Tudo sobre pets

Como Tirar o Pedigree do Seu Cachorro

Aprenda a tirar o Pedigree de seu cão.

Artigo publicado por Maria Paula

Pedigree é um registro genealógico de animais de pura raça, e assegura ao dono e a outros que aquele cachorro é raça pura. Um cão com pedigree possui um temperamento e caráter mais previsíveis, por isso muita gente prefere o cachorro de uma raça pura. Também é importante para quem quer cruzar o cachorro no futuro e vender os filhotes, pois os cachorros de raça pura são mais valorizados.

husky com pedigree

O pedigree também é uma forma de verificar a credibilidade do criador, e comprovar a sua credibilidade se você for vender seus filhotes. Cães de exposição e outros concursos também podem precisar do registro e da árvore genealógica do cachorro.

O pedigree é um documento legal e deve ser emitido pelo Kennel Clube ou por um clube da raça do seu cachorro. É importante que ele seja retirado em entidades afiliadas a Confederação Brasileira de Cinofilia ou CBKC. Esse confederação é a única que é reconhecida internacionalmente e que traz legitimidade ao documento do seu cão.

Tirando o Documento

Caso você tenha comprado um cachorro de raça pura sem o pedigree você pode tirar o documento caso os pais do cachorro tenham pedigree e o dono da mãe tenha canil registrado. Caso esse não seja o caso, depois de seis meses de vida o cachorro deve ser avaliado no Kennel Clube para que ele possa receber o Pedigree Inicial ou Registro Inicial. Esse registro tem como objetivo dar continuidade a árvore genealógica do cachorro e procura remediar problemas de documentos que tenham acontecido anteriormente.

O documento do pedigree fica pronto em aproximadamente sessenta dia, mas alguns kennel clubes conseguem tirar o documento na hora se o caso for simples. Muitos kennel clubes usam ainda do artifício dos microchips. O documento deve ter quatro gerações do cachorro, o número de identificação do microchip e do DNA do cão (caso tenha), o número da ninhada registrada pelo criador, uma foto do cachorro e sua impressão digital.

Boxer com pedigree

Caso o canicultor, o criador do seu cachorro, já tenha tirado o pedigree dele, você deve procurar fazer a transferência de propriedade. Isso é muito importante, pois, para efeitos legais, o proprietário registrado no pedigree do cachorro que é o verdadeiro dono do mesmo. Para fazer a transferência, primeiro é preciso verificar se o pedigree está assinado pelo criador, você pode cadastrar seu cachorro e a si mesmo como seu proprietário no banco de dados do Kennel Clube local e preencher um formulário com o objetivo de transferência, mandar para o kennel clube e pagar uma taxa específica a cada KC. A foto e a impressão digital deve ser acrescentada na transferência de propriedade.

O Preço

Os preços variam de kennel clube para kennel clube, em média, um registro de até três meses custa trinta reais, acima de três meses e antes de sete meses custa entre trinta e cinco e quarenta reais, mais de sete meses, quarenta e seis reais. O registro inicial custa em média cinquenta reais, indo para cem com o microchip.

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães





Envie seu comentário:


Comentários (3)

  1. CINOBRAS
    07/03/2016 at 17:53

    Conforme matéria, o Pedigree é um documento que valoriza o cão, e oferece segurança ao proprietário. Nele se pode observar a sua árvore genealógica, desde os cruzamentos até títulos de exposições. Na CINOBRAS, empresa nacional, Legal e estabelecida, o Pedigree canino pode trazer até a quarta geração, pais, avós, bisavós e trisavós.

    É muito importante que se faça a transferência do Pedigree para o nome do novo titular. Ela é parecida com a transferência de um carro ou de um imóvel.

    Com o Pedigree transferido, as vantagens são muitas, além de contribuir com a Lei da Posse Responsável que tem como um dos seus objetivos, a disciplina da propriedade do animal doméstico, ela é importante para viagem, comprovação de propriedade e, em extravio, irá facilitar o proprietário a tirar uma segunda via desse documento, pois para a empresa de cinofilia, o dono do pet é o titular que consta no Pedigree.

    A CINOBRAS São Paulo, por exemplo, atende todo o Brasil, e oferece serviços de cinofilia que podem ser solicitados e retirados de imediato no endereço sede. É uma empresa que conta com reconhecimentos internacionais e grandes parcerias, como, ProPlan, Health For Pet da Porto Seguro e outras.

    Referência:
    CINOBRAS São Paulo

  2. Anônimo
    10/01/2016 at 23:28

    Meu cachorro já tem 2 anos será q ainda consigo tirar o pedigree dele?

  3. Ana paula
    21/10/2015 at 14:44

    boa tarde, comprei meu cachorro do canil love of dog e eles nao me entregaram o pedigree, meus cachorros deram cria em 02-10-2015 como faço pra tirar o pedigree? o cnpj do anil que me vendeu é 20.753.985/0001-33