Tudo sobre pets

Doenças Transmitidas por Gatos

Cuide do seu gatinho se informando sobre as doenças que mais o atingem

Artigo publicado por Maria Paula

Os gatos não são cachorros pequenos, eles são animais muito diferentes dos caninos, tanto no comportamento quanto na fisiologia.  Desse modo, há doenças que ocorrem com mais frequência em gatos do que em cães, e também há doenças que ocorrem exclusivamente nos gatos domésticos. Um grande problema é que algumas doenças transmitidas por esses animais podem ser transmitidas para as pessoas, são as chamadas zoonoses. Isto é um grande problema de saúde pública, pois infelizmente há muitos animais abandonados nas ruas, o que os tornam mais susceptíveis a adoecerem e transmitir doenças para outros gatos, outras espécies de animais e aos humanos.

gatos transmitem doenças

Asma

A asma felina é um tipo de alergia que ocorre nessa espécie, geralmente é desencadeada por vírus, bactérias e cheiros de substâncias fortes. Existem raças de gatos mais predispostas a terem a asma felina, e o sexo também influencia, no caso as fêmeas tendem a terem mais a doença. O animal com asma possui sintomas que afetam o trato respiratório, como espirros, ruídos na respiração e tosse. O tratamento desta doença envolve tratar de doenças secundárias, uso de fármacos broncodilatadores e corticoesteróides, e a retirada de substâncias que causam essa alergia no gato.

Esporotricose

A esporotricose é uma zoonose, que significa que é uma doença que pode ser passada de animal para humano, e vice versa. Esta doença é causada por um fungo chamado Sporothrix schenckii, que é uma doença causada pelo contato com o gato e é inoculado no humano e em outros gatos através da arranhadura e mordedura do gato, pois o fungo possui tropismo por essas regiões do corpo do animal.

No Brasil há muitas regiões que possuem números altíssimos dessa zoonose, e não há um controle adequado através dos órgãos de saúde pública. Após a contaminação, os animais podem apresentar três manifestações da micose: A forma cutâneo localizada, cutâneo linfática e cutâneo disseminada. O tratamento é feito com medicamentos à base de iodeto de potássio e itraconazol, que são administrados via oral. Apesar de ter uma boa resposta com o uso dos medicamentos, o tratamento em geral é longo, e por isso necessita de um monitoramento das funções fisiológicas do gato.

Conjuntivite Infecciosa

Esta doença infecciosa pode ter causa bacteriana, viral e até  através de brigas entre animais que atingem o olho do gato. A Conjuntivite infecciosa atinge a conjuntiva, que é uma membrana que fica na pálpebra, causando uma inflamação local. O tratamento consiste em identificar o que causa a inflamação para escolher o antibiótico correto para o animal. É de extrema importância tratar corretamente o felino, pois a evolução da conjuntivite pode trazer sérios danos para visão do felino.

doencas transmitidas por gatos

Toxocariose\ Toxoplasmose

Dentre as doenças causadas por gatos,  a Toxoplasmose é uma doença que causa bastante polêmica em relação a sua transmissão. Ela é causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, que é transmitido para o gato através de hospedeiros intermediários pela ingestão de água, alimento e fezes contaminadas. Porém  o gato é acusado injustamente de ser o grande transmissor desta doença infecciosa porque é o hospedeiro definitivo da toxoplasmose, porém só se torna possível a infeccção através desse animal pela ingestão de fezes de gato contaminados com oocistos já esporulados. A toxoplasmose é uma zoonose, assim para sua prevenção é necessário tomar algumas medidas sanitárias como: lavar bem frutas e legumes, sempre lavar as mãos, deixar a carne bem cozida, de maneira geral  é necessário adotar medidas corretas de higiene.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Gatos





Envie seu comentário:


Comentários (9)

  1. Dafne
    29/08/2016 at 23:45

    Quero Saber Se Casalar Mata

  2. Osani Paulino Domingos
    10/08/2016 at 16:21

    Meu gato tem falta de ar.dificuldade de respirar.

  3. Fernando Camelo Rorigues
    28/07/2016 at 17:40

    Tenho uma gata de cor preta e olhos verde. Linda, Linda. sou verdadeiramente apaixonado pela gatinha, que apareceu um dia no jardim da minha casa e nunca mais saiu.A Chandu, é o nome que lhe dei, é muito apegada a mim, onde estou ela geralmente também está: no computador, no meu colo quando assisto a TV. Porventura, venha aparecer algum empecilho em que não possa conviver com a Chandu, com certeza irei sentir bastante

  4. fabio bastos
    26/07/2016 at 10:29

    meu sobrinho sofreu uma arranhada causada pelo gato. formou uma pequena ferida agora esta disseminando pelo corpo em forma de micose. alguem pode me ajudar?

  5. raquel
    06/02/2016 at 19:41

    eu sempre quis ter um gato mas eu nao tenho por causa disso

  6. jeane
    07/01/2014 at 08:19

    tenho um gato, minha filha esta constantemente enjoada ,vomitando ,dor de cabeca ;e segundo o medico com figado e baco auterado .um amigo me disse que talvez seja causado pelo pelos do gato isso e possivel

    • ana paula
      19/08/2015 at 21:28

      Sim, os pelo podem sim afetar probelams respiratorio e tambem o mau cheiro das fezes e da urina, causando enjoo, mau estar e tambem causa uma doença, t0csoplasmose.

  7. darci
    12/10/2013 at 19:14

    nao gosto de gatos dentro de casa

  8. Lara
    15/06/2013 at 21:01

    Eu tenho uma gata da raça siamês que ficou com conjuntivite e eu tinha um colírio especificamente para esse uso que apliquei nela e ela teve melhoras rápidas, na época eu não conhecia nada sobre zoonose mas graça a minha atitude rápida a doença não evoluiu