Tudo sobre pets

Doenças de Pele Canina

Aprenda algumas Doenças De Pele Canina.

Artigo publicado por Maria Paula

Infelizmente, doenças de pele não são incomuns em cães, e são um dos principais motivos de eutanásia e abandono de cães, o que é bastante triste já que muitas delas têm cura ou podem ser controladas. Cães sofrem de vários tipos de doenças dermatológicas, algumas delas sendo causadas por problemas nervosos como stress, outras por parasitas ou até mesmo herança genética. Muitas dessas doenças são evitadas com higiene adequada, o combate a pulgas e vermes feito com cuidado e um cachorro bem nutrido e saudável.

doença de pele canina

Confira as doenças de pele mais comuns em cães.

Sarna

Todo mundo já ouviu falar em cachorro sarnento, não é mesmo? Na maioria das vezes é um problema de cachorro de rua, mas pode atacar o seu cãozinho de companhia também. Existem vários tipos de sarna, as mais comuns sendo a sarcóptica e a demodécica. Ela aparece como bolhas na pele, vermelhidões e perda localizadas de pelo.

A sarcóptica pode ser transmitida ao homem, e esse é um dos maiores motivos por cães com sarna serem abandonados. Isso não é necessário, basta tratar seu cão o mais rápido possível, e caso pegue a sarna, ela também tem cura em humanos. Para tratar esse tipo de sarna, os especialistas costumam recomendar banhos e aplicações de produtos tópicos. Somente o veterinário pode receitar esses produtos, pois podem ser muito agressivos. Na maioria das vezes é preciso raspar todo o pelo do cachorro para facilitar o tratamento.

A sarna demodécica não é transmissível aos humanos, e sim entre cães e entre mães e filhos na amamentação. Ela começa sempre no focinho, espalhando-se pelo corpo gradativamente. Ela é causada por um microrganismo e, infelizmente não tem cura. Mas, essa sarna pode ser controlada. A sarna demodécica não causa coceira e pode ser fatal se o cão tiver infecções secundárias.

doença de pele

Dermatite Atópica

Dermatites são inflamações na pele, e seu cão pode ter vários tipos dessas doenças, mas a mais comum é a atópica que é causada por fatores ambientais que lhe causam uma alergia. Como exemplo desses fatores podemos listar produtos de limpeza, coleiras antipulgas, plástico de sua tigela de água e comida, dentre outros. Ela é muito comum em filhotes e cachorros até os dois anos de idade, quando ainda são sensíveis aos vários produtos e substâncias que temos em nosso ambiente.

Os sintomas são a coceira, a queda de pelo e vermelhidão na pele no caso da dermatite seca e uma infecção com pus que causa feridas gravíssimas, além da coceira. Essa doença não tem cura e deve ser tratada como uma alergia. O tratamento é composto de banhos, antialérgicos, pomadas com corticoides e, claro, diminuir a exposição do cachorro ao fator que causa a dermatite. No caso da dermatite úmida deve-se impedir que o cachorro lamba e morda a parte que coça mais para que não vire feridas muito grandes.

A dermatite costuma afetar focinho, olho, queixo, patas, coxas e a base do torso do cachorro. Os cães com subpelo têm mais propensão para a dermatite atópica úmida.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (3)

  1. joelma
    21/04/2014 at 19:20

    tenho uma vira lata de oito anos e faz dois anos q de vez em quando ela tem uma alergia que parece fungo,,mas ja descartei a hipótese pq tenho outras duas e elas não tem nada….

  2. Rosani Mertz
    20/12/2013 at 20:36

    Meu cachorro tem dois anos e esta com o corpo todo vermelho, principalmente em volta do focinho, regiao abdominal e patas. há dois dias esta apático nao quer brincar e hoje nao quer tomar agua,estou tentando dar no copo mas quando me ve sai desesperado, ta comendo a sopinha que fiz mas nao quer tomar agua da a impressao que dói estou nao sei o que fazer e nao tenho condiçoes financeiras para levá-lo ao veterinário e nao quero vê-lo morrer à mingua. Agradeço se puder me orientar.O Thor é muito especial e o Natal com ele doente será muito triste para mim e meus netinhos que gostam muito dele. Feliz Natal e obrigada.

    • sonia
      16/04/2014 at 12:56

      Meu cão tem 3 meses ,ele é branco de pelo curto ´ultimamente tenho observado que o focinho e o dorso esta um pouco avermelhado e eu tenho rec