Tudo sobre pets

Como Treinar o Cachorro a Ficar Quieto

Dicas para treinar o comando "fica" ao seu cachorro.

Artigo publicado por Maria Paula

Para treinar seu cachorro a ficar quieto é preciso primeiro educá-lo, e treiná-lo para que ele fique obediente e acate seu comando. Nesse artigo vamos ensiná-lo a como treinar seu cachorro a ficar quieto com sua ordem, para facilitar separamos 6 passos de como treinar seu cão.

Vamos lá, o ponto mais importante é você treinar seu cachorro a obedecer o comando “Senta” e o comando “Senta”, e o comando “Fica”. De preferência pratique esse método duas vezes ou mais vezes ao dia.

Comece a fazer esse treino em sua casa ou em um ambiente tranquilo e sem distrações.

cachorros quietos

6 dicas para treinar seu cão

  1. O primeiro passo é permanecer em frente ao seu cão, com uma distância de meio metro. Dê a voz de comando “Fica” e em seguida elogie o seu cãozinho.
  2. O segundo passo é ordenar que o seu cachorro sente, para isso estique o braço e fique com a palma da mão virada para cima em uma distância de até 10 cm do focinho. Esse gesto precisa ser como uma barreira física para o seu cachorro. Quando o seu braço estiver esticado, ordene que ele se sente num tom claro e firme. Deixe o animal permanecer sentado por cinco segundos e, depois, Elogie e recompense-o com um biscoito o um agrado. Pode demorar alguns dias até que ele aprenda a obedecer essa ordem, porém não desista.
  3. Se você já cumpriu o passo 2, vamos prosseguir ao terceiro passo. Dê a ordem de se sentar ao seu cachorro, assim que o seu cão olhar fixamente para você, dê um ou dois passos para a trás e fique parado. O objetivo aqui é que ensinar seu cachorro a permanecer quieto mesmo quando você se afasta dele.
  4. O quarto passo é simples, chame a atenção do seu cachorro novamente falando em voz alta “senta”, após isso se afaste mais um pouco, dando uns 3 ou 4 passos para trás ou para o lado, ao passo que diga “Fica” para seu cão não sair do lugar
  5. Volte para perto do cachorro, elogie-o e de a ele um agrado e comece novamente. Ordene que ele se sente, conte até 15 segundos, se ele obedecer elogie ele e aumente mais 15 segundos. O objetivo e conseguir que seu cachorro fique sentado por 1 minuto.
  6. O sexto e último passo vai ser muito importante, então preste muita atenção. Se aproxime do seu cachorro e abra sua mão em direção a ele com algum biscoitinho. Se ele tentar avançar em sua mão, recue sua mão e de o comando “Fica”. Se seu cachorro obedecer o comando “Senta” e sentar, parabéns, de um biscoito a ele e faça carinho em sua cabeça.

É importante fazer isso várias vezes e de modo correto. Assim seu cão vai obedecê-lo quando você der os comandos “Fica” ou “Senta”, que é o passo mais importante para fazer seu cãozinho ficar quieto. Mesmo em situações onde ele ficará tentado a alguma coisa, com essas ordens bem treinadas, ele o obedecerá e ficara quieto.

labradores

Aviso e conclusão

Um aviso muito importante…

Esse treinamento sobre com ensinar seu cão a ficar quieto com suas ordens necessita muita paciência, nunca castigue seu cãozinho se ele não obedecê-lo. Caso ele não obedeça apenas não de a recompensa.

Bem amigos, aqui terminamos o nosso treinamento, espero que todos vocês consigam realizar corretamente esses 6 passos para conseguir ensinar seu cão a ficar quieto com sua ordem.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. aurea matos
    08/06/2015 at 17:16

    a minha cadela e uma labradora e tem 8meses ainda vou a tempo de a treinar e educar