Tudo sobre pets

Como Cuidar de uma Calopsita

Aprenda como cuidar e ter uma calopsita.

Artigo publicado por Maria Paula

Cada vez mais pessoas estão adotando animais de estimação bem diferentes de cães e gatos, pois as aves se tornaram uma alternativa para quem deseja ter um bichinho em casa,mas se deve ressaltar que alguns cuidados especiais devem ser tomados com algumas aves, como é o caso da calopsita.

calopsita

Criando Uma Ave

Muitas pessoas gostam muito de ter um animal de estimação, em especial as aves, pois as mesmas podem dar alegria a um lar, no caso de algumas aves,em especial a calopsita, em que o macho tem um ótimo canto.

Esta ave possui muitas vantagens, pois é um tipo de ave que dificilmente fica doente, é muito fácil de cuidar e que não dá muito gasto, além de proporcionar alegria a um ambiente, com o seu canto muito bonito.

Alternativas de Aves

É uma boa alternativa de ave para se ter em casa, pois não precisa de uma autorização especial do IBAMA para criar, o que acontece com a Arara, ou seja, é até mais econômica neste aspecto,pois a licença do IBAMA é paga.

Para que as suas as possam ser abertas sem grandes dificuldades é de suma importância que a gaiola seja em um tamanho médio, pois é um tipo de ave que apesar de ser pequena,precisa de espaço para se espreguiçar.

Esta ave é muito fácil de cuidar, pois é mansa e que é fácil de ser domesticada,basta que se compre uma ave bem jovem.

O fator mais incrível é que este tipo de ave convive muito bem com cães e que possui uma variedade enorme de cores, além de se adaptar muito bem ao ambiente familiar e sempre está disposto a ficar perto do dono,ideal para quem deseja um animal que faça companhia e que não dê muito trabalho.

calopsita mansa

Escolhendo a Calopsita

Uma calopsita vive em média de 12 a 15 anos e a melhor época para se começar a criar uma é quando ainda é um bebê, pois se adapta fácil a qualquer ambiente e há no mercado diversas papinhas que podem ser servidas para estes tipos de animais.

Outro cuidado importante com esta ave é em relação ao tempo,ou seja, deve ser protegida de frio ou calor excessivo, pois é um tipo de animal sensível a mudanças bruscas de temperatura, portanto deixar em um local arejado e longe de luz direta é uma boa dica para que esta ave viva saudável e por muito tempo, pois apesar de ser uma ave que adoece pouco, não se deve se descuidar de cuidados como uma boa alimentação e de proteção em relação ao clima, ou seja,todo cuidado é pouco.

É um tipo de animal que precisa de atenção,pois esta ave percebe cada som que o seu dono faz, ou seja, desde que o dono lhe dê a devida atenção, é um dos melhores animais que se pode ter como companhia,pois é um animal bonito, fácil de cuidar e que não tem muito custo para se cuidar,alem de viver muito, se levar em consideração o tempo de vida de outras aves.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário:


Comentários (21)

  1. Vaneide
    02/10/2016 at 09:16

    Por favor preciso saber o que está acontecendo minha calopisita esta muito triste nao brinca esta parada com o olhar baico

  2. Marilene Drumond
    03/09/2016 at 18:53

    Meu sapeca (calopsita ) está mau, levei no veterinário me passou a vítima antibiótico, energético e plasil, nada resolve. perdendo peso, vomitando, amuado, estou alimentando na seringa, diarréia, não sei mais o que fazer, não quero que morra, alguém pode me ajudar?

  3. Gabriela
    25/01/2016 at 22:40

    Oi.minha calopista tem apenas 4 meses e esta quase sem as pena do rabo , são só as penas do rabo q estão feias . Oque posso fazer ?

    • JOSE CARLOS
      26/08/2016 at 00:46

      ELA É NOVA AINDA NAO SE PREOCUPE QUALQUER INFORMAÇAO ME CHAMA NO FACEBOOK
      Carlos Melo DEIXE UM ESPAÇO ENTRE OS DOIS NOMES

  4. Cinthia Luz
    21/11/2015 at 17:39

    Hoje fui comprar uma calopsita macho já grandinho, mas quando a senhora foi pegá-lo no viveiro prendeu ele contra a tela e feriu perto do ânus e agora está sangrando. Como devo proceder? Pois ainda está assustado e não está aceitando o toque.

