Tudo sobre pets

Como Tosar Cachorro

Aprenda Como Tosar Cachorro.

Artigo publicado por Maria Paula

Para muitas raças de cães de companhia, a tosa higiênica é muito importante. Ela mantém o cachorro saudável, limpo e sem risco de acidentes. Dependendo do clima do lugar aonde o cachorro vive também, é possível que ele precise ser podado mais vezes ou de forma diferente. Por isso a maioria dos donos deixa a tosa a cargo de uma pet shop ou veterinário especializado.

como tosar cão

Infelizmente, não são todos os donos de cachorro que podem levar seus animais a essas tosas profissionais. Com a frequência obrigatória de levar o cachorro para a tosa de dois em dois meses, pode ser pesado no orçamento dos donos. Os mais cuidadosos e com jeito para os cuidados básicos com os cães podem preferir aprender a fazer a tosa eles mesmos.

Aprenda a Tosar Seu Animal

Para esses que querem aprender a fazer a tosa no seu animal, iremos dar algumas dicas nesse texto, mas sugerimos investir em um curso de tosa de cães. Pode parecer contraproducente, já que o objetivo é economizar, mas deve-se lembrar que a tosa é uma questão um pouco mais delicada, e que você irá lidar com lâminas e tesouras. Nos cursos você entende melhor da anatomia do cachorro e do jeito que sua pelagem funciona. Tosar um cachorro sem fazer um curso pode levar até mesmo a problemas de pele e machucados, além de falhas estéticas.

Um curso para donos pode ser mais barato, e muitas vezes é mais econômico investir em um curso do que ficar anos levando o cachorro para a tosa de dois em dois meses. Sem contar que o curso depois pode virar uma fonte de renda, afinal, o mundo está cheio de donos de cachorros por aí.

como tosar cachorro

Dicas para Tosa do Seu Cachorro

Primeiro, prepare bem o pelo do seu cachorro. Você deve dar banho primeiro, pentear e principalmente, desembaraçar os pelos do seu cão. Assim, a máquina e a tesoura irão cortar com mais facilidade o pelo. Outra preparação importante é o humor e o emocional do seu cachorro. As máquinas de tosa assustam, e ele provavelmente já está um pouco tenso porque não gosta muito de banho e por causa do barulho do secador. Faça bastante carinho nele, dê segurança ao seu bichinho, se não pode dar tudo errado.

Na hora de cortar, observar algumas regras: Sempre corte na direção de crescimento da pelagem do animal; não use máquina no rosto do cachorro, use uma tesoura curva e vá com cuidado; prefira usar uma tesoura menor para os pelos da pata a não ser que você tenha um bom treino com a máquina e a lâmina para patas, essa área é uma das mais difíceis para passar a máquina e pode resultar em acidentes.

Nunca esqueça da tosa higiênica, ou seja, tosar o ânus e os genitais do seu cão. Essa parte é ainda mais delicada, e quando o cachorro é macho, muitas vezes quer dizer tosar a barriga inteira mais curta para que o pelo não fique pingando xixi pela casa depois que o cãozinho fizer a necessidade. A tosa higiênica deve ser feita com a máquina na lâmina certa e com muito cuidado para não machucar.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães, Lhasa Apso, Lulu da Pomerânia, Maltês, Pequinês, Poodle, Shih Tzu, West Highland White Terrier, Yorkshire





Envie seu comentário: