Tudo sobre pets

Dicas para Deixar seu Cão Sozinho em Casa

Animais de estimação pode sofrer de ansiedade por separação

Artigo publicado por Maria Paula

Os cães são os melhores amigos do homem, convivem com a família, crescem junto com os filhos muitas vezes e acabam se tornando praticamente um membro familiar. Cachorros são totalmente sociais, por isso convivem tão bem com seus donos. Mas muitos cães podem acabar se tornando muito dependentes, e começam a sofrer quando são deixados sozinhos em casa. Por isso, vamos ensinar algumas dicas para deixar seu cão sozinho.

Cães podem chegar a ter a chamada ansiedade da separação, e na ausência do dono se sentirem frustrados, podendo destruir diversos objetos da casa, quando não se tornam apáticos ou ficam ferindo as próprias patas.

cão em casa

 

Atitudes importantes pro seu cachorro não sofrer

Alguns cuidados e hábitos podem ser feitos para diminuir a ansiedade de separação dos caninos. Sentir a falta excessiva pode até deixá-los com depressão, ou então eles começam a descontar sua frustração arruinando objetos da casa. Criar providências necessárias pode ser essencial para os donos que trabalham fora de casa, e precisam deixá-los sozinhos.

Dicas para deixar o cachorro sozinho e confortável

Algumas dicas podem ajudar a deixar o processo de despedida e ausência menos doloroso. Algumas como não supervalorizar a despedida, não delimitar o espaço dele quando não está em casa são algumas delas.

Dica 1: Não diga Tchau

Ficar dando tchau, beijos, olhando para trás enquanto se afasta pode dar a impressão aos cachorros que seu dono está angustiado com alguma coisa. Eles sentem isso e não à toa começam a latir, chorar e etc. O momento da saída dos donos deve ser feita de forma normal, simplesmente virando, abrindo a porta, e saindo. Como se nada estivesse acontecendo.

Dica 2: Controle-se para as “Festinhas” na Volta

Na hora do retorno, deve ser evitado fazer muito estardalhaço. O dono deve entrar, se trocar, agir normalmente e somente então abraçá-lo e fazer carinho, dando atenção. Isso evita que ele crie uma expectativa muito grande do retorno, e torne tudo uma situação normal.

Dica 3: Deixe brinquedos para mastigar

Alguns donos se perguntam: posso deixar algum brinquedo para ele em minha ausência? A resposta é: deve. Bolinhas, ossinhos, petiscos, entre outros. O brinquedo da ausência deve ser “especial”, um que não fique à disposição dele o tempo todo, apenas na ausência e em outros momentos determinados. Assim ele se distrai mais facilmente.

Dica 4: Deixe algo com seu cheiro

Uma dica que parece simples é deixar algum objeto pessoal como uma roupa com o cheiro do dono com eles, ou pelo menos próximo. Isso pode ajudar a diminuir a saudade.

cachorro sozinho

Dica 5: Cuidado com Brinquedos Perigosos

Tudo o que oferecer risco de engasgamento ao cachorro deve ser retirado de perto, como peças pequenas, brinquedos, fios, entre outros. Se ele passar mal, não terá ninguém para socorrer. Fios que ficam a fácil alcance devem ser tirados da tomada, e porta dos quartos e do banheiro devem ser fechadas.

Dica 6: Deixe o Local onde ele faz as necessidades aberto

O lugar onde ele faz xixi e coco deve estar sempre livre e fácil de acessar. Quando são filhotes e ainda estão aprendendo, devem ficar apenas na região onde foi decidido que ele fará suas necessidades.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. daniela
    08/12/2013 at 22:42

    Ola nossa as suas dicas vam me ajudar muito estou um pouco triste pois irei viajar e vou deixar me amigo sozinho em casa mas vira uma pessoa da familia cuidar dele todos os dias vou providenciar os briquedos obg