Tudo sobre pets

Erlichiose ou Erliquiose Canina

Saiba mais sobre a Erlichiose canina, mais conhecida como a doença do carrapato

Artigo publicado por Maria Paula

Conhecido popularmente como doença do carrapato, ela afeta principalmente o cachorro. De nome cientifico Erlichiose (Erliquiose), ela chega até os cães através dos carrapatos que os usam como hospedeiro. Para evitar que seu animal de estimação sofra com esta doença, é preciso ter cuidados e conhecer como combater esta praga.

Sick dog

O que é a Erlichiose ou Erliquiose em Cães?

Para saber como combater é preciso primeiro saber o que é a Erlichiose. Esta doença é infecciosa, transmitida por um parasita que pode estar presente nos carrapatos da espécie Rhipicephalus sanguineus, conhecido como carrapato vermelho. Quando esta bactéria entra no corpo do cachorro, ela invade os glóbulos brancos, e chega a causar anemia. A doença do carrapato em cães é comum, pois este é o animal preferido como hospedeiro desses carrapatos, que habitam áreas urbanas.

Como é Transmitida?

A transmissão da Erlichiose canina acontece quando o carrapato infectado pica um cachorro saudável. Portanto, este inseto é o agente transmissor, e ele pode receber o parasita quando pica um cachorro infectado.

Sintomas

Para ajudar seu cachorro, é importante estar atento aos sinais clínicos da Erlichiose canina, para que ele possa receber auxílio imediatamente. Os sintomas da Erlichiose canina são: febre, redução de peso, letargia, secreção nasal purulenta, tremores musculares entre outros. Ainda pode surgir depressão, hemorragias, edema de membros, anorexia e mucosas pálidas.

Tratamento

O tratamento começa com a análise do animal, apenas o veterinário tem como determinar o prognóstico da doença, ele realiza exames laboratoriais, como o hemograma. Em seguida se inicia o tratamento para a doença do carrapato com o uso de antibióticos. Os donos precisam, portanto, sempre fazerem visitas regulares ao veterinário para que ao surgimento de doenças como esta eles tenham como tratar a Erlichiose (Erliquiose) nos cachorros. Uma doença que tem cura quando bem tratada. Quando a doença avança muitas vezes o animal precisa fazer uma transfusão sanguínea.

doença do carrapato

Prevenção

Os donos têm como evitar que o seu cachorro pegue ou não tenha novamente a doença do carrapato. A melhor forma de prevenção da doença do carrapato em cães é sempre ter cuidado com eles, manter a higiene em dia, e usar carrapaticidas ao menos uma vez por mês. Quando o cachorro já teve carrapato e agora está sem, o tratamento preventivo se dá não apenas no cachorro, mas também no ambiente em que ele vive. Um dos métodos de profilaxias mais importantes neste caso é usar carrapaticidas no ambiente como nos vãos de pisos, batentes de portas, forros do teto, tapetes, sofás e quaisquer outros locais que o animal tenha tido contato. Quando não estão no hospedeiro (cachorro), o carrapato fica localizado em lugares como os citados.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (3)

  1. Sergio
    24/12/2013 at 02:55

    Temos uma cachorrinha podle, de 11 anos. A 5 dias, está sem apetite, e quando come, vomita. Está com a barriga inchada, e estamos tentando combater os carrapatos que apareceram. Demos o comprimido Capstar, e banho com shampoo carrapaticida, eles diminuem do corpo dela, mas não conseguimos eliminá-los. Está quase sem pelo, e muito fraca. Por favor nos ajude. Não temos condições de pagar um tratamento.

  2. letycia rocha
    21/12/2013 at 14:36

    a doença do carrapato tem cura em cachorros

  3. Dorinha Santos
    25/06/2013 at 20:50

    Tenho uma cadela pastor alemão contantemete esta cheia de carrapatos passo carrapiticida, aplico Ivomec,só que dura pouco de um mes logo em seguida esta cheia de novo de carrapatos grandes ,vermelho,e uns miudinhos pretos, existe coleira para isso acabar de vez com esses intrusos?
    Obrigada
    Aguardo anciosa por uma resposta