Tudo sobre pets

Como Montar um Aquário

Aprenda a montar um aquário.

Artigo publicado por Maria Paula

Há muita gente que gosta de aquários e sonha em ter um belo tanque com vários peixes ornamentais embelezando a casa, mas não sabem como montar um aquário adequado para eles ou como mantê-lo. Alguns até já sofreram tentando manter um aquário, mas a falta de limpeza e filtração, escolha errada de espécies ou excesso de peixes no aquário causaram muitas dores de cabeça.

peixes rosa

Para montar um aquário e mantê-lo bem, você precisa de muita informação, além de dedicação e paciência. Saiba o que você precisa fazer para montar um aquário com sucesso.

Escolhendo os Peixes

Peixes são animais bastante sociáveis e, por isso, não podem ser criados sozinhos ou ficarão deprimidos e até agressivos, ficando doentes por nenhum motivo aparente. Além disso, não há nenhuma beleza em um tanque com um só peixe.

O ideal, e mais simples, é formar um aquário com um pequeno número de peixes da mesma espécie. Para aquários de porte pequeno a médio, o número ideal é de cinco a seis; para aquários maiores, o número pode aumentar. Também é mais fácil começar com peixes de água doce, pois eles são aquários mais fáceis de manter e os peixes de água doce são mais baratos.

Montando o Aquário

  • Comprando o aquário mais adequado para seus peixes (com filtro de ar, tubulação e todos os acessórios necessários), escolha bem um ambiente que não fique muito exposto, mas também não muito escondido (depende um pouco dos tipos de peixe, alguns gostam mais de sol do que outros).
  • Pegue o tanque do aquário e verifique bem se não há vazamentos. Coloque jornal em um espaço livre e coloque o tanque em cima, encha de água fria e espere de duas a três horas. Cheque o jornal, se ele estiver molhado, há problemas com o tanque, devolva-o para a loja e exija uma troca. O jornal continuando seco, esvazie o tanque, seque-o e prepare-se para montar o aquário em seu local definitivo. Caso você tenha escolhido colocar plano de fundo no fundo e nas laterais para seu aquário ficar mais bonito, aplique esse plano agora, antes de qualquer outra coisa.

peixes amarelos

  • O próximo passo é a instalação do sistema de filtragem, que deve vir com manual de instruções e muda de marca para marca. Siga o manual à risca. Depois, lave a placa do filtro biológico de fundo e a encaixe no fundo do tanque. O encaixe deve ser perfeito, se não o for, coloque-a centralizada na parede de trás do aquário, virada para cima.
  • Instale os elevadores de ar, cortando-os para que se adapte melhor ao seu aquário (a maioria é feita para aquários grandes). Eles devem ficar de tal forma que as pontas fiquem logo abaixo da superfície da água. Agora, conecte os tubos de ar ao filtro biológico, às pedras difusoras e à bomba de ar. Certifique-se de que sobra um pouco de espaço de tubo de ar para evitar que eles se dobrem e bloqueiem o fluxo de ar. Feche todas as aberturas do filtro biológico e pronto, o aquário já está pronto para receber a água e os peixes.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário: