Tudo sobre pets

Filhote: Quando Começar a Adestrar

Saiba qual a idade certa para começar a adestrar seu cachorro.

Artigo publicado por Maria Paula

O adestramento de cães filhotes é o mais indicado, esperar que eles cresçam e cheguem na fase adulta, pode tornar a aprendizagem mais difícil. É importante esperar apenas 45 dias após seu nascimento para começar o adestramento. Não treinar o cachorro quando filhote pode permitir que ele crie maus hábitos, além de se tornar um cão sem limites.

O adestramento é uma forma de exercício físico e mental nos cachorros, por isso quando feito nos primeiros meses de vida, o cérebro se desenvolve melhor, sem contar que é a fase em que o cachorro está mais apto a receber informações. Durante o adestramento, é importante respeitar os limites do animal.

filhote adestrado

Seu cão é guloso quando filhote

A melhor e mais usada forma de adestramento é por reforço positivo, também conhecida como recompensa. Para que o filhote faça determinado movimento como sentar ou deitar apenas ao seu comando, o dono ensina e quando ele faz corretamente ganha um biscoito ou petisco. Assim ele associa o comportamento e obediência a coisas boas. O filhote costuma ser mais guloso que cães adultos, por isso é mais fácil fazer seu treinamento. É preciso apenas cuidado para não desequilibrar sua alimentação normal com os biscoitos ou petiscos.

Uma questão abordada no adestramento de filhotes é a falta de coordenação motora um pouco presente neles. Isso pode ser um ponto positivo para o aprendizado. Fica mais fácil para que consigam fazer movimentos como sentar ou deitar, e eles crescem já aprendendo como fazer da melhor forma. Por ser um exercício físico, isso ajuda a crescerem fortes.

Os filhotes costumam desafiar menos a autoridade de seus donos que os cães adultos, outro ponto positivo para serem adestrados cedo. Eles aprendem desde cedo a respeitar limites, e quando crescem, as chances de se tornarem agressivos são muito pequenas.

cachorro filhote

Donos dos Cães estão mais Motivados

Adestrar filhotes de cães pode infelizmente ser apenas uma empolgação dos donos em um primeiro momento. Com o tempo, o filhote começa a perder a atenção que recebia inicialmente, o que pode ser prejudicial. Por isso é importante manter uma rotina, inclusive quanto à atenção dada a ele e adestramento, para que ele cresça saudável e obediente. Isso torna a convivência dos cachorros com a família, exemplar.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (2)

  1. Marcio
    11/11/2015 at 21:31

    Muito bom seu artigo… adorei!!
    Eu conheço um curso completo onde aprendemos tudo sobre adestramento de cães. São treinamentos básicos, fáceis e de simples execução. Nele aprendemos a ensina-los a deixar de destruir as coisas, a latir só quando necessário, e fazer suas necessidades no lugar certo!
    Se alguém tiver interesse em saber mais esse é o site:
    http://hotmart.net.br/show.html?a=U4094051U

  2. Luciana silva de oliveira
    07/09/2013 at 16:54

    Eu tenho um caõ de quarenta e cinco dias gostaria de adestrar ele e muito caro gostaria de uma resposta