Tudo sobre pets

Como Dar Banho em Gato em Casa

Dicas para dar banho em gata em sua própria casa.

Artigo publicado por Maria Paula

Não é todo gato que precisa tomar banho, afinal, eles têm uma higienização própria que funciona muito bem, e estão sempre limpinhos. Mas, em alguns casos, é preciso dar banho no seu gato sim, para tirar o excesso de pelo, melhorar o odor, quando eles brigam e se machucam ou se sujam demais, principalmente se você mora em apartamento ou casa pequena e seu gato fica dentro de casa com você. Nesse caso, você pode leva-lo numa pet shop, mas também pode, facilmente, dar banho no gato em casa. Saiba como.

gato secando

Preparação

Compre um shampoo específico para gatos, de preferência um que também combata as pulgas. Fale com seu veterinário antes para ver se não há problemas dermatológicos com seu gato que vão interferir na escolha do shampoo. Você também vai precisar de uma toalha grande, escova e pente para gatos, e um local com chuveirinho ou uma banheira (ou ainda a pia do tanque) para poder dar o banho no seu gato.

Leve todos os produtos para o local e fique pronto, pois é melhor que o procedimento seja rápido. Antes de começar o banho, penteie o pelo do gato para tirar nós e pelos caídos. Também já deixe a banheira ou pia cheia antes de começar o banho, prepare a água para que ela fique morna, ou em temperatura ambiente, nada de extremos.

Quanto à sua preparação, vistas roupas velhas que poderão ser molhadas e puxadas pelas unhas do seu gato (porque existe uma grande chance de que ele vá protestar e tentar se prender nas suas roupas para não ir para a banheira ou pia), de preferência calça e blusa de mangas compridas para o caso do gato tentar arranhar.

Técnicas de Contenção

Você pode precisar de técnicas de contenção para que o gato não se machuque tentando fugir do banho. Com uma mão, segure o gato com cuidado, mas firmeza na nuca pressionando-a para baixo. Veja se ele fica totalmente parado e se você consegue alcançar todas as partes do gato com a outra mão. Essa será a posição que você provavelmente ficará o banho inteiro.

Banho

Molhe o gato da cabeça ao rabo. Caso você tenha feito uma banheira ou esteja na pia, coloque-o dentro da água e com a mão vá jogando água na parte que fica acima da superfície. Não submerja o gato completamente de jeito nenhum. Aplique o shampoo em todo o corpo do gato e esfregue até fazer espuma, massageando o pelo do bichano. Converse com ele de uma forma calmante enquanto faz isso, e faça carinho nas partes favoritas dele enquanto ensaboa, para a experiência não ser traumática demais.

gato na espuma

Leia as instruções do shampoo para saber se ele deve ficar ensaboado por um tempo para o shampoo fazer efeito (caso dos shampoos anti-pulgas). Caso contrário, enxague-o rapidamente, de preferência com água corrente, se ela não for muito fria.

Enxague bem até ter certeza que todos os resíduos foram enxaguados, o gato irá lamber o pelo depois e não pode engolir o shampoo.

Tire-o da água e cuidadosamente esprema o excesso de água do pelo do gato. Enrole-o com a toalha e esfregue bem, mas com cuidado. Depois deixe o gato em um canto com sol para ele se secar mais e se aquecer.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Gatos




Envie seu comentário:


Comentários (1)

  1. ROSILENE
    03/02/2014 at 12:01

    Ola bom dia !
    gostaria de saber qual é a idade ideal pra operar minha gatinha , ela esta completando 6 messes este mes de fevereiro .
    uma coisa tbm esta me preoculpando , ela esta com uma baba com mal cheiro orrivel , e com sua boca com se estivesse mamando , o que é isso e que remedio devo dar a ela ??? ela esta comendo mas perdeu peso ,por favor me ajude , obrigada desde ja !