Tudo sobre pets

Doenças em Cães Mais Velhos

Conheça as Doenças Em Cães Idosos.

Artigo publicado por Maria Paula

Os cães envelhecem mais rápido do que nós. Com uma vida média de doze a quinze anos, um cachorro começa a envelhecer entre os sete e os oito anos. Alguns animais podem demorar um pouco mais para envelhecer; os cachorros de pequeno porte, por exemplo, vivem mais e envelhecem mais devagar, alguns chegando aos dezoito anos ou até mesmo vinte. De qualquer forma, perto dos oito anos de idade, um dono de cachorro deve ficar atento às doenças que o cão começa a desenvolver, pois elas podem ser doenças geriátricas, ou seja, doenças típicas de cães idosos.

cão idoso

Quando seu cão chegar próximo a essa idade, leve-o ao veterinário frequentemente para check ups, pois muitas dessas doenças respondem melhor ao tratamento nos primeiros estágios. Veja algumas das doenças mais comuns em cães idoso.

Doenças Cardíacas

Um grande número de cães idosos sofrem de alguma alteração no coração, principalmente nas válvulas. Alguns conseguem viver confortavelmente com essas alterações sem desenvolver nenhum sinal de patologia, outros apresentam sintomas de cardiopatias, ou seja, doenças do coração. Esses sinais são fáceis de reconhecer se você é bem informado, o que infelizmente, a maioria dos donos não é.

Caso seu cachorro fique cansado demais depois dos passeios, começa tossir de forma que parece engasgo depois de exercícios, se sua língua fica com um tom roxo quando excitado e ele ofega muito nas mesmas situações, seu cachorro pode ter uma cardiopatia. Ele precisa ser levado a um veterinário e submetido a um eletrocardiograma. Os sintomas desaparecem com medicamentos apropriados, prolongando sua vida. Os donos devem tomar cuidado para não deixar o cão ficar acima do peso e a não submetê-lo a longas caminhadas a não ser que o cachorro se mostre estar bem durante o exercício.

boxer idoso

Insuficiência Renal Crônica

Quando o rim do cachorro já não funciona direito e não mais filtra o sangue como antes, também não consegue mais reter água. Os sintomas são emagrecimento, urina volumosa, perda de apetite, anemia, vômitos e ingestão exagerada de água. A insuficiência renal comumente leva o cão à morte; mas se identificada precocemente, ele pode ter uma sobrevida com uma dieta selecionada. Também pode passar por hemodiálise e transplante renal.

Catarata

Condição em que o animal perde a visão gradativamente, a catarata é caracterizada pelo cristalino ficando translúcido ao invés de transparente; com o desenvolvimento da doença ele fica totalmente opaco e o cão para de enxergar. O olho do animal apresenta manchas brancas quando observado à luz. O tratamento consiste em retardar a evolução da catarata, mas nem sempre isso é possível. Em caso de cegueira, o cão pode passar por uma cirurgia.

Doenças Ósseas

Vértebras da coluna calcificadas, hérnia de disco e artrose são doenças típicas de cães idosos. Caso seu cão comece a marcar sem ter passado por nenhum acidente, ter dificuldade de subir locais mais altos e pular, sente dor quando apalpado na coluna ele pode ter uma dessas doenças que podem se desenvolver até ele perder a coordenação de todos os seus movimentos. O tratamento pode ser cirúrgico ou com analgésicos, anti-inflamatórios e medicamentos que estimulem a fabricação de cartilagem. Também podem precisar de fisioterapia.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (3)

  1. Gilberto Cantana
    13/11/2015 at 07:16

    Bom dia Aguardo uma orientação, minha esposa estas sofrendo com a doença do cão de nome Baybe.

  2. Gilberto Cantana
    13/11/2015 at 07:14

    Meu cachorro sofre da problemas cardíaco, tem o coração crescido, segundo o médico que o atende desde a infância-animal, tem tido convulsões (toma um coquetel:gardenina, Lasix, forteko, pó-rim, gerioo e come ação k/d hill’s. A enfermidade acometida o meu cão, faz crescer o coração, segundo o médico fa esta afetando os rins e há suspeita de água no pulmão. hoje 13 faremos uma radiografia do pulmão e uma avaliação do quadro. Oque devemos fazer? Tem controle? Tem remédio para amenizar a tosse? Queremos orientações. Atenciosamente, Gilberto Santana, Rua Sitio Novo 533 – Pampalona, Feira de Santana, BA.

  3. Nica Leal
    21/07/2015 at 09:43

    Tenho uma Pinscher. Tem 12 anos, agora começou a aparecer dois caroços nas costa dela., isso poder ser o que?
    Aguardo resposta.

    Obrigada.