Tudo sobre pets

Como Ensinar Cachorro a Latir Menos

Aprenda a conter o latido de seu cachorro com dicas de adestramento

Artigo publicado por Maria Paula

Cachorros são considerados os melhores amigos do homem. Sempre fieis e leais, protegem a casa e ainda são ótimos companheiros de diversão. Porém seu latido é algo que incomoda diversas pessoas. Existem algumas raças que tem tendência a latir demasiadamente, muito mais que outras. Não à toa, há quem escolha um cão por latir pouco. Mas algumas dicas podem ajudar na hora de como ensinar o cachorro a latir menos. Como todo ensinamento é preciso paciência.

cão latindo

Os donos são os culpados?

Muitos donos não se dão conta mas são os principais culpados pelos cachorros latirem demais. E são os donos que mais odeiam o barulho do latido que mais o estimulam. Isso porque toda vez que o cachorro começa a fazer barulho para chamar atenção, o dono atende ao desejo dele para que ele pare. Assim os cães aprendem que para conseguir o que querem, basta latir. Isso pode acabar se tornando um problema.

Exercício e atividades

Não existe uma fórmula mágica para fazer o cachorro latir menos, mas estimular as atividades físicas pode diminuir a frequência das latidas. Problemas de comportamento e latidos em excesso podem estar ligados a falta de atividades. Eles precisam ser estimulados todos os dias com brincadeiras e passeios. Atividades aeróbicas como pegar a bola estimula o relaxamento físico e mental, funcionando como um antidepressivo. O passeio diário, mesmo que na coleira, é fundamental. O adestramento também pode ajudar, isso o deixa mais comportado e ele tende a latir menos.

Repreender erros

Quando o cachorro começa a latir demasiadamente, não deve ser dado a ele o que deseja, mesmo que seja só atenção. Esta é uma forma de educá-lo, toda vez que ele faz algo errado deve ser punido, e não com castigo ou batendo, mais sim com punições. Por exemplo, é possível dar algo amargo ou dar um susto para ser associado com o latido, assim ele entende que é algo ruim.

Estimular a não latir

Parte do aprendizado do cão consiste em dar recompensas toda vez que fizer algo bom. Por isso quando ele late não deve ganhar o que quer, e deve ser mostrado que é algo ruim. Por exemplo, se sabe que ele late quando ouve determinado barulho, estimule o som e se ele latir repreenda, fazendo algo como dar uma coisa de gosto amargo. Se ele ouvir e não latir, dê um biscoito. Isso pode funcionar com campainhas, por exemplo.

Estimular um novo comportamento, em vez de apenas reprimir o comportamento indesejado, controla muito mais facilmente o cão agitado ou excitável demais.

cachorro latindo

Existe como fazer o cão parar de latir?

Não há como fazer o cão latir menos de uma hora para outra, é preciso ensinar e educá-lo. Cães comportados dificilmente latem sem necessidade. Existe um apito especial, ultrassônico, que é quase inaudível ao ouvido humano, e os cachorros escutam perfeitamente. Muito usado para adestrar, ele pode fazer com que o cachorro lata menos, se bem utilizado.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (3)

  1. Eunice
    29/01/2016 at 15:24

    Eu também tinha esse mesmo problema com meu cachorro. Não deixava ninguém dormir aqui em casa, latia demaisss!
    Depois que apliquei nele as técnicas desse curso http://hotmart.net.br/show.html?a=U4094051U não tivemos mais problemas. Esse curso é ótimo, recomendo viu! ;)

  2. Rodrigo
    02/10/2013 at 22:44

    tenho um cão da raça fila brasileiro, no entanto toda que toca a campainha de minha casa ela late demasiadamente, e devido ter um consultório médico na entrada de minha casa as vezes quando está no horário de almoço a campainha toca toda vez e com ela os vários latidos. o que devo fazer?

  3. Fernanda
    03/09/2013 at 19:17

    Eu amei a dica está funcionando muito bem com o meu york shire, e eu queria saber se é possível vocês mandarem as coisas direto para o meu e-mail?