Tudo sobre pets

Como Cuidar De Um Periquito

Cuidados ideias para ter com seu Periquito.

Artigo publicado por Maria Paula

O periquito pode ser um ótimo animal de estimação se tomado os cuidados básicos com o pássaro. Eles precisam de muita atenção, carinho e companhia, sendo sempre melhor criar mais de um periquito na gaiola para que eles possam fazer companhia uns aos outros. Antes de comprar seu periquito é bom saber se você pode dar todo o cuidado que ele precisa. Apesar de não precisar de tanta atenção como, por exemplo, um cão de companhia, o seu periquito também vai precisar do seu tempo para brincar e cuidar dele, além de, claro, não se importar com o canto constante dos bichinhos.

Além do carinho e da companhia, os cuidados básicos do seu periquito consiste na gaiola, manutenção e higiene da mesma e do periquito e a alimentação.

periquito na gaiola

Gaiola

Existem dois tipos de gaiola para periquitos, uma desenvolvida para os mais mansos e outra para os mais ariscos. A gaiola do periquito deve ser pequena para ficar mais fácil deles pularem de poleiro para poleiro e para que eles não se sintam muito isolados. A gaiola para periquitos mansos têm aberturas dos lados e em cima para que o periquito fique solto por um tempo. Esse tipo de gaiola é ótima porque dá mais independência ao periquito e ele mesmo pode escolher a hora de “passear” e se exercitar nas partes externas.

Um periquito arisco, porém, irá fugir de uma gaiola dessas. Nesse caso, ela deve ser totalmente fechada. Prefira gaiolas de arame, seja qual for a personalidade do seu periquito, e aquelas feitas com esses pássaros em vista, ou seja, que possuem os poleiros nas distâncias certas para eles pularem, com vasilhas para água e comida, e uma grade separatória no fundo para que os periquitos não entrem em contato com suas próprias fezes.

Higiene

Os cuidados de higiene e limpeza implicam na gaiola e no próprio animal. O fundo da gaiola deve ser lavado em dias intercalados, e o periquito deve ter uma pequena banheira de água na gaiola para se lavarem quando quiserem. A água dessa banheira e a água que os periquitos bebem devem ser trocadas todos os dias. Uma vez por mês, tire seus periquitos da gaiola e a desinfete por inteiro.

periquito

Alimentação

Nesse caso, o importante é saber quais comidas você deve dar e quais não pode. As melhores frutas a oferecer são maçã, pera, uva, banana, mamão e laranja, tudo sem sementes. Mamão costuma ser a fruta favorita deles. Quanto às verduras e legumes, os melhores para se dar ao seu periquito são: Almeirão, jiló, chicória, couve e brócolis. Bons petiscos para as aves são pedaços de pão, biscoito de água e sal e girassol.

Periquitos também possuem rações próprias. A melhor ração que tem para eles é a Tori, específica para periquitos. Compre rações embaladas e não as vendidas à granel que existem em algumas lojas para animais, essas rações são, muitas vezes misturadas com rações de gato e cachorro, que fazem mal ao periquito. Também é bom chamar a atenção para alimentos que o periquito não pode comer: Carne, alface, tomate, alimentos cozidos e abacate.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário:


Comentários (3)

  1. Gérson gabrie
    07/03/2016 at 19:49

    Porque os periquitos nao podem comer algace

  2. Jefferson neves
    07/03/2016 at 19:47

    Porq os periquitos não podem come alface???

  3. Junior
    01/11/2015 at 20:59

    A gaiola pode ficar com areia no fundo? ou só com a grade p evitar o contato deles com o chão?