Tudo sobre pets

Erlichiose ou Erliquiose Felina

Mesmo conhecida como doença de cães, a erlichiose ou erliquiose pode atacar também gatos.

Artigo publicado por Maria Paula

Mesmo com o nome de doença do carrapato do cão, a Erlichiose  ou Erliquiose, também afeta os felinos. Eles não estão livres de pegarem carrapatos e serem infectados. Inclusive, os donos podem contrair a doença, uma vez que esta é uma zoonose, doença que passa do animal para o homem. Tudo por culpa de um carrapato. Quem tem gato precisa saber como evitar e como cuidar em caso de erlichiose ou erliquiose felina.

erliquiose em gato

O que é a Erlichiose ou Erliquiose em Gatos?

O nome popular desta zoonose é doença do carrapato, ela é uma doença infecciosa causada por uma parasita de nome científico Rickettsiaceae. Ele está presente no carrapato infectado, e quando este pica o gato parasita, ataca os seus glóbulos brancos causando anemia. A doença do carrapato em gatos é mais difícil de acontecer, mas não é impossível. O carrapato vermelho Rhipicephalus sanguineus é o agente transmissor.

Como é Transmitida?

A transmissão da erlichiose é feita pelo carrapato infectado com a doença. Ele pica o gato que fica infectado. A doença pode passar para o carrapato quando ele pica um animal infectado.

Sintomas

Os sintomas da Erlichiose felina podem e devem ser observadas pelo seu dono, se tiver como determinar o prognóstico cedo, a doença causa menos mal ao animal. Os sinais clínicos da Erlichiose felina são: febre, anorexia, fraqueza muscular, secreção nasal purulenta, insuficiência hepática e renal. O veterinário consegue comprovar a doença através de exames como hemograma. No gato, não precisam aparecer necessariamente todos os sintomas, apenas alguns deles, e deve-se procurar um profissional rapidamente.

erlichiose

Tratamento

O veterinário é quem sabe como tratar a Erlichiose (Erliquiose) nos gatos com precisão. O tratamento começa pela retirada dos carrapatos, em seguida são usados antibióticos. Por causar anemia, prevenir e tratar são medidas importantes pois a Erlichiose é uma doença que tem cura.

Prevenção

Os métodos de prevenção são importantes para não ter que recorrer a um tratamento no futuro. A principal medida de prevenção da doença do carrapato em gatos é manter uma boa higiene do animal, observar se existem carrapatos, e usar carrapaticidas adequados a eles uma vez por mês. Caso o animal tenha tido carrapatos, o tratamento preventivo para que ele não volte a desenvolver é desinfetar o local de convívio. Quando o carrapato não está no gato (hospedeiro), eles podem se alojar em vãos de pisos, batentes de portas, tapetes, sofás. O carrapaticida feito para estes locais deve ser utilizado.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Gatos




Envie seu comentário:


Comentários (5)

  1. ana paula
    28/11/2013 at 19:13

    quero SABE COMO SABE SEU CACHORRO ESA COM AH DOENÇA DO CARRAPATO E COMO E COMO CUDA……….QUAL REMEDIO DEVO USA E CAS CARRAPATO EM CACHORRO OU EM GATO

  2. ana paula
    28/11/2013 at 19:09

    quero SABE COMO SABE SEU CACHORRO ESA COM AH DOENÇA DO CARRAPATO E COMO E COMO CUDA……….

  3. renata silva iacona
    07/09/2013 at 21:25

    eu gostaria saber como eu posso saber se o meu gato está com carrapato pois o pelo da cabeça dele está meio grosso e eu gostaria de ficar ciente do que ele pode ter antes de eu levar ele a um veterinario porque ele nao sai de casa eu estou muito preucupada

    • giovanna
      29/09/2016 at 13:43

      carrapato e maior que a pulga pode vir no sapato sem que agente perceba leve seu gato logo ao veterinario porque se o carrapato estir inctado ele pode vir afalecer e os sintomas sao inpercepitiveis minha gtinha de 1 ano morreu esses dias por causa dessa praga !!!!! estou sem chao

  4. Bruna
    30/08/2013 at 18:38

    Carrapatos são realmente um incomodo que pode ser muito perigoso. E assim como você disse que as vezes nem tem carrapato no seu gato, mas pode estar por toda casa. Um produto super pratico que eu sempre uso é o Frontline Spray – http://www.petscao.com.br/medicamentos/anti-pulgas-e-carrapatos/frontline-spray-100-ml/
    e resolve mesmo, tanto para pulgas quanto para carrapatos