Tudo sobre pets

Como Cuidar de um Coelho?

Aprenda como cuidar de um coelho.

Artigo publicado por Maria Paula

Coelhos são animais tímidos e peludos, considerados bonitos e fofos pela maioria das pessoas, como um bichinho de pelúcia que se move e come. A maioria dos coelhos domesticados, ou seja, criados para serem animais de estimação, são coelhos europeus, que vêm em várias cores, tamanhos e raças. Você pode encontrar desde coelhos bem grandes para criar na sua casa, até os menores. Eles podem viver em ambiente fechado, sozinhos ou em grupo, mas cuidado, eles se multiplicam ainda mais rápido do que os coelhos selvagens.

cuidar de coelho

Esses coelhos domésticos são muito valorizados como animais de estimação, mas muitas pessoas não têm coragem de comprar um porque não sabe como cuidar deles. Estamos muito acostumados a cães e gatos, e não sabemos bem o que fazer quando adotamos um animal de estimação diferente. Felizmente, o coelho não é um animal que exige demais.

Ambiente

Caso você tenha uma casa grande e com jardim, deixar o coelho solto pode ser perigoso para ele, pois eles podem fugir com facilidade e acabar em acidentes. O ideal é que eles morem em uma espécie de casinha, como a do cachorro, e passeiem de vez em quando sob observação. Em casa, eles devem viver em gaiolas grandes onde consiga se sentar, esticar, deitar e até andar um pouco.

A gaiola deve ser forrada com algum pano como o de um lençol e, por cima, feno ou palha seca para ele cavar. Deixe uma caixa de areia para suas necessidades, lembrando-se que ele deve ser treinado a usar ela, ou a gaiola ficará completamente suja. Solte seu coelho para que pule e brinque várias vezes ao dia, eles são animais dinâmicos e que precisam de exercício.

Limpe a gaiola em dias intercalados, deixe-a em local ventilado, na sombra e protegida de altas ou baixas temperaturas.

Alimentação

O coelho é vegetariano e sua dieta é baseada em folhas, raízes, frutas e vegetais, mas não são todas que eles podem comer. A maioria dos criadores de coelhos preferem alimentá-los com rações específicas, cheias de fibras brutas. Quem quiser dar comida natural, eles adoram cenouras, capim, feno e alfafa. Deve-se tomar cuidado para não dar alface e repolho em exagero, pois causa diarreia. Deixe água à vontade para o coelho em sua gaiola e longe da caixa de areia.

coelho

Socialização

Os coelhos não fazem companhia como cães e gatos, mas eles são animais sociáveis e que respondem a treinamento baseado em reforço. Você pode treiná-lo a fazer necessidades em um só lugar e a fazer algumas brincadeiras. O dono do coelho deve brincar e dar atenção ao seu animal diariamente. Caso sejam condicionados desde pequenos com a sua companhia, eles gostam de colo e afagos (eles podem ser um pouco ariscos no começo, mas nada grave).

Coelhos precisam de gastar suas energias, por isso irão pular pela casa e há o risco deles quebrarem coisas. Prepare o ambiente para quando ele for passear, ou o deixe solto no quintal onde ele não causará nenhum acidente. Junte-se a ele nesse momento e aproveite para treinar algumas brincadeiras.

Publicado por Maria Paula nas categorias: Outros Pets




Envie seu comentário:


Comentários (4)

  1. Gleicyanne costa silva santos
    16/01/2016 at 23:18

    Eu gostaria de ter um coelho

  2. suelem moreira
    18/01/2014 at 16:08

    Ola´,meu coelho está com seu queixo todo babado e tremendo muito, o que faço ..meus filhos são apaixonados por ele por favor me ajude ..Desde ja obrigado

  3. sandy
    15/01/2014 at 14:23

    Oi mwu nome e sandy e minha coelhinha esta com a patinha enxada e eu não sei oque é vcs podem me ajudar estou muito triste e quero que a Bianca minha coelha melhore logo por favor e se o enxaço causa estresse ou outra coisa OBG pela atençao mais pof mim made a resposta pelo face eu ja curtir vcs no meu face o nome esta Sandynha Péékénínãã obg tcha tchau me ajudem por favo

  4. ingridi
    30/11/2013 at 13:34

    eu quero um remédio para o meu coelho que esta com sarna e pulga via oral