Tudo sobre pets

Cuidados com uma Iguana de Estimação

Para cuidar de iguanas você precisa seguir algumas recomendações. Confira as principais dicas de especialistas.

Artigo publicado por Maria Paula

As iguanas podem ser bons animais de estimação, porém é importante você conhecer alguns cuidados necessários para ter um animal desses em casa. Apesar de não precisar dar grandes passeios e nem treina-las, é importante ficar atento as preocupações que o IBAMA pede, ainda mais se tratando de um animal desse porte.

Você deve ficar atento as três áreas importantes que é em relação a comida dela, o abrigo e também as suas necessidades físicas. Se você tratar bem seu animal de estimação, no caso um iguana, ela pode chegar a viver até os 20 anos. Mas, antes de comprar a sua, veja algumas dicas de como se cuidar dela de forma correta.

iguana domesticada

Em relação a habitação

Bom, as maiorias das iguanas vivem feliz e tranquilamente em um terrário. Ao adquirir o seu, é importante certificar que ele tem um tamanho suficiente para que caibam a iguana e também alguns suprimentos que necessitam ser colocados na gaiola com ela. Lembre-se sempre que elas vão crescer, por isso é necessário ter um espaço adequado.

É importante colocar no chão do terrário algo para cobrir o fundo, que deve ser lavado diariamente e também substituído. As fezes da iguana são removidas também todos os dias. Lembre-se de olhar as coisas que você coloca lá, veja se a iguana não vai comer aquilo.

Elas amam a luz do sol, assim você jamais poderá deixar ela em um ambiente escuro e sem iluminação. Uma das principais atividades das iguanas é subir em troncos para desfrutar a luz do sol. Se não for possível deixar ela perto de onde vem a luz do sol, compre uma luz artificial numa loja de animais.

Em relação a alimentação

Elas amam comer verduras de qualquer tipo, portanto se você quer ter uma iguana em casa, é necessário ter várias verduras em casa. Verduras como, folhas de couve, dente de leão, coentro e nabos. Algumas frutas e legumes também poderão ser ótimas opções para esses animais de estimação.

Algumas gostam muito de cenouras em maçãs, outras até comem um pimentão. Em relação a água ela deve ser doce e abundante, lembrando sempre de colocar uma dose semanal de cálcio, para assim manter a saúde estável da sua iguana.

Iguana em cativeiro

Unhas da iguana

Chegamos a uma parte bem importante, pois esse tipo de animal tem tendência a ficar com as unhas pontudas e muito longas, assim quando elas ficam bem afiadas, é perigoso acontecer um acidente e você ser arranhado.

Mas, calma que a dica é simples; basta colocar uma casca de árvore junto da sua iguana, assim enquanto ela se diverte com casca, suas unhas vão sendo desgastadas continuamente, até um tamanho adequado, sem riscos a você.

Como segurar uma iguana

Esse é um ponto interessante também que muitos tem dúvida. Você deve ter um cuidado imenso ao segurar uma iguana. Ela também unhas e medidas longas, e pode utilizar a sua cauda como arma fácil, se for atingido uma vez não vai querer outra.

A dica é segurar firmemente na parte posterior e mantendo perto do seu braço, algumas pessoas recomendam usar até uma toalha envolvendo ela. Cerifique então que a sua cabeça está virada para si, assim você não toma uma caudada.

Bom, essas são as dicas básicas e mais simples! É importante dar liberdade a sua iguana, deixando ela em um ambiente mais estimulante, que não cause situações estressantes. Se seguir esses cuidados, certamente ela viverá mais.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. christian
    07/12/2013 at 18:18

    olá,tudo bem? bom,sera que posso criar uma iguana em um aquario?