Tudo sobre pets

Como Treinar Meu Cachorro a Fazer Xixi no Lugar Certo

Segue abaixo algumas dicas simples e fáceis de como treinar o cachorro para ele fazer xixi no local adequado.

Artigo publicado por Maria Paula

Uma das principais dúvidas de donos de cães é como ensinar o seu pet a fazer suas necessidades no lugar certo, isso porque limpar xixi de cachorro dentro de casa é desagradável e depois do cão acostumar a fazer as necessidades dentro de casa, qualquer lugar pode ser alvo dos chamados da natureza..

Vamos ensinar algumas maneiras de treinar o seu cachorro para evitar situações assim,  com você seguindo-as, ele aprenderá um local fixo para fazer o seu xixi.

treinar cachorro

Treinar cachorro para fazer xixi no local certo

A primeira coisa que você precisa saber é como funciona a mente do se cão, se não será impossível treiná-lo para fazer suas necessidades nos locais adequados. O aprendizado do seu pet é feito diretamente por associações, que são feitas através de tentativas, com erros e acertos.

Se fizer uma associação fixada na memória do seu cachorro, ela será positiva e pode ser tornar um hábito para ele. Mas como fazer isso? Basta, por exemplo, dar um petisco para ele sempre que fazer xixi no local certo, assim ele vai entender que se sempre ganhará algo para comer, se acertar o local, esse tipo de estímulo é chamado de reforço positivo.

Mas, uma punição ao cachorro, deixando ele preso, por exemplo, pode ser uma associação negativa que não vai dar certo de maneira alguma. Então não adianta dar umas chineladas no cachorro e nem deixá-lo preso se não fizer xixi no local certo, porque ele não vai entender, este é o chamado. Uma recompensa com um petisco, pode ser mais viável.

Ensinando da forma correta

É muito importante lembrar que a verdadeira associação do cão com o ensinamento do dono só ocorre quando o efeito ou a causa durarem poucos segundos. Então não vai adiantar nada você ficar reclamando com o seu cachorro após o ato, pois mesmo conhecendo as regras, ele não poderá entender o que você quer dizer.

Um exemplo básico disso; cheguei em casa e vi xixi no tapete, se você brigar com o cachorro, ele simplesmente vai achar que é por causa da sua chegada, não propriamente por causa do xixi no tapete.

xixi de cachorro

Algumas pessoas vão dizer que os cachorros sabem quando erram, ou ainda que eles fazem de propósito para se vingar do dono. Tira esse pensamento da cabeça! Primeiramente por que os cães não sabem o que fazem, e em segundo lugar, as emoções dos cães são mais básicas do que as nossas. É claro que eles sentem medo, mas de maneira alguma são vingativos.

Dicas simples

Bom, vamos agora para algumas dicas simples, já que você entendeu o conceito:

  • Depois que o seu cãozinho tiver comido e bebido água, coloque ele em um ambiente fechado todo coberto de jornal. Deixe ele lá por uma hora e depois solte-o para brincar.
  • Conforme o tempo for passando, você vai diminuindo a quantidade de jornal no local, até que fique apenas uma folha. Assim ele fixará o lugar, e terá o comportamento de fazer suas necessidades, só nesse local.
  • A recomendação de alguns veterinários é a compra dos famosos educadores sanitários, ele são produtos de amônia que imitam os odores da urina do cachorro, ajudando no adestramento do seu bichinho, eles são encontrados facilmente em pet shops. Mas, eles só podem ser usados nos cachorros mais velhos, que tem esse comportamento errado.
  • E por fim, a velha dica: não exagere nos alimentos do seu bichinho, dê as refeições no momento certo, isso ajudará muito no combate aos xixis dentro de casa.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. Samara
    23/01/2014 at 19:56

    Gostaria de saber com quantos meses pode ser dado a vacina de verme ao caos novo.Ainda nao dei nenhuma vacina a ela,e nao sei q raça realmente ela é.Ela se parece muito com poody.Me ajudem por favor!