Tudo sobre pets

Como Fazer o seu Cão Gostar de Você

Dicas para fazer o cachorro gostar de você

Artigo publicado por Maria Paula

Ter um cãozinho e se dedicar a ele implica em muita expectativa por parte do dono. Se você dedica seu tempo e amor a ele, logo você gostaria de receber seu amor em troca. É natural do ser humano e também dos animais desejar carinho e reconhecimento. Porém, pode acontecer em algumas casas comportamentos possessivos e ciumentos de donos, o que pode levar consequências desagradáveis para os outros membros, para o cachorro e até mesmo para o próprio dono.

Ou em outros casos o cão pode dar mais atenção para um membro da casa do que para você, deixando-o frustrado, por que você também participa das atividades rotineiras que mantém o cachorro. Para questões como essa listamos algumas atitudes que podem ajudar você a chamar mais a atenção do seu cão e o fazer vir brincar com você sempre.

cão e dona

Não seja egoísta

O cãozinho é membro integrante da casa assim como as outras pessoas. Trancar ele para quando você não estiver por perto é um ato muito ciumento que pode trazer grandes prejuízos para o próprio cão. Ao invés de insistir em chama-lo e agarra-lo enquanto ele estiver realizando qualquer outra atividade, procure dar essa atenção para quando ele estiver sozinho. Dessa forma sua cabeça estará livre para registrar seu afeto por ele.

Dê atenção

Esse ponto é uma continuação do anterior. É importante dar a sua atenção para o cão nas horas certas.Por exemplo, quando ele estiver brincando com a bola ou com as crianças, deixe-o. Agora quando as crianças estiverem no colégio e ele estiver sozinho no quintal vá fazer um carinho nele, brinque um pouco, ou até melhor, leve-o para passear. Levar para passear cria um forte vínculo do cachorro com o dono, pois cachorros adoram sair para passear.

Durante o passeio aproveite para brincar com ele em algum momento, como brincadeira de pegar. E durante essa brincadeira, quando ele fizer algo correto, presenteei-o com alguma guloseima. Essa é uma das técnicas mais usadas por adestradores e comprovadamente gera muitos resultados.

Contra ordens

Coerência é algo que de fato vai fazer seu cão se apaixonar por você. A comunicação entre vocês deve ser clara e sem ruídos para que compreensões erradas possam ser evitadas. Por exemplo: O cão responde muito bem a comandos curtos como “fora”, “desça”. Porém se você usa o mesmo comando para 2 situações isso confunde o cão e ele fica sem saber como lidar com você.

Esse tipo de situação acontece na nossa vida cotidiana entre humanos também, veja só, lembre-se daquela pessoa que você não sabe o que falar por que nunca sabe como ela vai reagir. A tendência é nos afastar dela, assim como pode ocorrer com seu cachorrinho se você não for coerente.

garota brincando com cão

Você é o Líder

Lembre-se esse é o ponto mais importante. Ter seu cãozinho amando você é uma situação muito boa que todos os donos querem, porém é importante observar quem está no comando, se você não esta servindo seu cão além do aceitável. Cães têm como ancestral o lobo. Lobos vivem em matilha e na matilha da sua casa o líder deve ser você.

Agradar seu cão quando ele faz coisas positivas para você reforça o comportamento desejado. Porém agradar quando ele faz coisas negativas, ou até mesmo ignorar, reforça esse comportamento que se registrado na mente de seu cão gera um grande problema para resolver depois. Seu cão deve lhe respeitar. Para isso insista nos comandos de voz citados acima. Comandos secos e ríspidos para atitudes indesejadas, e macios e leves para atitudes desejadas.

Lembre-se de que agredir não o torna um líder, mas sim um inimigo ou ameaça que fará seu cão se afastar de você cada vez mais.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: