Tudo sobre pets

Cuidados com o Cachorro no Verão

Métodos de prevenção para problemas de saúde em cães expostos a muito calor.

Artigo publicado por Maria Paula

Nestas épocas mais quentes do ano, é preciso ter alguns cuidados com seu cão, para protege-lo de possíveis insolações ou calores excessivos que podem causar vômitos e mal estares em seu animal, e embora seja uma ótima época para caminhadas e passeios, é preciso que o dono fique atento aos horários mais propícios para tal atividade, assim também como manter seu animal hidratado pode ser uma pratica indispensável par o bem estar do mesmo.

cachorro tomando banho

Alguns Sinais Que Devem Ser Observados

Em alguns casos de febre alta, taquicardias ou vômitos, podem indicar que seu cão está com insolação e isso significa que ele deve ir imediatamente para o médico, isso acontece com a exposição excessiva de seu cão ao sol, então no caminho procure hidratar bem seu cão com muita água, seja oferecendo para ele beber, como também em compressas de toalhas úmidas em áreas sem pelo no corpo do seu cão.

Para evitar esse agravamento, observe em seus passeios os momentos em que seu cão estiver ofegante, é uma prática que eles utilizam para se refrescar, por isso se observar esse comportamento em seu cão, leve-o imediatamente para beber água, e para locais frescos que tenham sombra.

Horários Certos

Depois do pôr-do-sol, é o horário ideal para passeios tranquilos sem preocupações, reduz os riscos de insolação, em especial para cães obesos. Em regiões de muito calor, os melhores horários para seu cão estar ao ar livre varia de antes das 9 horas da manhã e depois das 18 horas da tarde, e é importante lembrar que o cão fica muito mais próximo do chão do que nós, então ele sente muito o calor do chão ou do asfalto, por isso fique atento a esse detalhe antes de sair de casa.

Deixe tigelas de água sempre disponíveis para seu cão no jardim ou dentro do canil, seja aonde seu cão estiver, assim também como é muito importante levar garrafas de água nos passeios, garanta a hidratação de seu cão seja aonde ele estiver.

Dicas Para Amenizar o Calor

Brinquedos gelados são uma boa opção para reduzir o calor e refrescar o dia do seu cão, utilize brinquedos que possam ser enchidos com água gelada ou gelo, ou utilize ração umedecida congelada para que ele passe algum tempo lambendo, isso pode refrescar muito seu cão.

Brincar dentro de casa também é uma opção muito refrescante, utilize esteiras para animais, ou no mínimo deixe ele tirar uns cochilos dentro de casa, assim ele fica menos tempo exposto ao sol e ao calor excessivo dessas épocas do ano.

cachorro passeando no verão

Cuidados Específicos

Algumas raças de cães precisam de cuidados especiais, como por exemplo os de focinhos curtos, que são os braquicefálicos, eles possuem a área de superfície e traqueias menores do que o normal, e por isso correm o risco de até falecer se muito expostos ao sol. Isso é muito comum em raças como, boxer, buldogue Inglês, buldogue francês, pug, Boston terrier, entre outros com as mesmas características.

Os cães de pelagem curta tendem a absorver mais o calor, por isso é preciso manter um cuidado especial com eles, principalmente os de pelagem branca, que são os que são mais vulneráveis a câncer de pele, sendo que a proteção deve ser redobrada nas partes do nariz e nas orelhas, além disso, é preciso também prestar atenção nos cães que adoram deitar de costas no sol, o que pode ocasionar câncer na barriga, algo muito comum, que requer todo cuidado necessário.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. Márcia Rejane de Freitas
    14/03/2016 at 12:24

    Foi muito importante para o meu conhecimento.