Tudo sobre pets

Como Tosar Yorkshire

Aprenda Como Tosar Yorkshire.

Artigo publicado por Maria Paula

A raça Yorkshire é uma raça inglesa, de cães de pequeno porte que antes eram usados para caçar ratos e era uma raça muito apreciada por operários, até mesmo os mineiros. Hoje em dia, a raça é uma das mais famosas raças de cães de pequeno porte para serem criados em casa como companheiros. Os Yorkshire são também cães muito apreciados por donos de apartamentos porque o cão é pequeno e fácil de se adaptar em espaços menores.

como tosar york

Eles são considerados excelente companhias; são moderadamente agitados e com uma pelagem muito bonita: Longa, lisa, geralmente dourada ou em mistura de dourado e preto. Sua pelagem e higiene precisa de um cuidado especial e sua tosa é bastante específica. Aprenda como fazê-la.

Tosando a Pelagem do Yorkshire

Você deve primeiro fazer a higiene da pelagem do cão com sabonetes e shampoos específicos para a raça. Como o pH do pelo do cachorro deve ser neutralizado, é melhor comprar um produto específico para a pelagem do Yorkshire. Depois da lavagem, passe um condicionador para manter o pelo bem liso e brilhante. Enxugue e aqueça o seu cão com uma toalha limpa, esfregue-o bem para tirar o excesso de água e deixe-o ficar na toalha e em um canto quente (de preferência onde bata sol) para que ele pare de tremer.

Depois que o cão estiver seco, pente sua pelagem com um pente para eliminar pelos mortos e embaraçados e facilitar a tosa. Depois que o pelo estiver penteado, comece a tosa; você vai precisar de uma máquinas de corte com lâminas de cumprimento diferentes e uma tesoura reta e uma tesoura curva.

tosa de yorkshire

Passe a máquina no pelo do animal em algumas partes com atenção para os cumprimentos. Perto do ânus do cachorro, o cumprimento da lâmina é de dez centímetros, ao redor das patas, quarenta centímetros.  O corpo deve ser cortado com a tesoura reta, com cuidado para os pelos ficarem nivelados. A tesoura curva é usada para cortar os pelos na cabeça e aparar os pelos das patas após o uso da lâmina. Nas orelhas, corte os pelos que estão entrando dentro do ouvido e mantenha o corte na metade da altura da orelha. Caso o Yorkshire seja macho, pode a área genital também para o pelo ao redor não ficar acumulando urina.

Penteie novamente o pelo do cão com atenção para o nivelamento das pontas. Vá aparando o que precisar ser aparado com a tesoura reta e penteie novamente.

Pós-Tosa

Verifique se seu cão não possui alguma alergia a perfumes e outros produtos caninos; caso ele não tenha nenhum problema com perfumes, passe um pouco no pelo do corpo, no topo da cabeça e nas patas. Caso o cão seja fêmea, use lacinhos que são pregados na cabeça ou faça uma chuquinha pequena, mas não apertada, no topo da cabeça. Os machos podem usar gravatas especiais para cachorros.

A pelagem do Yorkshire deve ser escovada diariamente com uma escova especial. Isso faz com que os nós sejam mais raros, ele não saia espalhando pelos pela casa e que seu aspecto fique mais bonito

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães, Yorkshire





Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. danielle
    30/10/2013 at 22:46

    tenho um yorkshire macho e cm esta entrando o verao,eu t pensando em baixar bastante o pelo dele,ja q ele é bem calorento.sera q vou prejudica-lo????????por favor m tirem esta duvida.obrigada.