Tudo sobre pets

Filtros para Aquário

Conheça os tipos de filtros para seu aquário.

Artigo publicado por Maria Paula

Todos os aquários necessitam de filtragem biológica e mecânica para manter um ambiente saudável. O filtro de aquário também auxilia a gaseificar a água. Para manter, efetivamente, um aquário, um filtro deve limpar toda a água do tanque em um mínimo de quatro vezes a cada hora. Para pequenos e médios aquários as melhores opções são filtros de energia ou um UGF, enquanto que os filtros canister são melhores para a aquários grandes.

filtro para aquário

Filtros de Canto

Foram os primeiros filtros de aquário disponíveis para aquários domésticos. Embora não tão frequentemente utilizados como no passado, eles são muito baratos e pode ser carregados com uma variedade de materiais no seu meio.

Os filtros de canto são muitas vezes utilizados para tanques de hospital (usados para separar peixes doentes) porque os proprietários dos peixes não querem investir muito dinheiro em um tanque que é usado com frequência. Seu fluxo de entrada é menos potente o que os torna popular para uso em tanques de criação com pequena quantidade de animais.

Filtros Canister

São filtros de aquário poderosos e mais adequados para médios e grandes aquários principalmente porque ficam no exterior do tanque. Adicionando um biowheel (equipamento semelhante a uma roda d’água) aumenta a capacidade de filtração do filtro biológico aquário. Do lado negativo, os filtros canister são difíceis de desmontar para uma limpeza e manutenção, assim como preparados e depois reiniciados.

Filtros fluidizado

Relativamente novo, estes filtros de aquário são filtros biológicos muito eficientes, utilizando areia como meio arquivador. As pequenas partículas proporcionam uma maior área de superfície para as colônias bacterianas. Embora isso leve um pouco há mais de tempo para amadurecer o filtro fluidizado é um excelente filtro biológico, que pode ser usado em qualquer tamanho de aquário.

Aquario colorido

Filtros de energia

Sem dúvida os filtros de energia são os filtros de aquário mais comumente usados. O filtro de alimentação padrão é deslocado para a parte de trás do aquário, é simples de instalar, fácil de manter, e fornece uma filtragem mecânica e química.

Filtros de esponja

O filtro de esponja é montado sobre o tubo de uma bomba de ar. Como a água é forçada a passar através dela, as bactérias se desenvolvem e estabelecer uma filtragem biológica. Filtros de esponja também fornecem filtragem mecânica, embora eles entopem rapidamente se houver excesso de detritos. Eles são excelentes para os tanques com alevinos, pois a esponja impede jovem alevinos de ser sugado pela bomba.

UGF (Filtro de Cascalho)

O UGF (Filtro de Cascalho) é outro filtro de aquário que tem sido utilizado por um longo tempo. Ele utiliza um filtro de placa que é colocada sob o substrato e, em seguida, uma bomba de ar é utilizada para puxar a água do aquário para baixo através do substrato, tendo o material particulado com ela. O UGF é barato, fácil de configurar e uma vez em uso, é relativamente livre de manutenção. Por outro lado tendem a obstruir e não são uma boa escolha para um aquário com plantas vivas.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário: