Tudo sobre pets

Frequência e Quantidade de Alimentação Diária para o Cachorro

Saiba medir a quantidade de comida para dar ao seu cão.

Artigo publicado por Maria Paula

Quando um novo cachorro chega na sua casa, seja um filhote ou um cão adulto, vem a insegurança resultante de não sabermos ao certo como cuidar dele. Nos perguntamos se estamos o alimentando de forma correta, dando banho de forma correta ou ainda educando de forma correta. Por isso, é importante tentar se informar o máximo possível sobre a melhor forma de cuidar do seu cão e apenas desfrutar dos prazeres de se ter um animal de estimação.

Quando o assunto é alimentação, temos que ter muito cuidado para dar o tanto certo de ração para o cachorro, na frequência certa. Dar comida demais ou com uma frequência muito alta pode leva-lo à obesidade, e o contrário pode leva-lo à má nutrição. Cachorros precisam ter uma dieta balanceada levando em conta a quantidade de calorias e de nutrientes diárias que ele está ingerindo.

quantidade de ração

Quantidade e Frequência Ideal

A quantidade de calorias que um cachorro precisa ingerir por dia depende de seu porte, da sua raça, da sua idade (se for fêmea, se está grávida ou não) e do quão ativo ele é. O ideal é comprar rações que são específicas para a idade, o porte e a raça de seu cão e seguir as orientações que o produto traz, mas existem algumas orientações básicas que você pode seguir.

Os filhotes comem de três a quatro vezes ao dia e deve-se ir diminuindo a frequência com que são alimentado à medida que crescem. O ideal é ir diminuindo a frequência gradativamente até ele chegar ao primeiro ano de idade, que é quando normalmente ele passa para a ração para adultos (mas isso depende muito da raça e do porte do seu cachorro, informe-se com o criador do seu cão, o veterinário ou mesmo os kennel clubes especializados na raça do seu cão).

  • 1kg – 55 gramas ou 5/8 xícara
  • 2kg – 95 gramas ou 1 xícara
  • 3kg – 125 gramas ou 1 1/4 xícaras
  • 4kg – 160 gramas ou 1 5/8 xícaras
  • 5kg – 185 gramas ou 1 7/8 xícaras
  • 10kg – 315 gramas ou 3 1/4 xícaras
  • 20kg – 530 gramas ou 5 1/3 xícaras
  • 30kg – 715 gramas ou 7 1/4 xícaras
  • 40 kg – 890 gramas ou 9 xícaras
  • 50 kg – 1050 gramas ou 10 2/3 xícaras

frequência de ração

Para os Adultos

Quando adultos os cães comem duas vezes ao dia e pode-se começar a dar ração para cachorros adultos. Não se pode continuar alimentando seu cachorro com a mesma frequência que quando era filhote, caso contrário o cachorro pode ficar obeso e sofrer várias complicações advindas dessa condição. Não alimente seu cachorro à revelia, sempre que ele pedir enquanto vocês comem na mesa. Isso deixa o cachorro mal educado, sempre pedindo comida quando algum humano estiver comendo perto dele, ficando inconveniente.

Isso também desestrutura sua rotina alimentar e sua dieta balanceada. Quem não gosta da ideia de dar ração para seus cães, deve ainda seguir essas orientações e não dar comida para o cachorro fora dos horários estabelecidos. Existem especialistas em nutrição para cachorro que podem sugerir vários tipos de cardápios balanceados para seu cão e irá lhe instruir em como alimentá-lo com comida natural. Mas, mesmo com a comida natural, um filhote deve ser alimentado com a frequência de três a quatro vezes por dia, na quantidade especificada pelo especialista de acordo com a raça e porte do animal e quando adulto, o cachorro deve ser alimentado somente duas vezes ao dia.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (4)

  1. Daiane
    31/07/2015 at 21:49

    Olá boa noite!! A xícara que devo usar para medir a ração do meu filhote pode ser medida com uma xícara de Nescafé aquelas vermelhas comum a raça e maltes…. Desde já obrigado!!

  2. Fabiane
    30/11/2013 at 13:57

    Olá, boa tarde!!! Tenho um Shih Tzu filhote e a quantidade diária recomendada a ele, de acordo com a idade e peso, indicado no verso do saco da ração (Royal Cannin) é 30g diários. Como posso medir essa quantidade???

  3. Elaine Aparecida Olimpio
    30/10/2013 at 22:39

    maravilhoso de grandes explicaçao perfeito .

  4. Elaine Aparecida Olimpio
    30/10/2013 at 22:38

    enviem tudo sobre cachorro para mim pois to fazendo um curso de auxiliar veterinario e td me entereça .obrigada.