Tudo sobre pets

Filhote não Quer Comer

Confira o que ser Filhote Não Quer Comer.

Artigo publicado por Maria Paula

Quando adotamos ou ganhamos um filhote de cachorro em casa, temos uma grande, mas adorável responsabilidade em nossas mãos. O filhote de cachorro precisa de treino, carinho, cuidados com a higiene e também com a sua alimentação.

filhote comendo

Um dos maiores problemas que os donos de filhotes encontram é em questão à alimentação. Existem muitos fatores que levam os filhotes de cachorro a não querer comer. O cachorro pode ter sido desmamado mais cedo do que deveria, ou ter acabado de ser desmamado e ido para seus cuidados e ainda está estranhando ração e comida. Caso o filhote tenha estado em um canil, ele pode estar estranhando a ração que você está dando.

Os filhotes que estão começando a comer ração, podem achar ela muito dura ou não gostar do cheiro. Algumas vezes pode ser algum tipo de parasita ou infecção por bactéria; nesse caso, procure outros sinais de que o cachorro está infectado (desânimo, diarreia, coceira, tosse, ou outros) e fale com seu veterinário.

O Que Fazer Quando Seu Filhote Não Quer Comer

Uma das causas mais comuns com os filhotes que não querem comer é o estranhamento da nova casa e da nova alimentação. Apesar de ser um problema “normal”, você não pode deixar o cachorro se “acostumar” ou “se curar sozinho”, porque filhotes precisam comer muito por estarem em fase de crescimento e essa falta de apetite, se durar muito, pode prejudicar seu desenvolvimento.

É muito importante que o desmame do filhote seja feito de forma gradual, oferecendo a nova comida junto com o leite da mãe. Caso seu filhote tenha acabado de ser desmamado e feito isso de forma brusca, experimente dar leite especial para filhotes que estão sem mãe (você pode encontrar nas pet shops, não dê leite de vaca ou cabra, faz mal para o filhote) intercalando com a ração (mas não ao mesmo tempo), até que ele se acostume com a ração.

filhote não quer comer

A Mudança

Outro problema parecido é a mudança de ração do canil para a ração que você está dando. Verifique se sua ração é igual ao do canil, se não, experimente comprar uma igual, ou misturar a nova com a do canil que ele morava antes. Também tome cuidado para dar ao seu filhote rações especiais para sua fase de desenvolvimento.

Outra questão é o estranhamento da consistência da ração e do seu cheiro. Tente umedecer a ração com água filtrada, mas não encharque demais. Também umedeça a ração na hora que o cachorro for comer, caso contrário, ela fermenta e faz mal ao animal depois. O que ele não comer, jogue fora. Existem também em pet shops alimentos industrializados com cheiros mais apetitosos do que a ração que podem ser misturados nela até o filhotinho se acostumar com a ração.

Caso você seja adepto a alimentação natural, converse com um nutricionista, o filhote precisa de muitas calorias e muitos nutrientes e não pode comer igual a você e sua família. Peça para o nutricionista para cães e gatos fazer um cardápio para o seu filhote e veja como ele reaja.

Caso nenhum dessas dicas dê certo, fale com seu veterinário.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães





Envie seu comentário: