Tudo sobre pets

Como Preparar a Casa para a Chegada de um Cão

preparativos para receber um novo cachorro em casa

Artigo publicado por Maria Paula

A hora de ir buscar o cãozinho no criador é cheia de expectativas. Muitas vezes os membros da família estão muito ansiosos para ver o cachorrinho e acabam por sobrecarregar o animal no primeiro dia, o que não é saudável para ele pois pode gerar grandes cargas de stress nele. Fora isso alguns hábitos da casa devem mudar visto a chegada de mais um novo membro da família que possui necessidades diferentes dos já integrantes.

filhote em casa

O Acordo

Antes de tudo se deve estar acordado entre todos da família que um cachorro irá fazer parte daquele ambiente daqui para frente. Esse ponto algumas vezes é esquecido ou não respeitado podendo levar a maus tratos ou indiferenças que aumentam as chances do desenvolvimento de problemas comportamentais do cão em idade adulta.  Combinado isso, deve-se dividir as tarefas referentes ao cão, pois criar um cãozinho doméstico é uma tarefa trabalhosa à primeira vista, que deve ser executada por todos, permitindo a interação de todos com o cão.

Isso evita que ele passe qualquer necessidade ou que algum membro da família seja sobrecarregado. O próximo passo é definir um vocabulário padrão para a educação. Se todos efetuarem os mesmos comandos para as mesmas determinadas situações referentes ao cão, ele absorverá esse conhecimento mais rápido e responderá muito melhor a eles no médio e longo prazo.

Comandos esses como “fora” para ele sair do local, um assobio para ele vir até você, ou até mesmo o chamado pelo mesmo nome em outra tonalidade como uma bronca de alguma travessura que ele realizou.

Montando a estrutura

Um cãozinho tem necessidades, e elas são diferentes dos humanos. Para satisfazer nossas necessidades criamos nossa estrutura, que é nossa casa. Sendo assim o cãozinho deve também possuir uma estrutura dentro da casa que atenda suas necessidades. Ele deve antes de tudo possuir um estoque de alimentação, evitando que sua comida acabe fazendo com que ele tenha que esperar que ela comprada novamente.

 

Ainda nesse ponto não podemos esquecer da sua tigelinha. É importante uma tigelinha única e no mesmo local que não seja alterada durante o tempo, pois para o cão, ela vai remeter a alimento e se, por exemplo, ele estiver com fome, seu caminho será até a tigela, e isso pode ser identificado pelo dono que pode prover a alimentação. Um local coberto e fechado para seu cão é indispensável para o proteger de climas desconfortáveis. Lembrando também de disponibilizar algum colchoado e alguma coberta para que ele tenha mais conforto na hora de dormir, principalmente se ele possui pelos curtos.

Outros itens que muitas pessoas esquecem mas que fazem muita falta e obrigam os donos a ter que sair de casa para comprar são:

  • Neutralizadores de odores
  • Brinquedos
  • Produtos de higiene canina
  • Caixa de transporte

Cada cão uma necessidade

Os cães têm necessidades que diferem entre si, portanto é de extrema importância saber quais são as do seu cão para que você possa as suprir e torná-lo cada vez mais feliz. Cães de pelos longos, por exemplo, vão demandar mais produtos de higienização e devem ser tosados em períodos de calor intenso. Outro ponto importante é a questão comportamental. Saber atuar com comportamento é um conhecimento que deve ser adquirido pelos membros da casa antes da chegada do cão.

filhotinhos de pug

Por exemplo, a questão da vocalização que muitas vezes incomoda, tanto os vizinhos, como os membros da própria casa. Se você pensa em adquirir um cachorro conheça algumas maneiras de educá-lo quanto a isso.

Possuir esses conhecimentos prévios remedia problemas e permite que ele se desenvolva corretamente e em harmonia com a rotina e os membros da casa.

Como foi mencionado acima, criar um cão para que esse cresça corretamente não é uma tarefa fácil e demanda tempo, dedicação e atenção. Cuide do seu cãozinho com amor e ele irá lhe retribuir na mesma moeda com todo o carinho que possui.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: