Tudo sobre pets

Como Tratar um Cachorro Envenenado

Como fazer os primeiros socorros em seu cão.

Artigo publicado por Maria Paula

É fundamental se aprender a socorrer o seu animal de estimação caso aconteça uma eventualidade em caso de envenenamentos com plantas, adubos  e também com pesticidas.

O Que Pode Causar Envenenamento?

São diversas espécies de plantas de jardim, adubos, pesticidas, entre uma série de outras coisas que poderão ser nocivas para os bichinhos de estimação e poderão ser uma grande causa de envenenamento. Por este motivo ao tratar de todas as plantas de casa, todo o cuidado é pouco, os cães são muito moleques e por isso engolem folhas por instinto para facilitar a sua digestão e ainda favorecer o vômito caso se alimentem com algo que não caia bem, e até mesmo uma simples curiosidade em algo que é comum nos filhotes.

Sintomas Do Envenenamento

Aos primeiros sinais de envenenamento temos salivação, vômitos, inchaços, vermelhidão na boca, diarreia, tremores, secreções bucais, e até mesmo problemas mais graves como convulsões. Caso o seu cão tenha estes sintomas, procure de forma imediata um veterinário, a rapidez é algo essencial para que exista a recuperação dos animais.

cachorro envenenado

Os Primeiros Socorros

Procure tentar identificar o que teria causado a intoxicação, procurando assim por vestígios em sua boca ou ainda na casinha do seu cãozinho. No caso de ser por produtos químicos ou ainda por envenenamentos por plantas, é importante se levar as embalagens de produtos ou ainda a espécie que for suspeita para o veterinário.

Desta forma é mais fácil se encontrar uma solução para o problema e muitas vezes ajudar o seu cãozinho. Caso você esteja longe de um profissional e não saiba o que poderá fazer, uma boa alternativa é dar carvão ativado diluído em água, ele acaba impedindo toda a absorção completa de agentes tóxicos pelo organismo, apesar disto somente funciona quando é aplicado depois do problema ter acontecido.

Outra dica interessante é procurar utilizar uma luva cirúrgica para o procedimento, e lave a boca do animal com água em abundância. Jamais faça ou provoque o vômito pois caso seja um agente corrosivo ele irá gerar mais ferimentos ainda no esôfago do animal. E procure o lavar imediatamente em um hospital veterinário.

Além disto procure manter sempre o animal em jejum neste caso, não dê leite pois o alimento poderá reagir com o produto que gerou a intoxicação do cãozinho.

Visite o Veterinário

Observe em torno de uma semana tudo o que acontece e que provocou o problema no seu animalzinho de estimação caso nenhum tipo de solução funcione, procure levar o cãozinho no veterinário pois certamente você irá ter a resposta que precisa, e ele deverá o orientar corretamente sobre tudo o que aconteceu.

cão doente

Caso ainda não consiga identificar o agente que causou o envenenamento é possível ligar para o atendimento de controles de intoxicações, que pode ser obtidas informações através do telefone 0800-7226001.

Por isso cuide bem dos seus animaizinhos, e procure não deixar próximos a ele qualquer tipo de agente que possa gerar problemas toxicológicos desta forma você mantém a integridade de saúde do seu cãozinho.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães





Envie seu comentário: