Tudo sobre pets

Como Ser o Líder do Seu Cão

Cães precisam ter um líder para seguir uma hierarquia, seja na matilha, seja na família

Artigo publicado por Maria Paula

Cães quando são adestrados, independentemente da raça, costumam ficar mais comportados, e ainda tem no adestramento uma forma de exercícios físico e mental. O adestramento é também uma forma de impor limites e deixar claro para ele quem é o líder da casa. Cachorros são, por natureza, criaturas sociáveis que gostam de conviver em grupo, as chamadas matilhas são uma forma também de sobrevivência e proteção por este motivo, você precisa saber como ser o líder do seu cão.

Dentro desta matilha há sempre um líder, aquele que guia o grupo, e o cão respeita. Quando se tornam animais domésticos, eles não deixam seus instintos de lado, e ainda buscam um líder para obedecer. A hierarquia é algo que eles preservam e precisam, e respeitam o seu lugar dentro da família em que vivem. Por isso, é importante que o dono seja esse líder, para que eles se sintam seguros e entendam quais são seus limites dentro de casa.

cachorro obediente

Estabeleça os Limites

Para estabelecer a liderança, é preciso dar limites ao cachorro. Ele não pode fazer o que bem entender dentro de casa, e deve respeitar seus donos. Gestos simples podem iniciar o treinamento para tornar o dono o líder da casa, e não o cachorro. Quando ele latir, não a dê a ele o que ele quer, não atenda às vontades dele. Quando ele fizer algo errado ou mostrar um comportamento errado deve ser aplicada uma punição, também chamada de reforço negativo.

Castigos e bater no cachorro não são a solução, e podem apenas torná-lo agressivo e ainda mais desobediente. Eles costumam imitar as ações que veem à sua volta, por isso o reforço negativo é a melhor forma de estabelecer limites. Um exemplo de reforço negativo é fazer com ele algo que não goste, como dar um alimento que amargue a boca. Mostre que ele não pode ter o que quer a hora que quer, se fizer alguma coisa para chamar atenção, ignore-o. Quando ele faz algo bom deve ser recompensando. Assim, aos poucos ele passa a respeitar seu líder.

Respeito Mútuo

Na hora de ensinar ao cachorro quem é seu líder, é preciso que haja respeito mútuo. Nada de bater ou espancar o cachorro. Isso apenas o estimula a morder as pessoas, como uma resposta à agressividade que recebeu. O cão deve respeitar seu dono, e se morder sem razão, deve ser punido. O respeito deve ser entre ambos, e o dono deve respeitar os limites do cachorro e vice-versa.

como ser o líder do cão

Estabelecer a liderança em uma matilha

Saber como liderar seu cachorro é fundamental para uma boa convivência entre ambos. Ser um líder não é difícil, já ser um bom líder pode ser um pouco mais complicado e desafiador. Quanto mais o cão respeita e gosta de seu dono, mais fácil fica o adestramento e a obediência. Então, para se tornar líder e se manter líder nunca satisfaça as vontades do cão quando ele late ou faz alguma coisa errada para conseguir o que quer; ignore quando ele desobedecer, isso o desestimula, gritos e atenção dão mais estímulo a ele.

Dar um bom exemplo também ajuda, não disputar um espaço ou objeto, por exemplo. Sempre elogie o cachorro quando ele fizer algo bom, dê uma recompensa quando obedecer, isso para ele é um prêmio por obediência, e ele passa a entender quem manda.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (2)

  1. joyce
    22/01/2014 at 23:14

    adorei as dicas me ajudou mt obg bjuus

  2. karol
    17/12/2013 at 16:40

    Gostei muito das dicas,parabéns.
    Peguei uma cachorrinha pra criar,como nunca tive um cachorro antes não soube ser uma boa líder,mimamos muito ela e agora ela se tornou uma cachorra super ciumenta,onde ninguém que não faz parte do dia a dia dela pode entrar na casa ou chegar perto da gente.
    Estou sem saber o qufe fazer,pois não posso mais receber visitas em minha casa. Vocês podem me ajudar… abraços