Tudo sobre pets

Como Escolher um Adestrador

Saiba Como Escolher Um Adestrador para seu cão.

Artigo publicado por Maria Paula

Você pode ter muitos motivos para treinar seu cão. Ele pode precisar ter a violência contida, você pode querer que ele atenda a comandos básicos, ele pode ter uma função específica como os cães-guias e muitos outros. Mas, assim como a escola de uma criança, o treinador do seu cachorro é uma escolha que você deve fazer com cuidado e atenção, afinal, é a educação do seu cão que está em jogo.

adestrando o cão

Dicas Para Escolher o Treinador

Infelizmente, no Brasil, a profissão de adestrador de cães não é regulamentada, fazendo muita gente que não sabe o que está fazendo se intitular adestrador de cães. Na hora de escolher seu adestrador, tenha paciência e faça a pesquisa com muita atenção. Procure saber como o profissional aprendeu essa profissão, quais são as técnicas usadas, peça referências (se puder, conheça os cães que foram treinados e seus donos) e discuta bem os métodos usados.

Um dos principais pontos que você deve tomar nessa sua escolha, é se o treinador usa de violência e foca em punição. Um treinamento baseado na violência vai fazer seu cachorro obedecer por medo, e isso o faz mais agressivo. Em algumas situações, o cachorro irá atacar, pois a agressividade é uma reação natural ao medo. Treinos violentos deixam o cachorro violento e essa violência é muitas vezes voltada para os donos, que fazem o papel do líder, do que dá as ordens, aquele que o cachorro aprender a temer.

Um treinamento baseado em recompensas faz seu cachorro obedecer por prazer e a relação que ele tem com seu dono é de amor e proteção. Um cachorro de guarda precisa aprender a proteger seu dono, não a teme-lo, e esse instinto – de proteger sua “família” e seu território – a maioria das raças de cães de guarda já tem.

adestrador

Preste atenção se os cães treinados pelo profissional temem ele ou se sentem à vontade e querem proteger o treinador.

Também é importante que o treinador envolva o dono bastante, afinal, ele vai para a sua casa e você deve aprender a dar as ordens e ele a obedecê-las. O treinador atento e realmente profissional irá envolver bastante os donos.

Preços e Locais

Embora existam ótimos treinadores particulares que vão à sua casa, caso você possa, prefira as escolas. Esses centros de treinamento envolvem vários cães ao mesmo tempo, e seus donos. Isso ajuda o cachorro na socialização com outros da sua espécie e com outros humanos, algo que ele precisa aprender também, afinal ele deve saber se portar quando encontrar outro cachorro na rua ou receber visitas.

A melhor forma de achar essas escolas são nos canis especializados na raça do seu cachorro. Eles criam e treinam a maioria dos seus cães e os melhores canis são canis-escola. Quem quer um cachorro de guarda e eficiente também pode tentar nas academias da Polícia Federal.

O preço médio do adestramento é de duzentos e cinquenta a trezentos e cinquenta por mês. Desconfie de preços muito baratos, pois o profissional pode usar isso para compensar sua falta de estudo e prática. Também prefira os adestradores e escolas que dizem com clareza por quanto tempo o adestramento irá durar e demonstre um planejamento bem claro do processo.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário: