Tudo sobre pets

Como Punir seu Cachorro Corretamente

Aprenda Como Punir Seu Cachorro Corretamente.

Artigo publicado por Maria Paula

Quando vamos treinar nosso cachorro costumamos inventar várias formas de punição para que ele saiba o que é certo ou errado. Quando ele faz xixi no local errado, esfregamos o nariz dele no xixi e batemos; quando come o sofá, trancamos ele no quartinho; toda vez que ele faz algo que não nos agrada, batemos nele e o deixamos isolado. Essas são as táticas mais comuns e que muita gente faz sem sequer pensar. Mas, será que elas funcionam?

punição para cachorro

Canis e treinadores profissionais nunca usam esse tipo de recurso, porque além de não funcionar, pode confundir o cachorro e até mesmo trazer alguns comportamentos que não são os que queremos que o cachorro tenha. Caso você queira treinar seu cão, é melhor se informar mais e saber como educa-lo corretamente, como punir corretamente e, principalmente, saber quando punir, pois a educação e o treinamento do cachorro não é baseado somente em punição.

Dicas para Educar seu Cachorro

O isolamento é uma forma muito boa de punir o cachorro porque ele é um bicho muito sociável e odeia ficar sozinho. O problema é que, na grande maioria das vezes, o cachorro precisa também, aprender a ficar sozinho. Caso você o isole toda vez que ele levar uma bronca, as outras vezes que ele ficar sozinho, ele vai achar que fez algo errado e reagir muito mal.

Cães que choram muito quando estão sozinhos, ficam deprimidos, ou mesmo reagem com raiva e fazem xixi por todos os cantos, estão reagindo como se algo ruim tivesse acontecido simplesmente porque você teve que viajar. O ideal é nunca usar o isolamento como castigo e sim isolá-lo de vez em quando, para que ele se acostume, depois de brincar com ele ou depois de ele fazer algo bom. Ele vai começar a encarar o isolamento de forma melhor.

cachorro em treinamento

A punição é na verdade um conceito bem complicado na educação do cachorro exatamente porque ele é um animal sociável e carinhoso que adora uma atenção. Muitas vezes, damos muita atenção para o cachorro quando vamos puni-lo e isso reforça o comportamento que queremos eliminar. O melhor é dar atenção e carinho quando o cachorro fizer algo bom, estiver quietinho, ou mesmo sem nenhum motivo. Isso vai fazer o cão recorrer menos aos maus comportamentos.

Recompensando Seu Cão

É sempre melhor focar em recompensar o cachorro quando ele faz xixi no local certo do que puni-lo quando ele o faz no tapete (por mais que esse comportamento nos deixe nervosos). Caso o cachorro goste muito de pular nos outros, espante-o, mas depois ensine-o a sentar ou a ficar no local quando você mandar e dê muita atenção como recompensa.

Ao invés da punição, quando o cachorro se comportar de forma indesejada, repreenda-o. A repreensão é bem efetiva, principalmente se for no momento do comportamento errado, de preferência assim que ele começar. Por isso cachorros precisam da presença dos donos na casa para educa-los de forma mais adequada. O melhor tipo de repreensão é aquela que assusta o cachorro ou causa desconforto. Barulhos fortes e sem aviso, spray de água no focinho, chacoalhar uma lata de moedas perto dele, bem forte.

Isso causa uma sensação desagradável que o cachorro vai associar ao comportamento, sem causar traumas ou trazer efeitos colaterais indesejados.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: