmo grupo dos Persas. Isto foi definido pela CFA (Cat Franciers Associatio), importante associação que determina a raça dos gatos no mundo.

Caracteristicas

Dentre as características físicas do Himalaio, destacam-se possuir corpo, pelagem, olhos e mesma cor do persa. Assim, é um gato musculoso; compacto; com a cabeça arredondada; focinho achatado, e olhos grandes e redondos. Seus pelos são longos e densos e a variação de cor é a mesma do siamês. Outras características do gato Himalaio são suas extremidades, consideradas regiões mais frias, e escuras com o passar do tempo. Isso acontece devido à ativação da enzima tiroxinase, que produz melanina. Por isso os filhotes nascem brancos e escurecem nas patas, orelhas e rosto com o passar dos anos.

Temperamento

O temperamento do gato Himalaio é similar ao do persa. São gentis, dóceis, preguiçosos e gostam de dormir. Não são nada agressivos, e estão sempre buscando a companhia do dono e apesar de não ser muito agitado, gosta de brincar. Por isso é sempre interessante deixá-los com um brinquedo.

Doenças

As principais doenças do gato Himalaio, às quais estão mais propensos são similares às que aparecem nos Persas e Siameses sendo elas: Urolitíase, Entrópio, Quilotórax, Micose, Ulcera de córnea e Sequestrum Corneal. A Urolitíase, ou seja, formação de cálculos renais, é a mais comum e acontecem devido à alimentação do gato. Os tratamentos preventivos para estas e outras doenças são as visitas periódicas ao médico veterinário, vacinações sempre em dia, e atenção dos donos. Nas visitas ao veterinário fica mais fácil realizar diagnósticos e notar quaisquer sinais clínicos de alguma enfermidade. Quando os donos dão atenção ao gato, fica mais fácil perceber mudanças de comportamento, que podem indicar o inicio de alguma doença.

Preço

O preço do gato Himalaio varia de acordo com sua linhagem, pedigree, sexo, histórico de doenças familiares, entre outros fatores. Eles podem ser encontrados nos melhores gatis e pet shops. Os preços dos filhotes de gato Himalaio variam de R$ 400 a R$ 800.

Cuidados Especiais

Os cuidados especiais do Himalaio começam com a atenção a seu pelo. Por ter um pelo longo, eles precisam ser escovados diariamente, este é o cuidado mais importante nesta raça. A escovação retira os pelos mortos, e evita que o animal engula ao se lamber, o que acaba formando as bolas de pelo. Estas bolas podem causar problemas intestinais ao felino. Outro cuidado é com relação a seus olhos que devem ser limpos sempre que houver secreção lagrimal. Os banhos devem ser dados sempre que necessário e a sua alimentação deve ser balanceada. Uma boa alimentação garante uma pelagem bonita. Antes da adoção, é preciso avaliar se a família tem condições de atender a todas as necessidades do gato.

Fotos

himalaio
himalaio himalaio peludo gato himalaio filhote himalaio filhotinho himalaio em pé himalaio adulto

Vídeo



Saldão