Tudo sobre pets

Como Treinar o Cachorro a Sentar?

O comando “Senta” pode ser entendido pelo cachorro facilmente, mas para isso é preciso seguir alguns processos.

Artigo publicado por Maria Paula

Tem muitas pessoas que treinam de forma errada o cachorro, e não conseguem fazer com que ele obedeça aos comandos. é preciso entender que os animais não entendem milagrosamente os recados de deitar e sentar, você pode insistir o quanto quiser, se não houver um método, não adiantará nada.

Mas, então qual a técnica para o meu cachorro me obedecer, e seguir os meus comandos? É preciso ter em mente que o cachorro aprende através de repetições e articulações, você deve seguir dois princípios básicos para ensinar os movimentos para o seu cachorro. O  primeiro deles, é ter paciência e segundo é paciência também, pois eles aprendem com o tempo e muitas repetições.

cachorro sentando

Comando “Sentar”

Ao começar o treinamento com o seu cão, o comando “sentar” deve ser o primeiro ou um dos primeiros a ser ensinado. É um comando mais simples mas o treinamento do cão obedece a uma ordem crescente de complexidade, por exemplo, você jamais conseguirá ensiná-lo a buscar o frisbee, sem antes ensinar o seu bichinho a sentar. As vezes o animal é mais rápido e faz o trabalho de debruça nos obedecendo de primeira, porém tem alguns cães que não obedecem.

É importante não causar desconforto em nosso companheiro e muito menos obrigar a ele a fazer o que não quer. Vamos aprender através de técnicas simples, a como treinar ele a sentar em pouco tempo.

comando sentar

Treinamento

  • Primeiramente você deve segurar um petisco acima da cabeça do seu animalzinho, assim quando ele sentar, você poderá presenteá-lo. É interessante ressaltar que como é inicio do treinamento, você pode sem problema nenhum dar o petisco ao animal sem que o mesmo sente, pois a primeira preocupação é que ele vá se adaptando ao treinamento.
  • Por enquanto ainda não podemos dar o comando “senta” que pode ser modificado para outro sentimento. Assim, quando ele sentar, dê o petisco. Se ele, por acaso continuar sentado, a dica é andar um pouco para que ele te acompanhe. Repita então esse exercício até que ele aprenda a sentar várias vezes. A hora que ele ficar craque, comece a recompensá-lo.
  • O segundo exercício começa com o comando de voz. É importante lembrar que o comando “Sen-ta” possui dois fonemas. Assim você deve frisar bem o primeiro SEN, tentando ao máximo relacionar o comando ao ato de sentar.
  • O procedimento então é dar esse comando sem erguer a recompensa e se ele obedecer ao comando sentando, aí sim você entrega o presente. Agora se ele não entender muito bem o que você quer dizer, o jeito é erguer o petisco. Conforme os treinamentos forem sendo executados, chegará o momento em que você irá dar o comando sem a necessidade do petisco. Mas, para que isso aconteça, é necessário seguir os passos corretamente, sem pular fases.
  • A paciência e calma são os únicos segredos para que o cachorro comece a obedecer os seus comandos. Se você ver que ele não está interessado, é melhor não forçar, para que assim ele não fique estressado, o que piora muito o adestramento. Procure despertar o interesse do seu bichinho, fingindo estar ignorando ele, por exemplo. Não é fácil, mas com calma você consegue.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: