Tudo sobre pets

Como Escovar os Dentes do Cachorro

Saiba como escovar os dentes de seu cão.

Artigo publicado por Maria Paula

No mercado existem pastas de dentes caninas, e talvez você poderá não saber , mas a saúde dos dentes do seu amigo peludo são muito importantes e poderão garantir muitos anos a mais para o seu bichano, além de tornar a convivência próxima entre você e o canino muito mais agradável.

escova de dentes canina

Sobre os Dentes Dos Cães

Os cães quando filhotes tem em torno de 28 dentes de leite. E eles contam com dentes de leite que começam a cair em alguns meses de idade, em seguida começam a aparecer os dentes definitivos dos cãezinhos, onda a maior parte das raças completam um equivalente de 42 dentes. Os cães normalmente tem a sua dentição completa em torno de sete meses de idade.

Dentes Limpos Garantem Mais Tempo de Vida Para Seu Cão

A falta de escovação nos dentes do seu cão além de gerar um bafo de onça, ajuda a proliferação ode bactérias que criam assim placas bacterianas, automaticamente o acúmulo de tártaro, que pode ser identificado facilmente como uma crosta amarela que aparece nos dentes caninos e molares, e mais do que isto poderão gerar doenças em outros órgãos do corpo dos cães, como por exemplo infecções no coração, doenças de fígado, rins, entre outros.

Os caninos assim como os humanos podem desenvolver uma série de doenças na boca, e elas podem surgir por falta de escovação ou mesmo de tratamento em um veterinário, como algumas doenças podemos citar as seguintes:

A Gengivite

Esta que nada mais é do que uma inflamação nas gengivas o que em excesso poderá virar a chamada periodontite. Como sintomas da gengivite temos o sangramento bem como a vermelhidão das gengivas, desconfortos e dores, além de uma grande dificuldade de mastigação.

Sobre a Periodontite

No caso da periodontite, esta é bem mais séria do que a gengivite, o que é uma infecção que se espalha pelos tecidos e ossos onde a raiz do dente se prendem, isto poderá comprometer os ossos levando a perda dos dentes e é uma doença irreversível.

escovar dentes de cachorro

Pasta De Dentes de Humanos Em Cães é Uma Boa Alternativa?

De forma alguma, é importante lembrar que os cães não tem como enxaguar a sua boca e cuspir a pasta de dente como os humanos, o flúor existente na pasta de dente faz mal quando engolido, os componentes das pastas de dente humanas, poderão fatalmente gerar irritações no estômago de nossos cães, por isso cuidado.

Existem no mercado pastas de dentes formuladas exclusivamente para nossos amigos caninos, e são totalmente seguras se forem engolidas e não fazem mal para os bichinhos de estimação, elas ainda contam com um sabor agradável para os cães o que facilita bastante a tarefa de escovação, tem um cheiro delicioso o que é capaz de mandar embora de vez aqueles bafinhos mais insistentes dos cãezinhos.

As escovas de dente também precisam ser próprias para cães, e utilizar uma escova que seja inadequada poderá os machucar gerando dores e desconfortos, o que é ideal é se utilizar uma escova própria ou uma dedeira que nada mais é do que uma escova de borracha para colocar no dedo.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. Sônia
    18/11/2013 at 19:42

    Minha cadelinha Minie, embora nunca pegue pulga ou carrapato,porque cuido demais começou a coçar o anus á toda hora e agora notei que está com uma feridinha. Não sei se ela estava coçando a feridinha ou se feriu de tanto coçar. Passei iodo, agora estou passando uma pomada de acetato de hidrocortisona mas está demorando para sarar. O que poderia ser mais eficiente na cura? A feridinha é pequenina e não está purulenta, o aspecto não é de coisa grave mas a está incomodando muito e me preocupando. Me ajudem, por favor. obrigada! Sônia. “Amo meus filhotes, e a todos os outros também.”