Tudo sobre pets

Gasto Mensal para Manter um Gato

Aprenda a Calcular o Valor que se gasta com o carro.

Artigo publicado por Maria Paula

Gatos são animais de estimação mais independentes e fáceis de manter do que um cachorro, por exemplo, mas isso não quer dizer que eles não têm seus gastos. Eles não precisam de coleiras, ou de ir ao pet shop para banho e tosa todo o mês, mas eles também precisam de boas rações, brinquedos, vacinas, vermífugos e idas frequentes ao veterinário.

Antes de se adotar ou comprar um gato, então, é bom se livrar da ilusão de que eles são animais que “não custam nada” e entender seus gastos mais frequentes. Também é importante entender que os gastos variam. No começo você vai ter que comprar os acessórios básicos do gato; filhotes precisam das primeiras vacinas e rações especiais; gatos de raça podem ter gastos adicionais e assim por diante.

gato comum

Calculando os Gastos

Testemunhos de donos de gatos apontam para um gasto de aproximadamente mil reais por ano, dando uma média de oitenta e três reais por mês. Alguns outros testemunhos dizem gastar setenta e oito reais por mês, outros, oitenta e quatro, mas a média mensal nunca fica muito longe dos oitenta e três reais que achamos no início.

Mas, esses cálculos são médias, tiradas do montante gasto em um ano, é importante entender que em alguns meses você pode gastar menos, em outros, mais.

Das necessidades maiores do gato, as que você vai precisar se preocupar mensalmente são somente alimentação e areia. Uma boa ração de gato custa em média vinte e seis reais, mas é bom complementar a ração com alguns alimentos úmidos, o que pode elevar o gasto para algo próximo de trinta e dois reais. A areia, pode custar mais trinta reais por mês, e, caso você prefira que o banho mensal do gato seja feito numa pet shop, pode gastar mais vinte reais com seu bichano por mês.

Gastos recorrentes que não aparecem mensalmente, mas vão aumentando a média são as vacinas anuais, a visita ao veterinário para acompanhar a saúde do seu gato, o controle de pulgas e o vermífugo. Quando esses gastos ocorrerem, o orçamento do seu gato aumenta mais um pouco. Além disso, você deve comprar shampoo especial para dar banho no seu gato de vez em quando. Juntando todas essas coisas, você gasta, como já dissemos, mil reais por ano, aproximadamente.

gato angorá

O Que é Necessário Comprar

Além disso, no começo, assim que trazer seu gatinho para casa, vai precisar comprar vasilhas para comida e água, a caixa de areia para ele fazer suas necessidades, uma caixa de transporte, cama, uma escova, um arranhador e alguns brinquedos para ele se distrair. Isso já pode elevar seus gastos consideravelmente.

No primeiro ano do seu gato, o gasto é dobrado porque seus acessórios já custam mais caro. O ideal é fazer um orçamento antes de levar seu gatinho para casa e já se preparar para gastar quase mil reais de acessórios e vacinas no começo, e depois mantê-lo feliz, bem alimentado e saudável, por uns oitenta e três reais ao mês. É um gasto que, como você vai ver, vale muito a pena.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Gatos





Envie seu comentário: