Tudo sobre pets

Como Dar Ossos para Cães Corretamente

Aprenda qual o melhor tipo de osso para dar ao seu cão.

Artigo publicado por Maria Paula

Todo mundo sabe que cachorro adora roer um osso e, por isso, acabam dando ossos que restam das nossas refeições ou de nossas cozinhas para os cães. Porém, alguns ossos podem ser fatais aos cães, pois eles os fragmentam enquanto roem o osso e essas lascas podem causar feridas ou até mesmo perfurações graves no tubo digestivo do cachorro.

osso cru

Os ossos são aliados dos cachorros na higiene bucal, mas não são bem vindos na alimentação do cachorro, principalmente sem supervisão. Caso seu veterinário tenha pedido que seu cachorro roa osso para tirar o tártaro, recorra a ossos que ele vá demorar para roer e não vai fragmentar, como do joelho de vaca. Ou mesmo, compre os ossos que são vendidos em pet shops exatamente para que o cão o roa e elimine o tártaro.

Ossos Recreativos

Defensores da alimentação natural incentivam o uso desses ossos grandes e que não se fragmentam para que o cachorro limpe o tártaro, exercite o maxilar, se distraia e não se sinta compelido a ir roer seus móveis ou outros utensílios da sua casa. O melhor osso recreativo é o joelho bovino e ele pode ser adquirido em açougues e feiras. Em geral, não se paga nada pelo osso porque eles serão jogados fora mesmo. Caso seu cão adote a alimentação natural, prefira os que contenha um pouco de carne para lhe dar proteína e porque ele vai gostar mais do osso (e só recorrer a ele para seus impulsos de roer coisas).

Partes dos Ossos

Evite ossos longos e duros como fêmur e outros ossos com tutano. Esse tipo de osso pode fraturar os dentes do seu cachorro. Os melhores possuem tendões e cartilagens em volta do osso que acolchoam a peça e a fazem mais saborosa e segura para o cão. O osso deve ser bem maior que a boca do seu cachorro aberta, caso contrário, ele pode engolir o osso de uma vez.

osso bovino

O joelho de boi é o osso recreativo perfeito, mas você também pode contar com osso do acém, osso do peito de boi, ossos da bacia e das vértebras, escápulas, pescoço de cordeiro e outros ossos com essas características. Seu cachorro provavelmente irá diminuir o tamanho do osso de forma drástica com o tempo, isso é o intuito do osso; mas, quando ele começar a ficar do tamanho que seja possível ao cão engoli-lo de uma vez, está na hora de jogar o osso fora e comprar um outro.

É importante que o dono não negligencie esse cuidado em relação ao cão. Se o cachorro engolir o osso por inteiro, pode ter vários problemas digestivos. O osso cozido, frito ou assado não pode ser oferecido ao animal de forma alguma, pois o calor irá mudar a composição do osso deixando-o mais rígido e causando fraturas nos dentes dos cães, ou se transformando em lascas enquanto o cachorro vai roendo. Por isso, nunca jogue restos da sua comida para o cachorro, você pode estar pondo sua saúde em risco.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Cães




Envie seu comentário:


Comentários (2)

  1. cristina
    27/08/2015 at 14:25

    Olá gostaria de saber,

  2. MOZAR JUNOIR
    17/06/2015 at 19:16

    MUITO ESCLARECEDOR.