Tudo sobre pets

Como Dar um Up na Alimentação do meu Cachorro

Aprenda como deixar a alimentação do seu cão mais saudável.

Artigo publicado por Maria Paula

Caso você sinta que seu cachorro está mais fraco, doente, desanimado ou até mesmo não gosta de comer e pensa em como melhorar sua alimentação, existem muitas atitudes que você pode tomar. Uma delas é comprar rações fortificadas, ou petiscos com sabores melhores, lanches molhados com sabores fortes de carnes de vários tipos.

Mas o up na alimentação que muitos donos de cachorro estão dando é a alimentação natural e ela está trazendo ótimos resultados para quem resolve se comprometer e mudar o jeito que alimenta seu cão. A alimentação natural é um tipo de alimentação baseada em alimentos naturais, crus ou cozidos, substituindo a ração. Ela anda crescendo muito no Brasil e no mundo, mas começou com um movimento na década de setenta, chamando a alimentação por ração como uma forma de abuso.

suplementação para cães

A alimentação natural hoje em dia está ganhando muitos adeptos baseada em uma lógica muito simples: Se nós, humanos, estamos procurando comer mais comidas frescas e menos comidas industrializadas porque vemos como a última favorece doenças, obesidade e sobrepeso, má nutrição, tumores e alergias; por que não fazemos o mesmo com os nossos cães? Afinal, a ração é cheia de conservantes, aromatizantes e muitos outros químicos que nós não ousaríamos comer.

Introduzindo a Alimentação Natural

A alimentação natural irá melhorar o pelo do seu cão, eliminar alergias alimentares, melhorar sua pele, fortificar seu sistema imunológico, deixa-lo mais feliz (os cachorros adoram o gosto da comida natural, e como ela é mais variada, ele fica mais entusiasmado para comer) e com mais energia, mais forte e robusto, sem obesidade e sobrepeso.

Mas, a alimentação natural não consiste apenas em dar restos de comida para seu cachorro. A nutrição dos cães é bem diferente da nossa e devemos dar atenção a isso. É preciso consultar um nutricionista especializado que irá avaliar peso, porte, raça e condições atuais de saúde e lhe dizer o que seu cão precisa comer diariamente. Também é importante fazer essa transição aos poucos, misturando ração com a comida natural para que o cachorro não tenha reações adversas como diarreia (afinal, seu intestino está acostumado com a ração).

Dê ossos crus aos cachorros, pois isso fortifica seus dentes e eles têm muitos nutrientes. Dê uma dieta baseada em carne e vegetais e legumes cozidos, lembrando que cachorro não pode comer doces. Um bom prato de frango grelhado (ou cru) com abobrinha, chuchu, brócolis e batata doce pode dar bastante sustança e nutrientes para seu cachorro.

suplementos caninos

Na hora de dar petiscos e prêmios ao seu cachorro, evite os petiscos industrializados, que são tão ruins quanto a ração e comece a fazer biscoitos especiais para cães. Eles são mais baratos do que os petiscos e você pode fazer uma fornada que dura uma semana, por exemplo. Procure um nutricionista e peça orientação em como mudar a dieta de seu cachorro e receitas que você pode seguir. Será uma adaptação um pouco trabalhosa no começo, mas a saúde do seu cachorro irá agradecer e ele também.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (2)

  1. Tania
    28/03/2016 at 14:25

    Voce já pensou se seu cão tem alergias a alimenção? Glutém por exemplo?

  2. MARCOS
    17/12/2013 at 23:49

    OLÁ.
    TENHO UM CANE CORSO,AGORA COM 7 MESES…O RECEBI COM 50 DIAS,DESDE O PRIMEIRO DIA COM DIARREIA,NA PRIMEIRA SEMANA PENSEI QUE FOSSO POR CONTA DA VIAJEM,JÁ QUE VEIO DO INTERIOR OU POR CAUSA DA TROCA DE RAÇÃO…COM POUCO MAIS DE 60 DIAS O LEVEI PARA UMA CONSULTA NO VET..FUI ORIENTADO A TROCAR POR UMA RAÇÃO SUPER PREMIO.
    UMA SEMANA DEPOIS A DIARREIA PERSISTIU,VOLTEI AO VET,QUE PEDIU EXAMES DE FEZES E SANGUE,FOI DETECTADO GIARDIA,QUE FOI MEDICADO,EM OUTRO EXAME NÃO FOI ENCONTRADO MAIS A GIARDIA,PORÉM A DIARREIA NÃO SESSOU.
    MAS,UMA BATERIA DE EXAMES,FEZES,SANGUE E ULTRA SONOGRAFIA….E NADA…..
    ESTA DIARREIA FOI AUMENTANDO,DEBILITANDO O FILHOTE DE UM DIA PARA O OUTRO QUE CHEGOU A NÃO TER FORÇAS PARA FICAR DE PÉ….LEVADO AS PRESSAS PARA O PRONTO ATENDIMENTO ONDE FICOU INTERNADO POR 3 DIAS..RECEBEU ALTA,AGORA MAIS FORTE,UMA SEMANA DE DIETA COM ID LATA E ID RAÇÃO….AS FEZES MELHOROU,PORÉM DEVIDO AO GRANDE VALOR DESTE ALIMENTAÇÃO TIVE QUE TROCA-LA POR UMA MAIS EM CONTA…OPTEI PELA SUPER PREMIO DA PREMIER.
    AGORA COM 7 MESES DAS TRÊS VEZES QUE FAZ COCÔ UMA É LIQUIDA.
    JÁ GASTEI ATÉ OQUE NÃO PODIA COM COM CONSULTAS,EXAMES E INTERNAÇÕES….
    (DESDE PEQUENO COME AS FEZES) PRECISAMOS FICAR MONITORANDO E PERCEBER QUANTO FAZ SUAS NECESSIDADES E CORRER PARA RECOLHER…É UMA VERDADEIRA DISPUTA ..RSRSR , PODE ME AJUDAR?
    ATT. MARCOS PROPRIETÁRIO DO ZEUS UM LINDO CANE CORSO.