Tudo sobre pets

Como Dar Osso aos Cachorros

Aprenda dicas importantes na escolha de um dos alimento preferidos dos cães.

Artigo publicado por Maria Paula

Existe uma polemica em torno desse assunto, onde muitos acham que ossos são saudáveis para cachorro seja de qual tipo for, e outros já acham que não é bem assim, o que é a verdade, não é todo tipo de osso que pode ser oferecido ao seu cão, e embora eles adoram roer ossos, é preciso muito cuidado, procurar escolher apenas o que não oferecem riscos para a saúde do animal.

cachorro olhando a ração

Ossos De Aves

Esses são extremamente proibidos, por isso, procure nunca oferecer ossos de aves para seu cão, pois eles oferecem um risco de perfuração dos órgãos internos de seus animais, por serem pequenos, são mais fáceis de serem engolidos, o que aumenta a possibilidade de possíveis engasgos, além disso, esse tipo de osso depois de quebrado durante a mordida do cão ele forma várias pontas que depois de ingeridos podem sim furar órgãos, como intestino e estômago do cão, o que pode ocasionar sérios danos para a saúde de seu amigo.

Hemorragias e infecções graves, é o que o osso de ave pode causar no organismo do seu cão, e se não for tratado rapidamente, poderá levar seu animal à morte.

Devo Oferecer Ossos Crus Para Meu Cachorro?

Os ossos depois de fritos ou cozidos, ficam mais rígidos, e por isso são os que mais apresentam perigos para o animal, por isso esses ossos devem ser oferecidos preferencialmente crus, exceto algumas exceções como os ossos dos pés de galinha que são muito duros e longos, que mesmo crus são proibidos.

Ao oferecer qualquer osso para o seu cachorro, procure ficar por perto, para o caso de engasgamento, pois estando por perto a situação fica sob controle.

Como os Ossos Podem Ajudar na Saúde Do Cão

Eles são ótimos aliados contra o acumulo de tártaro nos dentes, ajudam na remoção e prevenção da bactéria, e além de um perfeito passa tempo para o animal, ele contém em sua composição nutrientes poderosos que ajuda ao cão no suprimento de minerais importantes para seu organismo. Por isso é muito importante a inclusão de ossos na dieta do animal, o deixa mais forte e mais saudável.

cães e ossos

Dicas Importantes

O osso ideal para oferecer ao seu cão deve conter pelo menos o dobro do tamanho da boca dele quando aberta, evitando assim que ele o engula de uma vez só e se engasgue, assim, quando ele roer bem o osso e ele diminuir de tamanho, é importante jogá-lo fora e colocar outro em seu lugar.

Os ossos recreativos são uma ótima opção, eles são crus e tem em sua composição, carne e outros elementos, como tendões, são encontrados em açougues ou lojas especializadas em pets.

Os ossos comprados nos açougues também são bem vindos, desde que escolhido o tamanho certo, porém consulte um veterinário antes de uma possível compra, para saber qual o melhor tipo de osso para oferecer ao seu cão.

Alguns profissionais acreditam que ossos de couro não são muito recomendados pois a medida que são roídos pelos cães eles ficam moles, o que facilita que eles sejam engolidos em tamanhos que podem bloquear a garganta do animal, e embora alguns profissionais não vejam perigo algum nesse tipo de osso, é preciso ter cuidado ao oferecer esse tipo de atrativo para seu cão.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário: