Tudo sobre pets

Como Saber se o Cachorro Está com Febre

Aprenda a ver se seu cão está com febre.

Artigo publicado por Maria Paula

A maioria das pessoas se enganam quando medem a temperatura de um cão, e a temperatura normal de um cachorro saudável varia entre um equivalente de 38,5 a 39,5 graus, o que é diferente dos humanos. E por isso todas as pessoas que não sabem disso se assustam quando medem a temperatura e acham que seu cão está com febre quando na verdade ele não está.

cachorro com febre

Qual a Temperatura Ideal?

Se a temperatura do seu cão por exemplo  estiver acima de 40 graus, é recomendado que se possa o levar ao veterinário de forma imediata, pois isso é o sinal de que algo não está normal com relação ao seu organismo. Ele poderá até mesmo estar com algum tipo de infecção ou ainda alguma falha em seu sistema imunológico.

Quais São Os Sintomas Mais Comuns de Febre?

Os cães deverão apresentar sinais de que estão com febre, com isto é possível se perceber focinhos quentes, olhos lacrimejantes ou mesmo embaçados, apatia, falta de apetite, e ainda quando a febre é muito alta, o cão acaba sofrendo tremores de frio assim como as pessoas.

Como Medir a Temperatura Do Cão Utilizando o Termômetro

Com isto é importante se utilizar um termômetro, e não precisa ser um termômetro específico para os cães, apesar de serem vendidos e serem iguais aos de humanos. Você se quiser poderá sem problema algum comprar algum tipo de termômetro comum e o reservar para o seu cão.

Passo à Passo

  1. Procure sacudir o termômetro até os níveis do mercúrio ou a temperatura possa ficar em um equivalente de 35 graus.
  2. Em seguida procure lubrificar o termômetro com gel lubrificante ou mesmo vaselina.
  3. Se seu cão for agitado, procure pedir para alguém o segurar para você, o que é ideal é que ele possa estar deitado para não ter riscos de se sentar no termômetro.
  4. Procure introduzir em torno de 1/3 do termômetro no ânus do cão.
  5. Procure deixar ali por pelo menos 1 a 2 minutos, e cheque toda a temperatura do termômetro.
  6. Depois de sua utilização procure limpar o termômetro.

Os termômetros especiais para cães.

cão com febre

Existem alguns termômetros que ajudam a mediar a temperatura através da orelha dos seus cães. Uma forma mais prática porém um pouco mais cara de se saber se seu cão está definitivamente com febre.

Como Baixar a Temperatura Do Cão Em Casa

O que é ideal é que você encaminhe seu cãozinho para o veterinário se confirmar que sua temperatura está acima de 40 graus. Se quiser tentar diminuir a temperatura, você poderá tomar as seguintes atitudes:

  • Procure fazer seu cão beber água, se ele não aceitar tente água de coco natural.
  • Se estiver com tremores procure o cobrir com uma manta leve, e fique próximo o máximo de tempo possível, assim ele irá se sentir reconfortado.
  • Um banho realizado em temperatura morna, quase fria pode ajudar a diminuir a temperatura do corpo do cão.
  • Caso você tenha todas estas atitudes e elas não resolverem, vá imediatamente a um veterinário somente ele poderá te dar uma resposta e uma solução verdadeira para o problema de seu cãozinho.

 

Artigo publicado por Maria Paula nas categorias: Cães





Envie seu comentário:


Comentários (8)

  1. javanira
    02/12/2013 at 20:18

    eu gostaria muito de uma ajuda para meu animal pois tenho uma pitibu de estimaçao ela matou um gato a uma semana agora ela esta com um grande obiseço e gostaria de alguem mi ajuda

  2. ricardo
    09/12/2013 at 09:03

    Bom dia! preciso de ajuda pois meu cachorro ele só fica deitado , já fazem dois dias que o veterinário foi ate a minha casa e deu o diagnostico de parvo virose ,ele já parou de sangrar pelo anus e pela urina, mas continua vomitando o que posso fazer para ele para de vomitar!!!!

    • silvana santos
      25/01/2014 at 21:16

      Ricardo, seria bom vc dar a ele plazil injetável de acordo com o peso . Vende em farmácias e sera ótimo se vc desse carvão vegetal pra reconstituir a flora intestinal dele. É só diluir em água e dar duas vezes ao dia. Sei disso,pois já cuidei de 5 animais com esse problema e foram todos curados. ALEGRIAS.

  3. thais
    10/12/2013 at 10:57

    minha cachorra brigou com um gato,e machucou a pata e esta muito enchada ,o que eu faço ?

  4. daisy
    17/12/2013 at 15:09

    Ola boa tarde meu cao é um york mini ele esta com 1ano de idade,faz exatamente dois dias que ele não esta muito bem pois esta com diarreia não constante nais esta,no momento não tenho dinheiro para leva-lo ao veterinario o que eu faço.PS ele vomitou um pouco o que faço por favor ele é de minha filha ela é especial

  5. julia
    18/12/2013 at 19:04

    o meu cachorro e um bassê e ele foi mordido pelo o meu outro cachorro um labrador e isso sempre acontece mas só que dessa vez não foi nada grave e a 1 vez que depois da mordida ele fica com febre e muita muita dor o que eu faso ?

  6. josue
    10/01/2014 at 22:06

    nossa acho essas dicas super interessante pois nem sempre temos profissionais a disposição e vocês ajudam muito deixando essas dicas estão de parabéns pelo ótimo trabalho que fazem!!

  7. ana paula
    20/01/2014 at 15:33

    olá boa tarde preciso muito da sua ajuda pois minha cachorra tem só um mes esta toda triste com febre sem apetite,não quer nem beber água pois não tenho dinheiro para levar ao veterinário mim ajudem por favor ..eu imporo