Tudo sobre pets

Como Fazer Massagem no Pet

Conheça todos os benefícios da massagem nos cães

Artigo publicado por Maria Paula

As massagens nos pets trazem muitos benefícios tanto para os donos, que sentem a diferença em seus bichinhos, como também para a vida do animal, são utilizados vários tipos de massagens, que na realidade, acabam se tornando uma espécie de tratamento.

Para beneficiar cães e gatos, são utilizadas técnicas como Reiki, Shiatsu, Anmá e até drenagem linfática, que consequentemente suavizam problemas de saúde e de comportamento.

cachorro massageado

Benefícios

A quem diga que a massagem é um mimo desnecessário, porém os donos juram que os tratamentos realmente funcionam, e rendem bons resultados. São tratadas as ansiedades e estresses dos animais, assim também como agressividade e hiperatividade, pois a massagem relaxa os músculos, e deixa o animal bem calminho.

Além de benefícios terapêuticos, o resultado também é muito bom em alguns casos de saúde, como dores no corpo e coluna, ou em cães com dificuldades de caminhar, comer e com falta de energia. E também, é possível se identificar por meio de massagens, algumas anormalidades, como inchaços, alterações na pele, nódulos, áreas sensíveis ao toque, entre outros.

Em parceria com um médico veterinário, é possível que um massoterapeuta, realize um tratamento, antes que alguma doença evolua no animal, embora não substitua as consultas de rotina, as massagens funcionam muito bem como uma terapia complementar.

Todas as técnicas, auxiliam tanto na parte da saúde do animal, tratando até articulações, como também na parte comportamental.

Passo a passo

Entre as técnicas mais utilizadas, está o anmá, que significa pressão e deslizamento dos dedos, além do Shiatsu e aromaterapia, que relaxam o corpo, e finalmente a drenagem linfática.

  1. Primeiramente para começar uma massagem terapêutica em qualquer pet, é importante determinar se a posição está adequada, com algum objeto que o agrade, seja um tapete ou um brinquedo, que o deixe se sentir em casa.
  2. Em cães por exemplo, o ideal é começar com carícias, e depois de alguns golpes suaves a partir da cabeça até a cauda, você já começará a sentir o seu cão relaxando, então poderá seguir para o próximo passo, que será riscar delicadamente sobre algumas partes como: orelhas, bochechas, no nariz, queixo, entre os olhos e depois sobre a cabeça. Esfregue as orelhas do seu cão, usando o polegar e o dedo indicador, da base até a ponta.
  3. Após essa fase, aperte suavemente toda a pele solta encontrada nos ombros, peito e pescoço de seu cão, logo depois mova os dedos sobre os mesmos locais em direções circulares, bem devagar.

filhotes

  1. Depois, segure os pés do seu cão levemente, e quando você sentir que ele está confortável, aperte os pés. Neste momento, o recomendado, é que se verifique se o seu cão possui algum carrapato ou problemas de pele, e se notar alguma erupção cutânea, nódulos, ou pontos doloridos, será preciso ser sensível e cuidadoso para não tocá-los.
  2. Por fim, coloque os dedos na coluna do seu cão, e deixe correr os dedos para cima e para baixo.
  3. Alguns animais adoram massagem, porém outros podem não gostar, o importante é que sua vontade seja respeitada. E a melhor maneira de terminar uma massagem, é com vários movimentos suaves da cabeça até a cauda.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães, Gatos




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. LUANA
    24/05/2015 at 17:44

    o meu cão amar essas massagem!!!!
    e muito legal fazer nele como ele vai ter muitos beneficio