  5. Anônimo
    30/10/2015 at 19:27

    Onde encontro uma

  6. carla
    14/07/2015 at 12:19

    como saber se minha galopsita ta com ovo ? eu to achando que ela ta com ovo porque ela nao defeca mais

  7. Cristiane
    05/04/2014 at 23:57

    ola minha filha pisou sem querer na nossa calopsita,foi mais pro lado da asa é dificil encontrar um veterinario que cuide de aves nofinal de semana por favor me ajude que remedio posso dar pra dor pra ela ?

  8. daiane
    25/03/2014 at 23:07

    oi hoje eu pisei na minha calopsita e ela esta com uma das pata sem mexer e o peito inchado me ajude oque eu faço

  9. Gislaine
    24/01/2014 at 09:50

    quantos dias é normal dar o antibiótico para calopsita quando em tratamento

  10. Gislaine
    24/01/2014 at 08:40

    Tenho uma calopsita ela foi machucada agora ela esta com uma tipo uma bexiga na barriga oque seria e qual medicamento posso da pq aqui na minha cidade os veterinários não atendem pássaros assim que puder me responder eu agradeço.

  11. Gislaine
    23/01/2014 at 23:36

    Minha calopsita esta com tipo uma bexiga na parte da barriga oque eu posso fazer e qual medicamente que seria bom pra ela desde ja agradeço.
    Me responda por favor estou aflita sem saber oque fazer pq aqui aonde eu moro os veterinários não atendem pássaros pode isso !

  12. Pedro Augusto
    18/01/2014 at 01:16

    Oi minha calopsita eliminou pelo bubum uma gosminha meio amarela e tranpaarente,o que é isso?Vcs podem me ajudar?

    • carla
      14/07/2015 at 12:21

      ta mais provavel que ela esteja com ovo que mesmo sem o macho ela bota ovo so que nao é galado

    • Anônimo
      30/11/2015 at 14:12

      É cocô e xixi

  13. isadora
    17/01/2014 at 14:20

    Eu dei banho na minha calopsita a 3 dias atras qual e o prosimo dia que eu posso dar banho nela?espero que vcs saibam.

  14. brenda
    15/01/2014 at 16:44

    minha calopsita esta faltando penas no pescoço, não come e está magra desde ontem…..e fazendo coco branco mole…estou preocupada me ajude tenho 12 anos e não sei o que posso fazer de imediato meu só poderá levá-la no veterinario a noite…..tenho outra, mas essa está bem, a outro havia botado ovinhos deixamos um tempo e fomos tirando um por um, não sei se pode ser stress de não ter mais os ovinhos….me ajude por favor…urgente

  15. verônica Machado Gonçalves
    10/01/2014 at 10:54

    Minha calopsita quebrou a tíbia, fizemos cirurgia, ficou internada tomou antibiotico o tempo necessário, segundo a veterinária, retiramos o ferinho e agora ela está sempre triste e não consegue colocar o pezinho no chão…. dá dó, fica equilibrando com o bico…..está tomando 4 gotas diarias de vitamina bella ave e não consigo falar mais com a tal veterinária…. o que vcs acham? Belo gesto que Deus e Nossa Senhora ilumine a todos vocês….

  16. Rosylanny
    16/12/2013 at 23:09

    SOCOOOROOO
    TENHO UMA CALOPSITA HOJE ELA AMANHECEU MUITO MAU
    NÃO SEI O QUE ACONTECEU, O QUE ELA TEM,
    MAS NAO COMEU O DIA TODO, BEBEU APENAS UM POUCO DE AGUA
    NAO TA SAINDO DA GAIOLA, FICA NUM CANTO ISOLADA COMO SE ESTIVESSE SEM FORÇAS PRA SAIR
    E O BICO TA ABERTO, NÃO TA FECHANDO…
    O QUE DEVO FAZER? NAO TEM VETERINARIO QUE CUIDE DELA POR AQUI
    ESTOU MUITO TRISTE ESPERO QUE VCS POSSAM MIM AJUDAR

    • Everly
      22/09/2015 at 15:46

      Minha calopsita está apresentando um inchaço vermelho pelo bumbum dela, não está comendo, e bebendo pouca água. Minha família não consegue viver sem ela. Peço ajuda Urgente!!!

  17. Danielle
    08/12/2013 at 17:11

    Tenho uma calopsita e hoje ao cortar a asa, a pessoa que cortou cortou demais e feriu.Que cuidados devo tomar com a ave.