Tudo sobre pets

Dermatologista para Cães

Conheça os Dermatologista Para Cães.

Artigo publicado por Maria Paula

Muita gente acha que levar seus cães para o veterinário sempre ou que ele tenha veterinários especializados, como dermatologistas, é uma frescura, mas a verdade é que isso é um cuidado básico para seu cão.

Principalmente quem tem cães muito peludos ou raças mais suscetíveis a esses problemas (shitsu, Golden retriever, labrados, pug, lhasa e bulldogs) precisam ter um veterinário especializado nesse tipo de doença para fazer check ups no seu animal de estimação e prevenir problemas de pele futuros. Também há o fato de que seu cão tem uma probabilidade muito grande de desenvolver esse tipo de problema, e é bom ter um profissional confiável para trata-lo.

dermato para cães

Doenças de Pele Mais Comuns

Apesar dos cães peludos e as raças acima serem mais suscetíveis a doenças de pele, todos os cachorros podem ter problemas dermatológicos e precisar de um profissional especializado. Um dono cuidadoso, deve estar sempre atento a isso e levar seu cão a um especialista caso ele tenha uma das doenças de pele mais comuns em cães, ou ainda outras mais raras.

As doenças de pele mais comum são as alergias, sendo as mais frequentes no Brasil as causadas pela picada das pulgas. Além disso, seu cão pode sofrer de alergias causadas por ativos inalados como pólen, bolor e ácaro ou uma alergia alimentar. A maioria dessas alergias irão se expressar em coceiras na pele, vermelhidões e algumas vezes feridas.

A sarna, é uma das doenças mais comuns em cães, não só dentre as patologias dermatológicas. Ela pode ser do tipo seca ou úmida, a primeira sendo caracterizada por coceira, vermelhidão e queda de pelos. A segunda, a úmida, é mais perigosa pois causa uma coceira mais intensa e feridas cheias de pus e, muitas vezes, com a carne exposta, pois o cachorro morde e lambe a ferida o tempo inteiro.

Outros problemas dermatológicos que atacam muitos cachorros são as micoses superficiais; as piodermites, que são infecções bacterianas na pele e aparecem muito comumente como infecção secundária; problemas hormonais que podem levar a piodermites crônicas ou recorrentes, queda de pelo e alteração da cor da pelagem.

dermatologista canino

Para tudo isso é preferível ter um veterinário especialista em dermatologia para fazer o tratamento do seu animal.

Onde Achar um Bom Dermatologista

Hospitais veterinários são os melhores locais para achar bons dermatologistas para cães. Nos hospitais há equipes completas e preparadas para tratamentos de urgência ou não. Os dermatologistas dos hospitais veterinários também costumam ser mais experientes. Caso os dermatologistas do próprio hospital não possam cuidar do seu cão, eles conhecerão quem possa.

Outro recurso é procurar a Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária e a Associação Brasileira de Dermatologia Veterinária para achar profissionais na sua cidade. Procure os que tenham escritos estudos de caso e tenha uma carreira científica mais proeminente, com bons resultados.

As clínicas veterinárias gerais também podem dar esse tipo de informação, eles podem já ter um profissional especializado na clínica ou algum para quem eles recomendam seus pacientes quando eles precisam de um dermatologista. Pesquise à respeito dos dermatologistas e dos casos que eles já atenderam e contate o mais recomendado pelas clínicas.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães





Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. Erineo
    09/09/2013 at 13:47

    Tenho um problema com minha pincher ela tem 2anos e nascem bolhas de pús toda vez que ela tem contato com roupas de cama não sei se é isso mais parece ser quero tratar como posso achar um lugar especializado moro em bemfica Rj