Tudo sobre pets

Como Dar Remédios Via Oral para um Cão

Triturar medicação não é indicado para dar aos cachorros.

Artigo publicado por Maria Paula

Quem precisa dar algum medicamento a seu cachorro, geralmente não acha esta uma tarefa fácil. Eles costumam rejeitar o remédio devido a seu gosto, e quando são cães bravos, o trabalho pode ser dobrado. Por isso algumas dicas de como dar remédio via oral para um cão podem ser fundamentais. Assim o cão fica saudável, cura-se de doenças, e o dono não perde tanto tempo nesta atividade. Todo medicamento deve ser aplicado apenas com indicação médica veterinária.

remédio via oral

Remédios Líquidos

Os remédios de formato líquido podem ser um pouco mais complicados de dar ao cão. O primeiro método é segurá-lo com cuidado e manter sua cabeça virada para cima. Tente fazer isso sentado com ele entre as suas pernas. Diminua a apreensão do momento conversando com ele e fazendo carinho. Passe o braço sobre a garganta do cachorro para segurar sua cabeça, e mantenha inclinada. Puxe seu lábio inferior, e coloque o remédio ali, com uma seringa ou conta-gotas. Depois massageie a garganta para que o cachorro engula.Caso seja necessário, utilize uma focinheira e a deixe um pouco frouxa, para ter um pouco da abertura da boca.

Comprimidos

Para a ingestão do comprimido, tente segurá-lo, e converse com ele tranquilizando-o assim como no caso do remédio líquido. Com uma mão por cima do focinho, puxe a mandíbula superior do cachorro. Segure na região da gengiva pressionando os dentes. Com a outra mão, coloque o comprimido o mais fundo possível. Por ultimo, faça massagem na garganta do animal para melhor ingestão do remédio.

Meu cachorro não abre a boca. O que eu faço?

Quando o cão é muito arredio para tomar remédios, os donos pensam em quebrar a cápsula ou diluir o medicamento na água, estes métodos não são aconselháveis. Dependendo da composição do remédio, isso pode quebrar sua função, e quando triturados e misturados na comida não tem como saber se o animal tomou a dose necessária. O melhor é pedir indicações ao veterinário, apenas se ele autorizar é possível misturar o remédio a comida. Buscar medicamentos que possuam sabores diferentes pode tornar o processo mais rápido.

remédio para cão

Alternativa: Remédio Injetável

Caso nenhum método funcione, a solução pode ser partir para o remédio injetável. Neste caso, um profissional é o mais indicado para aplicar, e se for necessário o dono injetar ele deve prestar atenção às indicações do veterinário.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (6)

  1. KARLA
    07/10/2015 at 12:43

    Toddy é esperto. Como ele castrou preciso dar 03 tipos de medicamentos por 15 dias. É uma saga! Os truques funcionam 03 dias depois tenho que mudar a estratégia. Já fiz o brigadeiro do pate da lata recheado com o comprimido. Triturei e misturei com carne moída. No pão com manteiga. Agora tentarei na salsicha e no queijinho. Quanto a engordar, depois emagrece. Põe pra fazer mais exercícios. A prioridade são os medicamentos.

  2. Marcus vinicius
    28/08/2015 at 10:23

    Injetável?

  3. Marcus vinicius
    28/08/2015 at 10:22

    Bom dia!
    Tenho um cão pastor de 07 meses e preciso medicá-la, mas ela é muito brava e não deixa, sempre que tento ele se estressa, o remédio é líquido e mesmo com seringa estou com dificuldades, o que fazer, posso dar a ela um calmante?

  4. anaira
    05/08/2013 at 03:44

    meu caozinho ja me mordeu tres vezes e não deixa dar remédios de forma alguma até os veterinários tem medo dele ultima vacina eu quem tive que aplicar pois o veterinário não teve coragem o que fazer?

    • Fabiana
      23/08/2013 at 08:19

      Anaira, estou com minha cachorrinha dodoi com a doença do carrpato e a veterinária passou 4 medicamentos para ela tomar diferentes e tive o mesmo problema Lara tem só 8 meses e eh bem trelosinha , tentei de várias formas mas ela é muito esperta comprei aquelas carninha de lata como me disse a veterinária e ai fiz a experiência mas como tinha que partir alguns dos comprimidos ela acabou sentindo o cheiro pq a carninha é umida e ai absorve rapido o pó do comprimido , então fiquei agoniada pq a segunda dose do remédio ela já ficou desconfiada e acabou que não tomou , comecei a ler algumas dicas na internet e vio a susgestão de colocar no queijo POLENGUINHO sabes qual é ? Então FOI UM SANTO REMÉDIO LARA TA TOMANDO TODOS SEM NENHUM PROBELMA agora o seguinte : Corte o queijinho em pedaços que der pra vocÊ colocar o comprimido dentro sem que ele veja e o truque é o seguinte Der um pedacinho do queijo sem comprimido ai ele vai amaaar ai você da o segundo com o comprimido ele vai tão ancioso que praticamente vai engolir de uma vez e ai depois vc da parabéns faz festa e dar outro pedacinho pequeno sem comprimido ai ele pega a confiança … POde dar, Lara ta bem melhor já no segundo dia de remédio. Espero que consiga !

      • Anônimo
        20/10/2013 at 21:36

        sobre da remédio com poleguinho nem pensar imagine se for trinta dias de remédios eu bato a raçao no liquidificador qguardo num pote limpo pego um pouco misturo com agua faço uma pasta coloco o remédio no meio e intrudujo na lateral da boca e pronto faço isso ate quando preciso sai e demorar muito ou viaja o animal fica alimentado sem te que da poleguinho pois e muito gorduro vai ingorda